Formação continuada de professores: conheça o Oportunidades Formativas, do Instituto Votorantim

Blog Formação continuada de professores: conheça o Oportunidades Formativas, do Instituto Votorantim

06/01/2022
Graças às constantes mudanças educacionais e tecnológicas, ao saírem da faculdade, os professores continuam investindo em Formação Continuada para se manterem atualizados, e assim, fornecer um conteúdo de qualidade aos estudantes.
Formação Continuada nada mais é que as especializações e os cursos de extensão realizados pelos docentes após a licenciatura.
Não é, necessariamente, uma pós-graduação, mas cursos que buscam especializar o docente em alguma área do conhecimento, seja uma continuidade da própria licenciatura em que se graduou, seja em uma área totalmente nova, incluindo áreas voltadas para a abordagem humanizada de estudantes em condições de vulnerabilidade.
O Instituto Votorantim, preocupado em preparar professores mais completos e humanos, abriu cursos, chamados também de “Desafios de Formação Continuada”.

O que diz a LDB sobre a Formação Continuada de professores?

O investimento na Formação Continuada é a percepção do mundo acelerado e das mudanças que ocorrem o tempo todo, seja na tecnologia, seja na ciência, seja na cultura e sociedade.
A Formação Continuada surgiu em 1996, com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). É direito de todos os profissionais de qualquer instituição de ensino, proporcionando o desenvolvimento dos docentes, cultural e pedagogicamente.

Quais são as diferenças entre a Formação Inicial e a Formação Continuada de professores?

A Formação Inicial é a graduação principal do docente, isto é, seu curso de licenciatura na universidade, ao passo que a Formação Continuada é a especialização do professor e pode ser feita em diferentes áreas do conhecimento, não apenas na sua área de formação, abrangendo também cursos que enriquecem culturalmente.

Qual a importância da Formação Continuada para os professores?

Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que garante que os alunos aprendam de maneira integral habilidades e competências para a vida pessoal e profissional ao longo da educação básica, é fundamental que a escola e os professores invistam em Formação Continuada para que acompanhem as mudanças no ensino e garantam o engajamento dos alunos nas aulas.
Pensando nisso, o Instituto Votorantim criou o ‘Oportunidades Formativas’. O objetivo do projeto é fornecer conhecimento aos educadores por meio de cursos on-line e gratuitos com temas que aumentem a participação dos alunos durante as aulas, principalmente nesta fase de pandemia e aulas remotas, e também dicas de planejamento escolar.
De acordo com o próprio Instituto, a Formação Continuada permite estruturar a formação dos professores de maneira virtual, auxiliando na fragilidade dos profissionais.

Como é feita a Formação Continuada de professores?

Com o nome de “Oportunidades Formativas”, a iniciativa do Instituto Votorantim vem para apoiar os professores nesse cenário de distanciamento social e aulas remotas. São cursos totalmente on-line e gratuitos nos temas:
  • Ensino híbrido
  • Recuperação da aprendizagem
  • Avaliação diagnóstica
  • Engajamento de estudantes
  • Bem-estar e propósitos
  • Inclusão digital
  • Atividades remotas
  • Convívio seguro e acolhimento
Por meio de desafios, o Instituto Votorantim indica os objetivos que precisam ser alcançados. Cada mês é um novo desafio.

Qual é o maior desafio na preparação de professores?

Simone André, especialista em Educação, mentora e consultora de Políticas Educacionais, voltadas à educação integral, à inovação curricular e ao desenvolvimento profissional e socioemocional do docente, fala sobre a insegurança de se retornar às aulas presencialmente, o que exige uma adaptação por parte dos professores à nova realidade porque são o fator intraescolar com maior impacto na aprendizagem dos alunos. Ela ainda explica: “Temos que olhar para as atividades remotas como oportunidade de aprendizagem e conexão com a escola, mostrar que a escola está presente na vida dos alunos”.
A reabertura da escola não será de forma plena, e a volta será parcial, isto é, uma parte presencial e outra remota. Haverá a necessidade de fazer a gestão das formas presenciais, remotas e híbridas. As aulas remotas tendem a se tornar contínuas e estruturadas dos estudantes.
As soluções educacionais devem ser olhadas em longo prazo, e os professores devem ser preparados para tal mudança.
A preparação dos professores é importante para que os alunos voltem com segurança, motivação e autogestão para o aprendizado e reaprendizado em razão das perdas que aconteceram durante esse período.

Como o professor pode se manter atualizado com a Formação Continuada?

Para participar, basta acessar o site do Instituto Votorantim e fazer a inscrição on-line nos cursos gratuitos. Os cursos “Desafios” têm duração diferente no total de horas; cada mês é um novo desafio, desenvolvido com competência na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desde autoconhecimento e autocuidado até metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência de modo informativo e sem expor as crianças.
Outras formações continuadas para professores
O Sebrae também tem cursos, dicas de livros e oportunidades que auxiliam os docentes em especializações, como Formação de Professores para a BNCC, material de apoio à Formação de Professores na Educação 5.0, Formação de Professores na Educação Empreendedora, dicas de livros para a Educação Empreendedora e mais 14 cursos de Formação Continuada com Foco na Educação Empreendedora.
O sistema educacional do Sebrae está muito alinhado com a Educação Empreendedora, que consiste em uma grade pedagógica que prepara os alunos para soluções de problemas, para adaptações tecnológicas e também culturalmente. Para ler mais e entender o que é a Educação Empreendedora e como ser um gestor educacional alinhado com a metodologia, leia nosso artigo clicando aqui. [inserir link da matéria do gestor quando for publicada]

Professores preparados para o futuro: garantia de uma educação melhor!

O Instituto Votorantim e o Sebrae falar da importância e não citar as instituições para não fazer divulgação da Votorantim se preocupam com a formação dos professores além da formação inicial. Estamos atentos a professores preparados para as mudanças nas metodologias de ensino; nas formas de lecionar, mesclando on-line e presencial; além de preparação em outras áreas da vida, como social, cultural, empreendedorismo e tecnologia.
Um corpo docente especializado e humanizado consegue preparar melhor os alunos para o futuro, fugindo do padrão clássico, porém formando um ser humano completo.
Aproveite as oportunidades e os desafios e invista em Educação. Acreditamos que é preciso aprender para ensinar melhor, e sempre nos especializar e evoluir para que possamos fazer a diferença no mundo.
Acompanhe nossos artigos sobre Educação e os artigos do Instituto Votorantim. Aproveite os desafios e as dicas gratuitas e esteja preparado para o amanhã, para o novo!

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades