Holografia na Educação: como usar a tecnologia nas aulas

Blog Holografia na Educação: como usar a tecnologia nas aulas

14/12/2020
Compartilhe este conteúdo
As novas tecnologias na Educação são uma importante ferramenta para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Se aplicada de modo responsável e criativo, a tecnologia pode apresentar diferentes benefícios aos estudantes e até mesmo à equipe de educadores. Uma dessas tecnologias que traz grandes vantagens ao aprendizado é a Holografia na Educação.
Com a popularização dos aparatos tecnológicos, é comum que as novas gerações tenham essas ferramentas inseridas em seu dia a dia, e a escola não deve estar alheia a essas influências. Atualmente, tem ficado cada vez mais difícil fugir do universo digital e dos recursos on-line.
Se antes a tecnologia estava distante das salas de aula, hoje ela já é peça-chave para a transformação dos estudantes e dos modelos de ensino. Com isso, a tecnologia abriu espaço para o uso de metodologias ágeis, novos recursos visuais, computadores, vídeos, dentre outros. E qual o potencial dessas novas ferramentas? É facilitar a compreensão dos estudantes, ampliar a visão sobre determinados temas e preparar esses futuros profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e competitivo.
Neste post você vai entender melhor o que é a Holografia quando aplicada na Educação e suas vantagens para os estudantes.

O que é a Holografia na Educação?

Um recurso tecnológico que é mais uma ferramenta disponível ao educador é a Holografia.
Por incrível que pareça, esse é um aparato muito utilizado em filmes ou shows para que as pessoas possam ver imagens reais de artistas já falecidos, por exemplo, como foi o caso de shows holográficos do Michael Jackson após seu falecimento, em 2009. Além disso, a Holografia possibilita a interação com o computador por meio de painéis holográficos.
A experiência holográfica provoca no observador uma percepção sensorial oposta às imagens em duas dimensões, vistas nos livros ou na TV. A simulação holográfica cria e produz imagens virtuais e aparentemente tridimensionais, o que provoca a ilusão de que algo não presente fisicamente possa ser notado ocupando um espaço e com formas definidas.
Aos poucos a Holografia invade as salas de aula. O objetivo dela nesse contexto é projetar as aulas por meio desse sistema visando facilitar o entendimento dos estudantes. E mais do que tornar os jovens motivados, a Holografia favorecerá a estruturação de um ambiente educacional colaborativo e interativo, por meio do efeito da terceira dimensão e da manipulação de objetos virtuais.

Quais são as vantagens da Holografia na Educação?

A Holografia em salas de aula auxiliará na estimulação do pensamento criativo, em razão da natureza ilusória das imagens. E mais:
– Auxilia na compreensão de conceitos abstratos, por meio de simulações.
– Contribui com o desenvolvimento da percepção visual e da orientação espacial.
– Facilita a aproximação aos conteúdos teóricos de natureza mais complexa.
No Brasil, atualmente existem práticas pedagógicas que dispõem de bons resultados com o uso da Holografia em conteúdos curriculares, como funcionamento do corpo humano, espaço geográfico, expressões artísticas, estrutura molecular, formas geométricas, astronomia, cálculos matemáticos, dentre outros.
Confira mais vantagens da Holografia na Educação:
Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual se misture com o mundo real. Os estudantes podem entrar no ambiente e interagir com objetos virtuais em três dimensões. Essa é uma nova maneira de apresentar o conteúdo pedagógico em sala de aula.
Sendo assim, os professores podem explorar exemplos mais complexos de forma visual. Com a projeção de objetos, moléculas, acessórios, dentre outros, elevando a compreensão e a noção real sobre o que os estudantes estão aprendendo e com precisão.
Interação
O uso da Holografia na Educação favorece a interação entre estudantes. Mesmo aqueles considerados tímidos conseguem interagir por meio dessas ferramentas tecnológicas. Ao fazerem atividades em pares ou em grupos, a Holografia permite que todos expressem seus conhecimentos e deem opiniões, o que traz à tona a experiência prévia dos estudantes. Isso os motiva ainda mais, já que eles se sentem parte ativa e importante do processo de aprendizagem.
Motivação e Manipulação Visual
Estudos apontam que a inclusão da tecnologia, no geral, promove o interesse pelas matérias, pelas aulas e pelo que o professor fala. Ao passo que a manipulação visual por meio de imagens, objetos e palestras, seria uma forma de quebrar a barreira que dificulta os estudantes de se concentrarem na fala ou na leitura.
Qualidade da Educação
Por intermédio da Holografia na Educação, é possível transformar o aprendizado e fazer com que os estudantes conheçam novos caminhos. Os professores também ganham, pois descobrem como fazer o uso de estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do ensino, qualificando o profissional.

Exemplo de aplicação da Holografia na Educação

O Senai de Santa Catarina, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), criou em 2017 um motor elétrico e todos os seus componentes lançando mão da tecnologia de Holografia de Óculos de Realidade Mista. O objetivo foi facilitar as aulas práticas de cursos técnicos oferecidos aos estudantes, como o de Automação Industrial. Mediante essa aplicação, é possível interagir com um motor elétrico, por exemplo, como se estivesse no mundo real.
Trata-se de uma ferramenta absolutamente diferenciada para aprender e um novo recurso voltado ao trabalhador da indústria. O Senai foi pioneiro ao publicar um app para Óculos de Realidade Mista no Brasil.

Aplicativos de Hologramas que podem ser usados na Educação

Um aplicativo de Holograma é um programa de edição que permite a você dar mais opções de edição de fotos, além de propiciar uma aparência futurista às suas imagens. É possível transformar o smartphone em um projetor 3D. Usando aplicativos de Holograma, há a possibilidade de criar imagens que ajudem os estudantes a se divertirem e até mesmo a editar fotos e vídeos originalmente.
1. Holo
Holo é um dos melhores e mais populares aplicativos de Holograma para usuários de Android e iOS. Ele fornece a opção de criar Hologramas em realidade aumentada gratuitamente e está disponível com a opção de compra gratuita e de aplicativo com diferentes recursos para usar. Ele permite que você adicione hologramas de pessoas e animais reais ao seu mundo e que também tire fotos e faça vídeos usando aplicativos de câmera 3D, para criar o melhor Holograma. Uma das melhores características deste aplicativo é possibilitar que você coloque um Holograma de seu personagem favorito em seu mundo real.
2. Holapex
Holapex é outro aplicativo de Holograma popular para criar um vídeo perfeito em seu dispositivo e foi desenvolvido para usuários de Android e iOS.
É um ótimo aplicativo, gratuito e fácil de usar, que proporciona a conversão de qualquer vídeo ou imagem do seu dispositivo em um gráfico utilizável. Você também pode usá-lo com qualquer Holograma feito em casa. Uma de suas melhores características é fornecer a opção de criar Hologramas sem a necessidade de qualquer codificação ou edição. Você pode simplesmente selecionar um vídeo ou uma imagem de seu dispositivo e convertê-los em um vídeo utilizável para suas pirâmides de Holograma instantaneamente.
3. Projetor de Holograma Vyomy 3D
Você precisa de um projetor de Holograma para as aulas? Você quer um player de vídeo com Holograma? Então este aplicativo de Holograma 3D é o ideal. Com ele, é possível converter facilmente seu tablet ou celular Android em um projetor de Holograma.
Para isso, basta utilizar a melhor folha de plástico, colocar no aparelho e ver a mágica. Em uma visualização transparente, os estudantes poderão desfrutar de vídeos com Holograma. Se o dispositivo tiver uma tela grande, será mais divertido assistir a vídeos. Este aplicativo de Holograma 3D também permite que você ajuste a posição dos vídeos à sua vontade.
Agora que você conhece a influência da Tecnologia na Educação, é importante analisar o Projeto Pedagógico da instituição escolar, a fim de verificar como a instituição introduz a tecnologia no processo educativo, e colocar a mão na massa!
Gostou do conteúdo? Entenda também o que são as Tecnologias Vestíveis e como elas podem ser usadas na Educação.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades