Em um mundo hiperconectado, as ferramentas virtuais para educação assumem um papel cada vez mais relevante para a prática docente e para o processo de ensino-aprendizagem.
Tal importância tem ganhado destaque nas discussões educacionais ao redor do mundo, tanto que uma das referências para entender como estão os sistemas educacionais globais, o Monitoramento Global da Educação — produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) —, trouxe, em sua última edição (2023), dados e reflexões que passam exatamente por esse tema, com o título “A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?”.
O relatório da UNESCO é publicado anualmente, apresentando um panorama da educação em escala global, acompanhando o progresso da área e indicando os principais desafios. Confira este trecho:
“Avanços expressivos na tecnologia, especialmente na tecnologia digital, estão transformando rapidamente o mundo. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm sido aplicadas à educação há 100 anos, desde a popularização do rádio na década de 1920. Mas é o uso da tecnologia digital ao longo dos últimos 40 anos que tem o potencial mais significativo de transformar a educação. […]
Nos últimos 20 anos, estudantes, educadores e instituições adotaram de forma ampla ferramentas de tecnologia digital. O número de estudantes em cursos online abertos massivos aumentou de 0, em 2012, para pelo menos 220 milhões em 2021. O aplicativo de aprendizagem de línguas Duolingo teve 20 milhões de usuários ativos diariamente em 2023, e a Wikipédia teve 244 milhões de visualizações por dia em 2021. O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Programme for International Student Assessment – PISA) descobriu que 65% dos estudantes de 15 anos em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estavam em escolas cujos diretores entenderam que os professores possuíam as habilidades técnicas e pedagógicas necessárias para integrar aparelhos digitais à instrução e 54% em escolas onde uma plataforma eficiente de apoio online à aprendizagem estava disponível; acredita-se que esses números aumentaram durante a pandemia da COVID-19. Em todo o mundo, a porcentagem de usuários de internet aumentou de 16% em 2005 para 66% em 2022. Cerca de 50% das escolas de primeiro nível secundário estavam conectadas à internet com fins pedagógicos em 2022.
A adoção da tecnologia digital resultou em muitas mudanças na educação e na aprendizagem. O conjunto de habilidades básicas que se espera que os jovens aprendam na escola, ao menos nos países mais ricos, aumentou e passou a incluir uma ampla gama de habilidades voltadas ao mundo digital. Em muitas salas de aula, a folha de papel foi substituída por telas e as canetas por teclados. […] O uso de análise de dados aumentou na gestão educacional. A tecnologia tornou acessível uma ampla gama de oportunidades de aprendizagem informal.”
Fonte: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por
Neste trecho, conseguimos compreender que o debate sobre uso de tecnologia em sala de aula vai além do mundo virtual, englobando todas as ferramentas que podem viabilizar, facilitar ou potencializar o processo de aprendizagem. No século XXI, o que impera é o uso de tecnologia digital. Por isso, a seguir, vamos apresentar algumas ferramentas que podem ser úteis na prática da sala de aula. Acompanhe!
Ao utilizar as ferramentas virtuais disponíveis, os professores podem otimizar o seu trabalho e, a partir disso, ter tempo para pensar em novas dinâmicas ou dar atenção para assuntos mais estratégicos. Confira algumas que selecionamos!
A Inteligência Artificial (IA) generativa teve um boom em 2023 com a chegada do ChatGPT, um chatbot controlado por IA que, por meio de chat, interage e entrega soluções em textos para diferentes assuntos. Entre as utilidades da ferramenta virtual para educação, estão:
Existem outros chats com Inteligência Artificial que funcionam de forma similar ao ChatGPT e podem ser explorados pelos professores, como o Perplexity AI, Bing Chat, Bard e CharacterAI.
Como o nome sugere, o AVA é um ambiente digital voltado para o processo de aprendizagem. São sistemas ou softwares que reúnem diferentes ferramentas educacionais para os estudantes e professores; é uma espécie de sala de aula virtual. Entre as funcionalidades comumente oferecidas, estão conteúdos multimídia (como vídeos, textos e podcasts), avaliações, exercícios, planos de estudo, fóruns e espaços de interação em tempo real. Seu uso é comum em instituições escolares e, antes, ficava muito restrito àquelas que oferecem cursos de Ensino a Distância (EAD).
Entre os exemplos que podem ser contratados diretamente pelos professores, estão o Canva para Educação e o Google for Education.
A realidade aumentada consiste em uma tecnologia que integra um conteúdo virtual a um cenário real (você se lembra da febre do Pokémon Go, em que os usuários localizavam e capturavam personagens que surgiam no mundo real?). Entre os exemplos que podem ser interessantes para enriquecer o conteúdo em sala de aula, estão:
As ferramentas virtuais para educação chegam como aliadas para os educadores, possibilitando novas dinâmicas para a sala de aula e abrindo espaço para formas inovadoras e atrativas de engajar os estudantes.
As ferramentas virtuais para educação também podem ser ótimas parceiras quando o assunto é o desenvolvimento das competências empreendedoras e das competências socioemocionais.
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