Grupos de estudos e atividades colaborativas: como desenvolver a habilidade de liderança nos estudantes

Blog Grupos de estudos e atividades colaborativas: como desenvolver a habilidade de liderança nos estudantes

06/11/2023
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Em linhas gerais, quando falamos em liderança, estamos falando da capacidade de inspirar, influenciar e atrair outras pessoas para alcançarem um objetivo em comum. Embora exista um “perfil de líder” na imaginação do senso comum, é importante ter em mente que ele não é único — é possível ser um bom líder mesmo sendo tímido, por exemplo; e é aqui também que entra a força dos grupos de estudos e projetos colaborativos. 

Isso porque há diferentes competências relacionadas à habilidade de liderança. Mas, mais do que entendê-las, é fundamental pensar em oferecer espaços adequados para que os estudantes possam desenvolvê-las. Entenda melhor como fazer isso ao longo deste conteúdo. Acompanhe! 

https://materiais.cer.sebrae.com.br/lp-projeto-de-aprendizagem-personalizado

A importância da habilidade de liderança

Formar jovens líderes é muito mais do que prepará-los para o mercado de trabalho: é, sobretudo, formar pessoas preparadas para transitar entre as diferentes áreas da vida, gerando valor para si e para o mundo.

É por isso que a capacidade de liderar está diretamente atrelada ao conjunto de habilidades socioemocionais, as soft skills. Isso porque as habilidades socioemocionais se referem à capacidade de gerenciar as emoções, agindo de forma proporcional às exigências do meio e mantendo um bom relacionamento consigo e com os outros. 

Um estudante com boa capacidade de liderança, portanto, é empático, inspirador, resiliente, tem autoconhecimento e sabe como se comunicar com assertividade, relacionar-se com outras pessoas e assumir uma postura colaborativa. 

E é assim que grupos de estudos e projetos colaborativos podem ser tão valiosos: a partir do momento em que os estudantes participam dessas atividades coletivas, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é favorecido — e isso é importante mesmo para aqueles que não têm e nem querem ter uma característica de liderança tão presente. O processo de aprendizagem ganha valor quando há o contato uns com os outros, troca de ideias para chegar a soluções criativas, debates para chegar a acordos, discussões para diferentes tomadas de decisões e por aí vai. 

Como trabalhar grupos de estudos e atividades colaborativas para desenvolver a liderança 

E então, como desenvolver a liderança dos estudantes por meio de grupos de estudos e outras atividades colaborativas, como projetos ou grupos de aprofundamento? 

A seguir, confira quais aspectos envolvidos nessas atividades colaborativas podem auxiliar no desenvolvimento da liderança dos estudantes e de que forma a condução estratégica dessas atividades é uma importante ferramenta do professor neste processo. A proposta é servir de inspiração para que você, professor, adapte e aprimore diferentes práticas pedagógicas no ambiente de aprendizagem. 

Estimular a autonomia 

Dar liberdade para que os estudantes tomem decisões. Isso apoia o desenvolvimento da autoconfiança e o movimento de tomar iniciativa.

Ao pensar em uma atividade ou projeto, por exemplo, considere a possibilidade de os estudantes contribuírem na escolha dos temas e subtemas, ou mesmo na definição de mais de um produto final. Isso faz com que eles se comprometam mais com o projeto e desenvolvam a capacidade de autopercepção das suas potencialidades e do gerenciamento dos desafios que cada proposta pode trazer.

Já em grupos de estudos, permitir que cada estudante se prontifique ou se comprometa com uma matéria ou uma frente, por exemplo, dá a ele a autonomia de escolher com o que se comprometer (e, ao mesmo tempo, a segurança de que ele será útil de alguma forma). Em grupos de aprofundamento, eles podem se revezar na leitura e apresentação dos textos de estudo, ou mesmo na sugestão dos subtemas.

Nesses movimentos, encorajar a tomada de decisão também é importante. Desafiar o estudante a tomar decisões importantes desenvolve as habilidades de tomada de decisão e a responsabilidade.

Definir papéis rotativos

Atribuir diferentes papéis e responsabilidades aos membros dos grupos, em diferentes momentos, permitindo que todos experimentem a liderança de alguma forma. Por exemplo: num primeiro momento, o professor define que um estudante é responsável por organizar as funções de cada um do grupo (um faz a pesquisa, outro apresenta, outro faz a interface com o professor) e, ao longo das atividades, essas atribuições vão se alternando. 

Uma dica que pode ser muito útil para esse assunto é a leitura do livro Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégias para Salas de Aula Heterogêneas, de Elizabeth Cohen e Rachel Lotan. Além de ter um capítulo dedicado aos papéis rotativos, as autoras apresentam diferentes orientações práticas para que o educador seja capaz de planejar, avaliar e executar de forma efetiva. 

Estabelecer metas claras

Definir metas específicas e mensuráveis para o projeto ou estudo é imprescindível para trazer senso de direção e propósito para os estudantes. É importante que eles saibam como acompanhá-las ao longo da atividade. A partir do momento em que o educador define essas metas, há o favorecimento da autonomia e da organização gradual do trabalho. 

Essas metas podem ser desenvolvidas de diferentes formas, de acordo com a atividade. É possível definir uma meta por etapa, em caso de projetos, por exemplo, ou por matérias e tópicos para grupos de estudos (a cada fim de tópico, os estudantes se reúnem para resolver uma lista extra). No caso dos grupos de aprofundamento, um bom exemplo é a entrega de uma resenha ou registro de considerações a cada discussão.

Desenvolver habilidades de comunicação e resolver desafios

Estimular o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e não verbal. Isso faz toda a diferença na maneira como o estudante vai expressar suas ideias e se relacionar com os demais membros do grupo. 

Isso pode ser feito de diferentes maneiras, inclusive propondo o desafio de resolver problemas em equipe. Apresentar obstáculos ao grupo e incentivar os estudantes a encontrarem soluções colaborativas melhora a capacidade de resolução de problemas e de mediação de conflitos e estimula a criatividade. 

Materiais para ajudar a desenvolver a liderança em sala de aula

Seja em grupos de estudos ou outros projetos colaborativos, algumas metodologias e abordagens podem ser valiosas para favorecer o desenvolvimento da liderança entre os jovens. A seguir, selecionamos alguns conteúdos do Portal CER que trazem tutoriais e orientações práticas para apoiar a sua execução em sala de aula. Confira! 

[INFOGRÁFICO] Rotação por estações por eixos temáticos: como fazer em sala de aula

Além de tornar o ensino mais dinâmico, essa metodologia ativa favorece o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, contribuindo para o senso de liderança. Nele, você vai entender como funciona a metodologia, acessar um passo a passo para colocá-la em prática, conhecer seus benefícios e muito mais. 

>> Clique aqui e faça o download.

[E-BOOK] Sala de Aula Invertida: tudo o que você precisa saber sobre a metodologia 

A sala de aula invertida consiste em deixar que o aluno tenha o primeiro contato com o conteúdo por conta própria, em sala de aula ou em casa. Eles levam suas conclusões e dúvidas para a aula seguinte e debatem com colegas e professores, aprofundando, juntos, na compreensão do tema. Esse modelo favorece o engajamento, a autonomia e a personalização da aprendizagem. Neste e-book, você conhece todos os detalhes da abordagem e orientações práticas para executá-la.

>> Clique aqui e faça o download.

[OBSERVATÓRIO] Aprendizagem Baseada em Projetos

Com a mão na massa, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ou Project Based Learning, PBL), os estudantes são motivados pela investigação e por desafios reais. Eles se organizam em grupos de trabalho e exercitam o planejamento, a execução e o cumprimento de tarefas, bem como as habilidades de gestão e liderança. 

>> Clique aqui e leia. 

[INFOGRÁFICO] Passo a passo para montar um plano de aula de Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora é um conjunto de competências técnicas e comportamentais que auxiliam na formação de jovens críticos, autônomos e transformadores. A partir de um plano de aula previamente estruturado, você terá facilidade para organizar o seu tempo e tornar as atividades com os estudantes mais efetivas. 

> Clique aqui e confira. 

Essas dicas foram úteis para ajudar você a transformar grupos de estudos e projetos colaborativos em atividades dinâmicas que desenvolvem a liderança? Acompanhe o Portal CER e fique por dentro de outras dicas valiosas do mundo da educação!

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