Como desenvolver o Mindset Empreendedor em crianças e adolescentes

Blog Como desenvolver o Mindset Empreendedor em crianças e adolescentes

04/09/2021
Compartilhe este conteúdo
Mindset (“configuração da mente”, em tradução livre) é um termo que vem ganhando destaque nos últimos tempos, muito popular no vocabulário dos grandes empresários e de novas empresas. Seja nos mercados digitais, seja em quaisquer áreas de atuação, o Empreendedorismo está sempre presente.
O Mindset e o Empreendedorismo são duas ideias que andam juntas e, na maioria das vezes, essa mentalidade é desenvolvida ao longo do tempo. Propor um desenvolvimento do pensamento empreendedor desde cedo é vantajoso, uma vez que estimula a autonomia e a proatividade das crianças e as ajuda a desenvolver seu potencial.
Algumas instituições de ensino já adotaram a Educação Empreendedora e estimulam seus estudantes para que desenvolvam competências empreendedoras. O Empreendedorismo aplicado ao Ensino pode trazer muitos benefícios para a formação do jovem profissional.

O que é Mindset Empreendedor?

A mentalidade do empreendedor se faz de diversas características que se formaram em um longo processo, e não se trata apenas de aprender apenas uma ou outra habilidade. Com o tempo, sua mente vai se configurando a pensar e a agir como um empreendedor, a seguir um estilo de vida que tenha como objetivo alcançar seus objetivos.
Não é necessário já ser um empreendedor, já que muitos começam a trabalhar o Mindset do zero; portanto, não são apenas grandes empresas que adquirem esse modo de viver.
Tampouco não é correto afirmar que é fácil atingir a meta desejada; para tal,é preciso foco e persistência. Saber enfrentar uma caminhada desafiadora e superar as dificuldades é a essência do Mindset de um empreendedor. Podemos apontar outras características relacionadas à mentalidade empreendedora, como:
  • Criatividade
  • Resiliência
  • Mente aberta
  • Humildade
  • Disposição para arriscar
  • Flexibilidade
  • Coragem
  • Inteligência emocional
  • Visão estratégica
  • Praticidade
  • Disciplina
  • Automotivação
  • Proatividade
Embora sejam várias características distintas, todas elas se misturam no dia a dia. Uma das coisas mais importantes de um empreendedor é entender as próprias fraquezas e trabalhar para melhorar isso. Vale destacar que a humildade é de extrema importância para que o próprio ego não “atrapalhe” seu sucesso.

As vantagens de desenvolver essa mentalidade

As vantagens de obter essa visão de mundo empreendedora são várias, já que as habilidades adquiridas são benéficas para o desenvolvimento do projeto de vida do estudante. O Mindset faz com que seja mais fácil a tarefa de empreender; isso porque muitas pessoas desistem de grandes ideias no meio do caminho, deixando de lado muitas possibilidades.
A pessoa que tem o Mindset Empreendedor é persistente, e isso faz total diferença. Além de não desistir, ela tenta sempre aprender com os próprios fracassos, aumentando a chance de sucesso. Outra vantagem é poder aplicar sabedoria em outras áreas da vida, crescendo e alcançando qualquer objetivo que desejar. Ter Mindset Empreendedor é, acima de tudo, ter persistência e transmitir sabedoria.

Tipos de Empreendedorismo

As possibilidades e os tipos são amplos, e podemos citar algumas. Vejamos:
Empreendedorismo Empresarial: tópico mais conhecido, focado na criação e na administração de negócios. Esse tipo de Empreendedorismo requer muita criatividade e inovação, além de venda de produtos e serviços que se enquadrem nesse aspecto.
Empreendedorismo Corporativo ou intraempreendedorismo: o foco é a atuação em empresas de diferentes portes. Nessa ocasião, o próprio empreendedor vai trabalhar em uma instituição que não é sua. Contudo, por ter uma mentalidade diferenciada de empreendedor, essa pessoa oferece ideias inovadoras para o crescimento da empresa e para seu próprio progresso dentro dela.
Empreendedorismo Social: voltado a questões sociais, ele propõe soluções inovadoras. Oferecendo ferramentas que beneficiam as pessoas, o Empreendedorismo Social se diferencia das ONGs por ter de fato caráter monetário. Alguns exemplos de temas abordados desse tipo de Empreendedorismo são: o meio ambiente, a educação e a saúde. No entanto, qualquer setor pode receber investimentos que tenham impacto social.

Como desenvolver uma mentalidade empreendedora?

Primeiramente, visando desenvolver essas habilidades, é necessário fazer um Projeto de Vida e estar no controle do seu aprendizado. Você pode construir o seu perfil se baseando em livros, workshops, cursos ou filmes sobre Empreendedorismo. Entretanto, é importante sempre ter a própria essência e autonomia.
Outra coisa importante é desenvolver suas habilidades comunicativas e trocar experiências com outras pessoas, conversar e partilhar conhecimento. Além desses fatores, manter-se sempre atualizado e estar em estado de aprendizagem é característico de um empreendedor. A busca por conhecimento deve ser eterna, sem nunca se contentar.

Mindset Empreendedor em crianças e adolescentes?

Como dito anteriormente, desenvolver o Mindset Empreendedor desde cedo em crianças e adolescentes é benéfico, tanto para um bem pessoal quanto para um bem coletivo. Nesse contexto, surge a pergunta: como podemos desenvolver o Mindset Empreendedor em crianças e adolescentes? A melhor resposta para essa pergunta é inserir nas escolas o método de ensino empreendedor.
O conceito desse tipo de Educação é ensinar competências empreendedoras e aprimorá-las desde cedo com os estudantes, ou seja, transformar conhecimentos e experiência em resultados. O Mindset Empreendedor seria uma parte fundamental do ensino da Educação Empreendedora.

Como implementar o Mindset e a Educação Empreendedora nas escolas?

Empreendedorismo e Educação se relacionam. É importante que a escola trabalhe e invista em atividades que promovam essa metodologia, ou seja, em atividades que estimulem os estudantes a participar do processo e a pensar em novas ideias. Dinâmicas que sejam diversificadas e que usem a tecnologia a seu favor.
Incentivar que os estudantes busquem feedbacks sobre suas criações, para que possam identificar erros e corrigi-los. Criar um Plano de Negócios para exercitar a própria autonomia também é uma ótima sugestão. Dessa maneira, os estudantes se tornam capacitados e desenvolvem formas de pensar e competências empreendedoras.
Capacitar professores para que estejam aptos a trabalhar com a Educação Empreendedora e a desenvolver atividades didáticas focadas em inovação, criatividade e desafio. Livros sobre Empreendedorismo ajudam a apoiar e a inspirar os educadores.

Benefícios para as crianças e os adolescentes

São múltiplas as vantagens de aplicar e ensinar o Mindset Empreendedor às crianças e aos adolescentes. A primeira a ser citada diz respeito às oportunidades de crescimento, quer no mercado de trabalho, quer na vida. Também ocorre o desenvolvimento dessas habilidades e competências mediante prática, habilidades, que serão utilizadas por toda a vida.
Além disso, os aspectos mentais são fundamentais para a evolução do autoconhecimento, característica fundamental para o autodesenvolvimento.
Com isso, é evidente que o Mindset é muito vantajoso tanto para a sociedade quanto para o indivíduo. A junção de uma mentalidade empreendedora e da Educação Empreendedora é aliada no mesmo objetivo social e econômico, isto é, formar bons cidadãos.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades