InnoveEdu: experiências inovadoras em educação ao redor do mundo

Blog InnoveEdu: experiências inovadoras em educação ao redor do mundo

10/01/2018
Compartilhe este conteúdo

Com o objetivo de construir um banco de dados de referência para educadores, empreendedores e entidades públicas, o Porvir – iniciativa do Instituto Inspirare – coordenou o mapeamento de 96 iniciativas inovadoras em educação, no Brasil e ao redor do mundo. O trabalho, que resultou na plataforma InnoveEdu, foi realizado em parceria com a Edsurge, Innovation Unit e Wise , instituições de pesquisa dos Estados Unidos, Reino Unido e Catar, respectivamente.

As iniciativas são classificadas dentro de cinco tendências de inovação identificadas na pesquisa:

Competências para o século 21:

Competências não cognitivas, que vão além dos conteúdos acadêmicos e preparam os jovens para a vida profissional, acadêmica, pessoal e em comunidade.

Personalização:

estratégias pedagógicas que levam em consideração as necessidades individuais de cada aluno, seus conhecimentos prévios, habilidades e interesses.

Experimentação:

aprendizado a partir de experiências práticas, com atividades em que o estudante aplica a teoria em exercícios “mão na massa”.

Uso do território:

ampliação dos ambientes reconhecidos como espaços de aprendizado, conectando os estudantes com a comunidade ao seu redor.

Novas certificações:

novas formas de certificação para validar o aprendizado que acontece fora de instituições e cursos formais.

Além das cinco tendências, na plataforma também é possível pesquisar as iniciativas por tipo de inovação – disruptiva ou incremental – e os locais em que acontecem – em casa, na comunidade, na escola ou on-line.

Conheça as 96 iniciativas no site InnoveEdu e inspire-se!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades