MEC disponibiliza Manual a profissionais de alfabetização

Blog MEC disponibiliza Manual a profissionais de alfabetização

08/06/2021
Compartilhe este conteúdo
No último dia 28 de abrii, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o Manual ABC, Alfabetização Baseada na Ciência. Dividido em duas partes, uma teórica e outra de sistematização dos programas práticos de intervenção, o material foi produzido pela Universidade do Porto e pelo Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.
A capacitação de professores, Tempo de Aprender, é fruto da parceria entre Brasil e Portugal por meio do CAPES (Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da Secretaria da Alfabetização do MEC, da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Aberta de Portugal, com o objetivo de especializar 180 mil professores da alfabetização infantil e alunos de licenciatura por meio de conteúdos voltados à gamificação na rede de ensino.
Carlos Nadim, secretário de Alfabetização do MEC, reforça a qual material os profissionais terão acesso: “São vídeos, entrevistas, artigos, slides, questionários, entre outros materiais, concebidos de acordo com os princípios da gamificação [uso de mecanismos de jogos na aprendizagem] e dos recursos abertos”.
Os educadores têm acesso a todo o conteúdo no Ambiente Virtual do MEC. Vale ressaltar que a iniciativa em disponibilizar o material on-line se deu por causa da pandemia da Covid-, pois, inicialmente, o projeto era encaminhar 150 professores a Portugal, e, ao retornarem ao Brasil, eles replicariam o aprendizado nas escolas brasileiras.
Para ter acesso à notícia completa, acesse aqui
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades