Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio: quais as vantagens e como aplicar

Blog Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio: quais as vantagens e como aplicar

25/09/2023
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Como você já sabe, a reforma do Ensino Médio, oficializada em lei em 2017, traz uma série de mudanças para a sala de aula – as principais incluem a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola (com aumento progressivo até chegar a 3.000 horas ao final dos três anos); uma organização curricular mais flexível, com a oferta dos Itinerários Formativos; e o agrupamento das disciplinas tradicionais por Áreas do Conhecimento. Mas como isso se relaciona com as Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio? Continue a leitura e descubra! 

Apesar de serem as norteadoras da proposta, tais mudanças não devem ser vistas como “simples” ajustes; a reforma significa, na verdade, uma transição para um modelo escolar que engloba metodologias modernas e inovadoras, desenvolvendo a autonomia do estudante, valorizando suas competências e habilidades individuais e contribuindo para a sua formação de maneira integral. É nesse cenário que as Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio podem ser aliadas valiosas, funcionando como estratégia de aprendizagem para os estudantes. 

O que são Metodologias Ativas

De maneira resumida, estamos falando de uma proposta que coloca o estudante como protagonista da própria aprendizagem. Ele extrapola o papel de apenas receber orientações e informações do professor e passa a atuar como um agente ativo do seu desenvolvimento – por meio de diferentes atividades que estimulam o debate, a resolução de problemas complexos, o relacionamento entre os estudantes, etc. Essa estratégia permite que o processo de absorção do conteúdo e do conhecimento seja mais eficiente, uma vez que estimula o desenvolvimento tanto cognitivo quanto sensorial.

No material “Rotação por Estações: uma proposta didática para formação integral na Educação de Jovens e Adultos”, as autoras Regiane Aparecida da Silva e Cinthia Maria Felicio apresentam a definição de Metodologias Ativas citando o professor José Moran, autoridade no assunto. Confira. 

“Moran (2018) conceitua essas propostas de abordagens no ensino como ‘alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e de aprendizagem nos aprendizes, envolvendo-os na aquisição de conhecimento por descoberta, por  investigação, ou resolução de problemas numa visão de escola como comunidade de aprendizagem‘ (p. 7). Assim, o aluno constrói a criticidade e a reflexão baseado nos conteúdos que lhe são propostos enquanto questionamentos e reflexões sobre situações contextualizadas que precisam fazer sentido, por meio de atividades desafiadoras que lhe faz levantar hipóteses e tentar solucionar a situação que lhe foi trazida pelo professor, partindo das relações que consegue estabelecer entre seus conhecimentos prévios e os desafios que lhe são antepostos.”

Fonte: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/1713/3/Produto_educacional_Silva_R_A_2020%20%282%29.pdf

>> Confira a entrevista do Portal CER com José Moran: as grandes transformações na educação atual

Motivos para aplicar Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio

  1. Causa reflexão do estudante sobre o próprio papel no processo de aprendizagem.
  2. Proporciona formação integral, incluindo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
  3. Amplia a visão de mundo do educando, que é corroborada por um olhar coletivo.
  4. Demonstra que os índices de evasão escolar tendem a diminuir, uma vez que as Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio favorecem o engajamento e o interesse do estudante. 
  5. Aumenta as possibilidades para trabalhar habilidades e competências previstas na reforma do Ensino Médio; e a aplicação, além de ajudar a cumprir o requisito da grade curricular e permitir integração com os Itinerários Formativos, ampliando o leque de opções para trabalhar as disciplinas de maneira integrada e contextualizada. 

Exemplo prático de aplicação de Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio 

Há diferentes propostas que funcionam como Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio; entre elas, estão:

  • Design Thinking
  • Aprendizagem Baseada em Problemas
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Gamificação 
  • Rotação por Estações 
  • Sala de Aula Invertida

A seguir, apresentamos a Sala de Aula Invertida como exemplo, mas vale reforçar que as mesmas ideias e conceitos podem inspirar práticas em diferentes formatos, de acordo com a particularidade de cada um.

Sala de Aula Invertida em prática

O quadro abaixo, fornecido pelo material do Instituto Federal de Goiás (IFG), pode ser útil para a sala de aula. Fique à vontade para adaptá-lo de acordo com a realidade da sua turma. 

Organização dos momentos para a Sala de Aula Invertida

Metodologias Ativas no Novo Ensino Médio

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