Nova educação a favor da inclusão social: experiência em Campinas (SP)

Blog Nova educação a favor da inclusão social: experiência em Campinas (SP)

17/04/2018
Compartilhe este conteúdo

A cultura da inovação, as tecnologias digitais e a mentalidade empreendedora têm revolucionado a educação. Dessa forma, temos visto a migração do modelo tradicional de ensino (aulas expositivas e massificadas) para um aprendizado mais personalizado. Assim, a mudança enriquece a educação de modo geral, mas traz ainda mais benefícios a um grupo específico de alunos: os estudantes com algum tipo de necessidade especial.

No Centro Educacional CE-403, em Campinas (SP), a tecnologia tem sido aplicada nas aulas de química, física e biologia. Assim, torna o conteúdo mais acessível a quem tem deficiência visual.Além disso, o projeto Tabela Periódica Tecnológica adaptada é uma das iniciativas, e combina impressão 3D e Arduino. Assim, as informações da tabela periódica são emitidas em sinal sonoro por um alto-falante conectado à placa.

 

Já em Florianópolis, um modelo de ensino que valoriza as diferenças tem como  principal estratégia promover a inclusão social na Escola dos Sonhos. A divisão por séries foi abolida e o foco passou a ser a colaboração e a cooperação. O ensino é dividido em núcleos com crianças de idades diferentes (experimentação, investigação, transição, desenvolvimento e aprofundamento). Com isso, permite que cada aluno trabalhe no seu ritmo de aprendizagem.

 

Em Ipatinga, interior de Minas Gerais, os recursos da sala de Atendimento Educacional Especializados ganharam a escola e passaram a ser usados por todos os alunos. Antes, os alunos com deficiência tinham pouca interação com os colegas. Agora, as atividades acontecem de forma integrada ao restante do currículo.

E você, já pensou em como inovar em sala de aula, promovendo a inclusão de alunos com necessidades especiais? Inspire-se em nosso conteúdo e conte-nos suas ideias pelas redes sociais.

Saiba mais sobre como as tecnologias trabalham para a inclusão social e digital. 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades