Ferramentas virtuais para educação que podem transformar a rotina de professores

Blog Ferramentas virtuais para educação que podem transformar a rotina de professores

26/04/2024
Compartilhe este conteúdo

Em um mundo hiperconectado, as ferramentas virtuais para educação assumem um papel cada vez mais relevante para a prática docente e para o processo de ensino-aprendizagem.  

Tal importância tem ganhado destaque nas discussões educacionais ao redor do mundo, tanto que uma das referências para entender como estão os sistemas educacionais globais, o Monitoramento Global da Educação — produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) —, trouxe, em sua última edição (2023), dados e reflexões que passam exatamente por esse tema, com o título “A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?”.

O relatório da UNESCO é publicado anualmente, apresentando um panorama da educação em escala global, acompanhando o progresso da área e indicando os principais desafios. Confira este trecho:

“Avanços expressivos na tecnologia, especialmente na tecnologia digital, estão transformando rapidamente o mundo. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm sido aplicadas à educação há 100 anos, desde a popularização do rádio na década de 1920. Mas é o uso da tecnologia digital ao longo dos últimos 40 anos que tem o potencial mais significativo de transformar a educação. […] 

Nos últimos 20 anos, estudantes, educadores e instituições adotaram de forma ampla ferramentas de tecnologia digital. O número de estudantes em cursos online abertos massivos aumentou de 0, em 2012, para pelo menos 220 milhões em 2021. O aplicativo de aprendizagem de línguas Duolingo teve 20 milhões de usuários ativos diariamente em 2023, e a Wikipédia teve 244 milhões de visualizações por dia em 2021. O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Programme for International Student Assessment – PISA) descobriu que 65% dos estudantes de 15 anos em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estavam em escolas cujos diretores entenderam que os professores possuíam as habilidades técnicas e pedagógicas necessárias para integrar aparelhos digitais à instrução e 54% em escolas onde uma plataforma eficiente de apoio online à aprendizagem estava disponível; acredita-se que esses números aumentaram durante a pandemia da COVID-19. Em todo o mundo, a porcentagem de usuários de internet aumentou de 16% em 2005 para 66% em 2022. Cerca de 50% das escolas de primeiro nível secundário estavam conectadas à internet com fins pedagógicos em 2022.

A adoção da tecnologia digital resultou em muitas mudanças na educação e na aprendizagem. O conjunto de habilidades básicas que se espera que os jovens aprendam na escola, ao menos nos países mais ricos, aumentou e passou a incluir uma ampla gama de habilidades voltadas ao mundo digital. Em muitas salas de aula, a folha de papel foi substituída por telas e as canetas por teclados. […] O uso de análise de dados aumentou na gestão educacional. A tecnologia tornou acessível uma ampla gama de oportunidades de aprendizagem informal.”

Fonte: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por

Neste trecho, conseguimos compreender que o debate sobre uso de tecnologia em sala de aula vai além do mundo virtual, englobando todas as ferramentas que podem viabilizar, facilitar ou potencializar o processo de aprendizagem. No século XXI, o que impera é o uso de tecnologia digital. Por isso, a seguir, vamos apresentar algumas ferramentas que podem ser úteis na prática da sala de aula. Acompanhe! 

Exemplos de ferramentas virtuais para educação para professores

Ao utilizar as ferramentas virtuais disponíveis, os professores podem otimizar o seu trabalho e, a partir disso, ter tempo para pensar em novas dinâmicas ou dar atenção para assuntos mais estratégicos. Confira algumas que selecionamos!

ChatGPT 

A Inteligência Artificial (IA) generativa teve um boom em 2023 com a chegada do ChatGPT, um chatbot controlado por IA que, por meio de chat, interage e entrega soluções em textos para diferentes assuntos. Entre as utilidades da ferramenta virtual para educação, estão: 

  • Criar questionários visando testar a compreensão dos alunos sobre determinado tópico.
  • Gerar tarefas diferenciadas, ou seja, personalizadas para o perfil de cada aluno.
  • Produzir exemplos de respostas de referência às tarefas propostas aos alunos. 
  • Elaborar questionário de múltipla escolha para avaliar a compreensão dos alunos.
  • Desenvolver um plano de aula com base na realidade de cada turma.
  • Desenvolver recursos visuais como imagens/pôsters e/ou vídeos ilustrativos dos conteúdos a serem abordados.
  • Falar sobre um artigo ou um tema que deseja trabalhar em sala de aula e pedir à ferramenta ajuda para formular perguntas sobre o assunto. 
  • Solicitar sugestão de filmes, documentários, livros ou artigos para trabalhar determinado tema em sala de aula. 
  • Pedir ao ChatGPT que responda a uma espécie de prova sobre uma disciplina e avaliar as respostas com os estudantes. 
  • Solicitar aos estudantes que reescrevam esse texto gerado pela ferramenta, executando as oportunidades de melhoria. 
  • Pedir ao programa que simplifique a explicação daquele assunto, quando o estudante apresentar dificuldade de absorver um tema. 
  • Indicar fontes de pesquisa, a fim de aprofundar em um tema que pretende trabalhar em sala de aula.

Existem outros chats com Inteligência Artificial que funcionam de forma similar ao ChatGPT e podem ser explorados pelos professores, como o Perplexity AI, Bing Chat, Bard  e CharacterAI.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) 

Como o nome sugere, o AVA é um ambiente digital voltado para o processo de aprendizagem. São sistemas ou softwares que reúnem diferentes ferramentas educacionais para os estudantes e professores; é uma espécie de sala de aula virtual. Entre as funcionalidades comumente oferecidas, estão conteúdos multimídia (como vídeos, textos e podcasts), avaliações, exercícios, planos de estudo, fóruns e espaços de interação em tempo real. Seu uso é comum em instituições escolares e, antes, ficava muito restrito àquelas que oferecem cursos de Ensino a Distância (EAD). 

Entre os exemplos que podem ser contratados diretamente pelos professores, estão o Canva para Educação e o Google for Education

Ferramentas de realidade aumentada

A realidade aumentada consiste em uma tecnologia que integra um conteúdo virtual a um cenário real (você se lembra da febre do Pokémon Go, em que os usuários localizavam e capturavam personagens que surgiam no mundo real?). Entre os exemplos que podem ser interessantes para enriquecer o conteúdo em sala de aula, estão:

  • Education Copilot, um software popular nos Estados Unidos que permite aos educadores montar planos de aulas e atividades com Inteligência Artificial, além de fazer o acompanhamento individual da evolução de cada estudante. 
  • Powerpoint Speaker Coach, uma ferramenta de IA da Microsoft que funciona como um treinador para o educador que quer desenvolver a sua oratória e a maneira de apresentar algum tema para os estudantes. Ele avalia ritmo, tom de voz e repetição de palavras e, a partir disso, apresenta sugestões de melhorias para o usuário. 
  • Teachy, uma ferramenta que apoia os professores na preparação de aulas, criação de planejamentos e desenvolvimento e correção de provas. Também oferece acesso a mais de 400 mil materiais pedagógicos, além de ter um banco de questões.

Impactos na comunidade escolar e na Educação Empreendedora

As ferramentas virtuais para educação chegam como aliadas para os educadores, possibilitando novas dinâmicas para a sala de aula e abrindo espaço para formas inovadoras e atrativas de engajar os estudantes. 

As ferramentas virtuais para educação também podem ser ótimas parceiras quando o assunto é o desenvolvimento das competências empreendedoras e das competências socioemocionais

Gostou desse conteúdo sobre as ferramentas virtuais para a educação e quer ficar sempre por dentro do assunto? Acompanhe o Portal CER

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades