Formação de professores para a BNCC: conheça os materiais gratuitos do Instituto Reúna

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa proporcionar mudanças no ambiente escolar em busca de auxiliar alunos a desenvolver competências sociais e emocionais durante a educação básica, entra em vigor agora em 2020. O texto apresenta grande desafio para escolas e professores.  Exige capacitação do corpo docente para executar a proposta com êxito, acompanhando as mudanças na educação contemporânea. Com o intuito de auxiliar na formação de professores para a BNCC, o Instituto Reúna foi criado, apresentando diversidade de material direcionado aos educadores a fim de que se prepararem para essa nova etapa da educação brasileira. Conheça mais dessa iniciativa no artigo a seguir.

Por que a formação de professores para a BNCC é tão importante?

O foco do currículo educacional básico sempre foi o desenvolvimento de competências cognitivas, com ênfase no ensino das Ciências Teóricas e seus fundamentos. Esse tipo de estrutura possuía relação muito coerente com o mercado de trabalho, uma vez que as exigências profissionais envolviam um perfil executor mais técnico.

Entretanto, com o passar dos anos, os trabalhos mecânicos e de caráter rotineiro começaram a ser substituídos por soluções tecnológicas. Isso modificou o mercado de trabalho e a forma como construímos e nos relacionamos em sociedade, dentre elas, a maior exigência da capacidade emocional e da habilidade comportamental na vida profissional.

Da mesma maneira que a evolução da sociedade, a educação precisa ser atualizada. Por isso a formação de professores para a BNCC é tão importante. É preciso que as qualidades descritas no texto passem a vigorar de forma prática e efetiva na rotina escolar, para que as crianças e os adolescentes estejam preparados não só do ponto de vista técnico, mas também socioemocional.

Além disso, a BNCC busca contemplar outras modificações culturais identificadas como relevantes no processo educacional. Ela propõe maior correlação com aspectos digitais, sociais e culturais com o conteúdo ministrado em sala de aula, desenvolvendo também os aspectos pessoais dos alunos, revisando de forma completa a construção do saber.

Veja também: Como combater o bullying com as competências socioemocionais

O que é o Instituto Reúna?

O Instituto Reúna é uma iniciativa do governo federal com o propósito de oferecer suporte educacional a professores e a educadores em geral. O propósito é prepará-los para o grande desafio que é ampliar as competências ensinadas em sala de aula de acordo com a BNCC. Se por um lado a BNCC apresenta a parte teórica e descreve os objetivos que deverão ser alcançados, o Instituto Reúna é uma ferramenta para a formação de professores para a BNCC do ponto de vista prático.

O circuito curricular envolve quatro frentes, que influenciam na formação do professor, no material didático utilizado, na formação de currículo e nas formas avaliativas. Assim, é possível promover uma reforma completa na educação e ampliar a qualidade no processo de aprendizagem dos alunos.

Currículo e material disponível

O conteúdo proposto pelo Instituto visa proporcionar reflexões no processo de formação de professores para a BNCC e construção das aulas e como são ministradas. Para isso, o material oferece uma leitura comentada da BNCC, a fim de entender as minúcias do projeto e proporcionar total compreensão dos objetivos a ser alcançados. Além disso, o Instituto propõe uma reflexão sobre o currículo escolar geral, bem como elenca critérios de qualidade para a avaliação curricular.

O material didático também precisa ser revisto por um ângulo compatível ao da BNCC. Por essa razão, o Instituto tem como meta auxiliar no processo de revisão, distribuição, escolha e subsídio para o desenvolvimento de materiais que não só  apresentem impacto na formação dos alunos. Até abril de 2020, essa etapa deverá estar em processo de desenvolvimento, por meio de pesquisas e levantamentos. A partir daí, os professores poderão contar com a plataforma como auxílio para a elaboração de suas aulas.

Processo de formação do professor

O grande desafio do processo de formação de professores para a BNCC é entender como trabalhar transversalmente as competências elencadas no texto, assim como a mentalidade que deve ser trazida para a sala de aula. Diferentemente das habilidades cognitivas, não é possível lecionar sobre temas delicados, como escuta ativa, empatia, liderança, curiosidade intelectual, dentre outras competências subjetivas. Isso deve ser feito de forma conjunta com a parte cognitiva, relacionando-as de forma construtiva.

Promover um debate em sala, por exemplo, é uma forma de desenvolver diversas das habilidades citadas acima. Entretanto, o ponto-chave da formação de professores para a BNCC é ir além da inserção desses elementos na rotina escolar. O que quer dizer fazer a inclusão deles na construção curricular e no processo avaliativo educacional.

Parcerias e outras formas de capacitação

O desenvolvimento da iniciativa proposta pelo Instituto Reúna tem parceira com a Fundação Lemann e com a Imaginable Futures. Ambas as instituições têm como meta impactar a educação e o processo de formação de jovens no país. E, embora o Instituto seja uma iniciativa excelente para a educação brasileira, é possível investir na formação de professores para a BNCC de outras formas.

A escola pode procurar parcerias para incrementar seu currículo, inspirando-se em sistemas educacionais como o Happy Code, que procura inserir a educação digital e tecnológica na formação de crianças e jovens. Promover cursos e palestras também é outra opção para promover diálogo e discussão construtiva, a fim de que o corpo docente possa otimizar o processo educacional de forma constante em sua escola.

Outra opção é ficar de olho no portal do MEC, que disponibiliza uma série de cursos sobre a BNCC em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAMEC)

Achou o artigo interessante? Conheça também quais são as tendências nas quais ficar de olho em 2020 e atualize-se!

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