Formação de professores: Saiba o que é essencial!

Blog Formação de professores: Saiba o que é essencial!

Compartilhe este conteúdo
essoas diferentes aprendem de maneiras muito distintas. Em salas de aula, em que o ensino personalizado, a Educação Baseada em Competências (EBC) e o desenvolvimento de aspectos socioemocionais se mostram cada dia mais relevantes, como fica o papel do educador?
Quais aspectos devem ser incluídos nos Programas de Formação de Professores para que eles estejam preparados para as novas demandas de um mundo em constante transformação?

Formação de Professores e Ensino Integral

Para Luiz Miguel Garcia, presidente da União de Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime/SP), o desafio começa na própria concepção das instituições de ensino. Segundo ele, as escolas não podem mais se limitar ao espaço geográfico intramuros nem à transmissão de conhecimento.
Isso vale, principalmente, para as discussões que envolvem a implantação do modelo de Escola Integral.
“A educação é integral quando há integralidade no conhecimento. Não quando o estudante passa sete horas em um mesmo lugar. Isso é escola em tempo integral”, explica.
Nesse contexto, há uma preocupação maior com o desenvolvimento integral e com a postura empreendedora nos jovens. Como resultado, é importante que o professor seja um líder com uma atuação sistêmica, capaz de entender o estudante em sua individualidade e ter, ao mesmo tempo, visão do todo.
“Ele deve fazer uma leitura crítica do processo de aprendizado, ter ousadia, coragem e autonomia, estar empoderado. Assim, ele ajuda a desenvolver nos jovens um olhar crítico para o mundo em que vivem”, completa Luiz.
Além disso, outra postura esperada do professor é estar aberto ao inesperado, disposto a correr riscos – e isso deve estar nos Programas de Formação de Professores.
“Dar certo não necessariamente significa chegar aonde você esperava chegar. A educação não é um caminho certo”, explica.
Na entrevista a seguir, Luiz Miguel fala mais sobre as mudanças recentes na Educação e os benefícios da postura empreendedora para os jovens. Confira:

O que é essencial na Formação de Professores

O primeiro ponto que os educadores e os professores devem entender é a real complexidade da atualidade. Se no passado a ideia de educar por meio de uma hierarquia de submissão trouxe resultados favoráveis, hoje, ela não faz tanto sentido.
As inúmeras possibilidades de criação de redes de interação fizeram com que as crianças e os jovens começassem a perceber, mesmo que de forma sutil, que eles poderiam assumir a função de criadores, em que os seus interesses passem a ter importância nos processos educativos.
Quando a educação do passado, ainda aplicada em muitas instituições, encontra tal mentalidade transformadora, é comum que se crie uma lacuna entre as necessidades de cada estudante e as formas de aplicar as metodologias educativas. Dessa forma, os professores e as instituições devem trabalhar na criação de um ambiente em que ocorra a união dessa nova visão de mundo e aprendizado.
Partindo desse pensamento, a formação dos professores deve ser pautada também no desenvolvimento de algumas características essenciais, como veremos a seguir.

Engajamento em questões históricas e culturais

Os professores devem servir de referência para os estudantes nas questões que envolvam a história e a cultura. Ter esse engajamento fará com que as dinâmicas em sala passem a ser voltadas aos interesses globais, dando ênfase à diversidade e encontrando caminhos para uma educação mais ampla e direcionada aos interesses individuais de cada estudante.
O educador deve então investir na busca desse conhecimento e procurar sempre se manter atualizado. É importante também que sejam explorados os múltiplos caminhos para que cada estudante vislumbre a oportunidade de encontrar um aprendizado que tenha ligação com a sua vivência.

Desenvolvimento de um olhar para as práticas inclusivas dentro do ambiente escolar

Assim como falado anteriormente, o ambiente escolar é diverso e por isso há a necessidade de ele ser inclusivo. O professor deve aplicar práticas inclusivas, nas quais seja possível criar oportunidades para que todos tenham acesso ao aprendizado. Tudo isso será viável por meio do desenvolvimento da formação humana e da ética do educador, sendo passada para os estudantes que começarão a reproduzir tais ações no cotidiano.

Curiosidade em explorar as ferramentas digitais e os novos formatos de linguagens

O formato híbrido de educação já é uma realidade, cuja importância se sobressai no aprendizado. As inúmeras ferramentas digitais farão com que as aulas passem a ter características que gerem maior engajamento. O professor deve ter em mente que a linguagem digital é real e que muitos jovens conseguem ter uma absorção maior de conhecimento por meio dela.
É preciso realizar um estudo sobre como a tecnologia e a comunicação podem ser aliadas nesse contexto, trazendo atividades educativas que utilizem os meios tecnológicos como uma forma de aumentar ainda mais a participação do estudante.

Trazer ideias e métodos de ensinos baseados em comportamentos globalizados

Por mais que as questões locais sejam importantes para o direcionamento do aprendizado de forma individualizada, o educador também precisa estar antenado ao que está ocorrendo no mundo.
Dessa maneira, ele passará a abordar temas e a desenvolver atividades que vão preparar os estudantes para encarar o mundo fora da sala de aula, além de dar um ótimo apoio aos desafios encontrados no mercado de trabalho.
A BNCC já trabalha na reformulação curricular, em que as dez competências exigidas englobam o desenvolvimento das características citadas.

Como o Sebrae pode ajudar?

Foi possível perceber que o caminho para a Formação de Professores exige dedicação e muito estudo. Será preciso reformular os métodos de ensino, buscar fontes confiáveis de conhecimento e ainda entender como toda a teoria pode ser aplicada em sala de aula.
O primeiro passo é compreender a necessidade dessa reformulação e formação; então, o ideal é buscar livros e cursos que farão com que uma nova mentalidade educacional comece a ser implantada.
O Sebrae, por meio do desenvolvimento de uma Educação Empreendedora, disponibiliza vários cursos e conteúdos que farão com que o professor consiga captar qual será o novo papel do educador e também identificar formas de engajar a sua turma. Acesse o portal e comece hoje mesmo a fazer parte do grupo de professores que estão trabalhando para que todas as reformulações sejam aplicadas.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades