Formação em Educação Empreendedora: conheça as trilhas de aprendizado gratuitas do Sebrae

Blog Formação em Educação Empreendedora: conheça as trilhas de aprendizado gratuitas do Sebrae

22/07/2020
Compartilhe este conteúdo

O Sebrae oferece mais de 100 cursos on-line gratuitos para micros e pequenos empreendedores de todo o Brasil, de diferentes setores e níveis de maturidade, com temas que vão desde Planejamento, Finanças e Legislação a Gestão de Pessoas ou Empreendedorismo On-Line. No entanto, muitas pessoas, no início de sua jornada no empreendedorismo, enfrentam uma dificuldade. Encontrar conteúdo de qualidade de Educação Empreendedora com os primeiros passos e o conteúdo mais básico quando o assunto é realizar projetos e abrir o próprio negócio.

Pensando nisso, o Sebrae reuniu em cinco trilhas educativas com diversos cursos de Educação Empreendedora Básica, Modelo e Plano de Negócios, Empreendimentos de Impacto Social, dentre outros temas essenciais para quem está no começo da jornada. Neste post, vamos apresentar essas trilhas e como podem ser usadas por professores e estudantes em todo o Brasil como ferramenta de Educação Empreendedora.

Educação Empreendedora gratuita e on-line

As trilhas de Educação Empreendedora fazem parte de extensa seleção de conteúdos criados pelo Sebrae. O intuito é dar suporte gratuito a empreendedores, a empresas e a instituições de ensino brasileiras. Os cursos têm duração e complexidade diferentes, adaptando-se à realidade dos participantes, que podem escolher livremente e cursar quantos quiserem, sem qualquer custo.

“Fizemos uma curadoria dos conteúdos do Sebrae e organizamos nestas trilhas, que podem ser acessados por estudantes, professores, gestores educacionais”, explica Thelmy Rezende, analista do Sebrae e uma das responsáveis pela seleção. As trilhas foram pensadas nos interesses já manifestados por aprendizes de empreendedorismo, sobre temas recorrentes e dúvidas de quem é iniciante no assunto. A organização em trilhas é uma forma de facilitar a experiência de quem busca pelos Cursos On-Line de Educação Empreendedora, organizando em um caminho lógico os temas principais.

Conheças as trilhas para iniciantes no empreendedorismo

Conceito de empreendedorismo e características do comportamento empreendedor

Carga horária: 26 horas

Embora não haja uma ordem específica para começar as trilhas de Educação Empreendedora, esta definitivamente é o que podemos chamar de “Módulo Inicial”. Composta de cinco cursos, ela desmistifica a ideia de que empreendedorismo está estritamente ligado à Gestão de Negócios e apresenta os aspectos que fazem parte do comportamento e da mentalidade empreendedora, que pode ser aplicada em diferentes aspectos da vida, não só no profissional. Os cursos mostram como reconhecer essas características e desenvolvê-las, além de abordar as oportunidades do empreendedorismo como opção de carreira.

Fundamentos básicos para criar um negócio

Carga horária: 41 horas

Sobre a trilha de Educação Empreendedora: Ok. É chegada a hora de abrir um negócio. Mas por onde começar? Essa é a dúvida de muitas pessoas que recorrem à Educação Empreendedora e ao tema desta trilha em especial.

Nos seis cursos, o participante vai entender como planejar um negócio, transformar uma ideia em um Modelo de Negócio viável, validar este Modelo de Negócio, avaliar a viabilidade do empreendimento, elaborar um Plano de Negócios e sua responsabilidade, como empreendedor, em relação às pessoas.

Como criar um Modelo de Negócio de impacto socioambiental

Carga horária: 24 horas

Formada por 10 cursos diferentes, esta trilha aborda um tema que gera muita dúvida dentro da Educação Empreendedora: os negócios de impacto socioambiental. Os assuntos abordados incluem Análises de Viabilidade do Negócio, Testes de Mercado, Construção do Modelo de Negócio, Gerenciamento de Risco, Aspectos Jurídicos, Finanças, Marketing, dentre outros. O objetivo é apresentar ao empreendedor conceitos essenciais para o entendimento e a estruturação de iniciativas que promovem mudanças na sociedade e no meio ambiente.

A trilha ainda ajuda a inspirar empreendedores, com exemplos de negócios que estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e para a transformação de realidades com o empreendedorismo como propósito.

Jogos

Sobre a trilha: Jogos são uma excelente maneira de aprender e absorver conceitos de forma lúdica e efetiva. Pensando nisso, uma das trilhas de Educação Empreendedora do Sebrae é dedicada inteiramente às lições gamificadas. São 10 jogos no total, com temas que vão desde os Negócios Rurais a Empreendimentos no Ramo de Saúde, Alimentação e Outros Serviços. Em meio aos desafios propostos, os participantes têm a chance de pensar como empreendedores. Podem tomar decisões sobre seus negócios virtuais, fazendo investimentos, contratações, gerenciando logística e suprimentos, além de outras situações tão comuns no dia a dia dos negócios.

Por isso, esta é uma trilha muito recomendada a professores que podem usá-la como recurso de Educação Empreendedora em sala de aula. Enquanto brincam, os alunos desenvolvem o comportamento empreendedor e se preparam para cursar trilhas mais teóricas ou avançadas.

NOÇÕES BÁSICAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Carga horária: 30 horas

Não há como um negócio prosperar nos tempos atuais sem considerar o comércio eletrônico. Pensando nisso, o Sebrae preparou uma trilha sobre o tema para empreendedores que querem entender por onde começar quando o assunto é vendas online. O curso dá o passo a passo para a criação de um site, uma página no Facebook, a configuração de uma loja online, como fazer anúncios entre outras lições práticas de comércio eletrônico. Além de abordar a gestão estratégica e a logística das vendas pela internet.

Dentre os lançamentos que estão por vir, estão Curso para Gestores Escolares, o Curso de Empreendedorismo e Inovação e algumas Oficinas On-Line, anuncia Thelmy. Se você gostou das trilhas de Educação Empreendedora, provavelmente vai se interessar também pelo Guia Essencial para Novos Empreendedores, material completo e gratuito que aborda as quatro fases da criação de um negócio: descoberta, ideação, modelagem e implantação.

 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades