Mais sentido para o aprendizado

Blog Mais sentido para o aprendizado

03/11/2017
Compartilhe este conteúdo

Um olhar mais atencioso ao Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.  Esta é a proposta da plataforma Faz Sentido. O período compreendido entre o 6º e o 9º no é marcado pela passagem da infância para a adolescência e pelas intensas transformações físicas e psíquicas. Apesar de serem anos importantes para o desenvolvimento dos alunos, o Ensino Fundamental II é geralmente negligenciado pelas redes de educação, segundo os idealizadores da Faz Sentido. E é para suprir essa deficiência e apoiar a transição para o Ensino Médio que a plataforma foi criada.

Na ferramenta é possível encontrar estudos e pesquisas sobre o universo das crianças e adolescentes e outras informações sobre esses anos escolares, que contribuem para o aprofundamento e a tomada de decisões por educadores e gestores.  Também são disponibilizadas recomendações e práticas em oito temas: tecnologia, gestão, ambiente da escola, formação de educadores, família e comunidade, avaliação e certificação, currículo e práticas pedagógicas e adolescência/juventudes. Além disso, educadores podem ter acesso às chamadas Trilhas, guias práticos baseados nos princípios da escuta, cocriação e experimentação, que os auxiliam na criação de novas propostas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

O trabalho de desenvolvimento da plataforma começou em 2014, quando os parceiros e instituições envolvidas deram início a um mapeamento das principais dificuldades enfrentadas por escolas, professores e alunos do Ensino Fundamental II e Médio e a estudos relacionados ao universo desses públicos. A partir das conclusões tiradas, foram organizadas recomendações e práticas que pudessem contribuir na solução desses problemas. Por fim, foram traçados percursos para que as mudanças pudessem ser implantadas em diferentes realidades e de forma colaborativa.

Para saber mais sobre a plataforma Faz Sentido, seu processo de criação e seus benefícios e serviços, acesse o site.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades