Google for education: como explorar a criatividade em sala de aula

Blog Google for education: como explorar a criatividade em sala de aula

Compartilhe este conteúdo
Professor, você sabia que o tempo médio gasto em correção de atividades equivale a 20% do seu dia? Por isso, hoje, você vai saber como o Google For Education pode contribuir com a sua qualidade de vida. Além de melhorar a metodologia de ensino, tal ferramenta colabora com a produtividade das aulas e a criatividade dos seus alunos. E ainda, vamos apresentar um Guia de como utilizar os recursos e tornar a sua aula mais interativa.
A plataforma, criada pelo Google em 2006, veio para o Brasil em 2015 e, desde então, não para de conquistar adeptos. De acordo com uma pesquisa feita em 2016, na época, aproximadamente 19 mil alunos utilizavam a ferramenta. Atualmente, com a pandemia e o fechamento das escolas, esse número subiu para milhares de usuários. Como é o caso da professora Erika Moraes, do Estado de São Paulo, que utiliza o recurso desde 2020.
Afora isso, com a tecnologia em alta, é fundamental que a escola invista em recursos que ‘conversem’ com a realidade dos alunos: “Os alunos são entusiastas da tecnologia e precisam ser instrumentalizados para usar de maneira eficiente as ferramentas do Google. De acordo com a habilidade ou interesse, os alunos editam, revisam e publicam rotas de aprendizagem”, afirma a professora Maria Lucia Pariz Valério, professora do Colégio Everest Internacional.
Dessa forma, neste artigo, você saberá:
O que é a plataforma Google for Education
Quais as ferramentas
Como cadastrar
Boa leitura!

O que é a plataforma Google for Education?

O Google For Education é uma ferramenta tecnológica e gratuita, que pode ser utilizada pelo navegador ou por meio da instalação de aplicativos, facilitando o aprendizado dos alunos e economizando o tempo dos professores.
Dessa maneira, a plataforma pode ser usada em qualquer lugar e em qualquer hora, desde o ensino básico até a universidade. Basta que o usuário tenha acesso à internet. .
O recurso Google For Education tem diversas aplicações para contribuir com o ensino. Dentre elas, podemos citar o Google Sala de Aula, o Drive, o Forms e outros. Durante a leitura deste post, você saberá detalhadamente para que serve cada aplicativo e como utilizá-los.
Conheça a Rotação por Estações de Aprendizagem, uma metodologia interativa focada em desenvolvimento de habilidades.

Quais as ferramentas do Google For Education?

Com ferramentas criadas para a comodidade dos professores e dos alunos, o Google For Education traz uma gama de aplicações pra você. Assim é possível explorar a criatividade em sala de aula e passar menos tempo corrigindo provas e trabalhos.

Google Drive

Por meio do armazenamento em nuvem, seus arquivos estarão com você, onde você estiver, de maneira segura e livre de vírus. A capacidade de memória é, atualmente, de 100 TB, e nele você pode guardar arquivos, separando-os por turma, matéria, aluno e outros.
Além disso, os documentos gravados podem ser compartilhados e editados entre você e seus alunos de maneira simultânea e segura.

Google Docs

O aplicativo Google Docs permite que você e seus alunos criem arquivos de textos e imagens. A maior vantagem da ferramenta é que todo o processo de correção pode ser feito on-line.
Ou seja, ao terminar o trabalho, o aluno compartilha o link e mantém a opção de ‘editor’ ativa. Dessa forma, você consegue fazer as correções e, no final, o aluno é notificado que o trabalho foi editado.

Apresentações Google

Programada para apresentações on-line, a ferramenta dá a opção de criar e formatar arquivos, como também de incluir imagens, textos e áudio.
A professora Maria Lucia declara que a plataforma garante agilidade: As ferramentas auxiliam os alunos de forma presencial ou on-line, especialmente para a organização dos projetos e dos trabalhos colaborativos”.

Google Forms

O Google Forms é próprio para a criação de provas e questionários. Por esse aplicativo, você tem a opção de gerir questões e formatá-las à sua escolha; por exemplo, respostas objetivas ou dissertativas. E ainda, colocar a resposta certa no próprio documento, para que, ao final, o aluno saiba quais acertou.
A professora Érika Moraes afirma que a ferramenta é a maior facilidade do Google For Education: Uma das maiores facilidades foi o uso de formulários. Fazer atividades com essa ferramenta economiza tempo, pois ela tem o recurso de autocorreção […]; além disso, os formulários diminuem a ansiedade deles [alunos] em relação às correções”.

Google Jamboard

O quadro digital permite que você escreva, desenhe e salve tudo na nuvem do drive, facilitando a criação de mapas mentais e outros recursos pedagógicos. A lousa interativa pode ser usada no computador, no tablet ou até mesmo em uma smart TV.

Google Chromebooks

Os Chromebooks são minicomputadores perfeitos para a utilização escolar, pois, além de virem com todos os recursos do Google For Education, é possível mantê-los livres de vírus e de outros malwares. E mais: os arquivos são salvos de forma automática na nuvem, economizando tempo e espaço.
Saiba mais do Armazenamento de Dados Escolares em nuvem.

Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula é um aplicativo que une alunos e professores de maneira simultânea com foco na organização das atividades. Ao lançar mão de recursos como ‘agenda’ e ‘pendentes’, você consegue planejar provas, trabalhos e corrigi-los de maneira on-line.
De acordo com a professora Érika Moraes: “A plataforma Google For Education tem ferramentas excelentes, que auxiliam muito no dinamismo das aulas. Tais ferramentas são fáceis e muito úteis. Há muitas aulas disponíveis no YouTube, em vários idiomas, com ou sem legenda”, conclui a professora Maria Lucia.

Como cadastrar a escola no Google For Education?

Para cadastrar a escola no Google For Education, será necessário responder a algumas perguntas. Ao final, o Google vai conceder 30 dias de teste visando se certificar de que a instituição é qualificada para a utilização da plataforma. Posteriormente a esse período, é possível criar acessos dos usuários.
Para o cadastro, você responderá um questionário com:
Nome da instituição
Tipo de ensino
Site
Número de alunos e funcionários
Local e número de telefone
Endereço completo
Endereço de e-mail
Mas, atenção! Antes de preencher o cadastro, é necessário criar um domínio, por exemplo: professor.edu. Isso em razão da configuração do e-mail no Google For Education.
Conheça o Chatbot: a Inteligência Artificial que une pais e escola.

Como usar o Google For Education?

Depois do cadastro da escola e dos usuários, chegou a hora de utilizar o Google For Education. Para isso, basta acessar: classroom.google.com e clicar em ‘Acesse o Google Sala de Aula’. Em seguida, preencha seu endereço de e-mail e a senha.
Depois de devidamente conectado à plataforma, você terá acesso ao menu do Google Sala de Aula:
Turmas: neste campo você terá acesso a todas as turmas nas quais ministra aula,
Agenda: aqui é possível estipular prazos de entrega.
Pendentes: correção das atividades.
Configurações: foto de perfil, senha e demais configurações.

Como criar uma turma no Google Sala de Aula?

Professor, para criar a sua turma no Google Sala de Aula entre em: classroom.google.com. Verifique o menu principal localizado na área superior do site, clique em ‘criar turma’ e coloque as devidas informações:
Série
Horário
Matéria
Pronto! Agora é só compartilhar o endereço com o restante da classe.
Agora que você sabe quais as vantagens de utilizar o Google For Education, acesse aqui e cadastre hoje mesmo sua escola. Invista no futuro tecnológico dos seus alunos.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades