ICEE: por uma cultura de educação empreendedora na Europa

Blog ICEE: por uma cultura de educação empreendedora na Europa

31/08/2017
Compartilhe este conteúdo

“Dar a oportunidade aos jovens de ter pelo menos uma experiência empreendedora antes de deixarem a educação obrigatória como, por exemplo, sua própria empresa júnior, ser responsável por um projeto empreendedor ou um projeto social”. Essa é a meta que a Comissão Europeia de Empreendedorismo deseja alcançar até o ano de 2020. Para isso, foi criado o Cluster de Inovação para Educação Empreendedora (ICEE – Inovation Cluster for Entrepreneurship Education), um projeto de três anos de duração (até janeiro de 2018), que busca entender o que é preciso para que a meta seja alcançada e analisa o impacto da educação empreendedora.

Desde 2014, o ICEE está trabalhando com a simulação do cumprimento de 50% da meta e realizando testes em campo com alunos de  15 e 20 anos. Durante 27 meses, 20 escolas de ensino superior e profissionalizante de cinco países (Bélgica, Finlândia, Itália, Estônia e Letônia) desenvolverão projetos de empresas juniores, iniciativa identificada pela Comissão Europeia como a mais adequada para fomentar o empreendedorismo na educação.

Resultados

As metodologias quantitativas e qualitativas aplicadas são analisadas por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Leste Norueguês (Eastern Norway Research Institute), levando em consideração os resultados de aprendizagem, o papel do professor e da escola e os efeitos sobre a comunidade local e a sociedade geral. Os primeiros resultados indicam o progresso dos estudantes, do início ao fim do ano escolar, em lidar com os diferentes desafios dos projetos realizados. Alguns fatores contribuíram para o sucesso como a aproximação entre alunos e professores, o trabalho em equipe e o senso de colaboração.

Clique aqui para acessar o relatório completo com os primeiros resultados.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades