O que é cultura empreendedora e como estimulá-la na escola

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09/11/2022
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A cultura empreendedora se tem tornado um assunto cada vez mais frequente. Em um mercado de trabalho com constantes transformações, não seria exagero dizer que o futuro é do empreendedorismo.

O aumento do número de startups, o movimento maker e as mudanças na configuração física dos espaços de trabalho são alguns indícios de que o empreendedorismo em suas mais diversas formas é uma tendência para os próximos anos.

E, como não podia deixar de ser, essa mudança impacta diretamente a educação. Em um mundo cuja tecnologia deve fazer grande parte dos trabalhos operacionais no futuro, ser capaz de criar soluções para os problemas fará dos jovens de hoje profissionais de destaque no amanhã.

Diante de turmas nativas digitais, acostumadas desde cedo a ter o conhecimento disponível na palma da mão, a responsabilidade da escola vai se modificando. Uma nova Revolução Industrial, a quarta, só torna a questão ainda mais complexa.

Nesse contexto, faz sentido pensar em estratégias para tornar a escola um espaço que respira educação empreendedora e contribui para formar indivíduos  protagonistas da própria vida, agindo com autonomia e senso crítico, essenciais a essa mentalidade.

Veja os motivos, a seguir, e entenda o que é a cultura empreendedora e como é possível estimulá-la entre os jovens.

AFINAL, O QUE É CULTURA EMPREENDEDORA?

Compreender o conceito da cultura empreendedora integralmente pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia que faça sentido para cada contexto escolar. Ou seja, mais importante que pensar sob qual forma ela será aplicada, é essencial entender quais comportamentos a integram.

Pensando sob esse viés, o termo é definido por um ambiente capaz de estimular as características do empreendedorismo, como iniciativa, autoconfiança, colaboração, criatividade, resiliência e planejamento.

Além disso, a cultura empreendedora se faz presente quando a escola incentiva que os estudantes desenvolvam projetos, sejam pessoais, sejam para a comunidade, ampliando a capacidade de tirar ideias do papel, trabalhar colaborativamente e direcionar sua visão para a resolução de problemas.

Isso só é possível quando o ambiente de ensino enxerga o erro como modo de aprendizado e estimula a perseverança para seguir testando uma ideia.

O QUE A CULTURA EMPREENDEDORA PODE AGREGAR À ESCOLA?

Muito mais do que mostrar a um aluno como criar o próprio negócio, a cultura empreendedora tem a capacidade de fortalecer algumas das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São elas:

Pensamento crítico

A cultura empreendedora pode promover nos estudantes o interesse em entender o contexto do problema de forma mais profunda, levando em consideração que tais informações serão essenciais para sua solução.

Antes de tirar a ideia do papel, esses jovens poderão ampliar sua visão para o mundo, investigando, debatendo e indo além das ideias iniciais.

Pensamento criativo

Uma escola voltada para essa cultura é capaz de estimular a criatividade nos estudantes. Para isso, deve ser um espaço que acolha a diferença, amplie o repertório da turma, estimule o questionamento e a constante inconformação.

Autoconhecimento

A cultura empreendedora implantada nas instituições de ensino também faz com que os educadores reconheçam seus pontos fortes e até sua fragilidade, agindo e atuando diante deles.

Isso porque, visando mobilizar agentes no desenvolvimento de projetos, o jovem deverá entender como pode contribuir para a solução, assim como compreender o que precisa desenvolver com vistas a ajudar em ideias futuras.

Comunicação e argumentação

Um dos aspectos mais ricos da cultura empreendedora é sua capacidade de estimular a colaboração e a mobilização de atores distintos para a resolução de problemas. Na escola, pode ser a chance de os estudantes exercitarem a habilidade de se comunicarem de forma clara e empática, bem como de convencerem as pessoas dos aspectos positivos de suas ideias.

Responsabilidade e cidadania

Uma escola que mobiliza alunos em torno da busca por soluções para problemas reais da comunidade também contribui para que os estudantes entendam a importância da própria ação e da autonomia para a criação de uma sociedade mais justa, solidária, inclusiva e ambientalmente responsável.

Cabe à instituição de ensino a prática de incluir temas complexos do modo mais abrangente e crítico possível. De maneira mais indireta, as demais competências da BNCC também ganham espaço em uma escola que estimula a cultura empreendedora.

Além delas, esse conceito diz respeito a espaços que fortalecem o sentimento de pertencimento, a liderança e a perseverança dos estudantes, bem como é um jeito de criar uma sala de aula marcada pela inovação.

A CULTURA DA INOVAÇÃO

Por falar em inovação, é fundamental lembrar que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e é amplamente discutida no cenário atual. Isso porque estamos online quase todo o tempo, quer para estudar, quer para trabalhar, quer para comprar, entre outras atividades.

Diante desse panorama, os estudantes deixaram de ser apenas espectadores de conteúdo e se tornaram protagonistas do aprendizado – ligado diretamente à Educação Empreendedora.

Criar uma cultura de inovação nas instituições de ensino é necessário, e existem algumas práticas que podem ser implementadas. Se você deseja saber mais sobre o assunto, leia o artigo elaborado pelo CER SEBRAE para falar sobre o tema:

Como criar uma cultura da inovação na escola

3 PRÁTICAS PARA FORTALECER A CULTURA EMPREENDEDORA NA ESCOLA

Você já viu como incluir a cultura empreendedora na escola pode ser importante para a formação de um espaço ideal para o fortalecimento de competências relevantes.

Mas como fortalecê-la na instituição de ensino? Confira 3 caminhos possíveis:

Aproxime a escola da comunidade

Quanto mais presente no dia a dia escolar, mais consciente estará o estudante das questões que afligem o local onde vive. E atenção: ele entenderá que sua atitude pode ser, sim, relevante.

Crie espaços para experimentação

Independentemente da forma escolhida, as instituições de ensino precisam estimular seus alunos a testar suas ideias e a tirá-las do papel. Ainda que essas deem errado, é a chance de fortalecer a iniciativa e a perseverança na turma.

Além disso, tais ações podem contribuir para que a criatividade e a inovação estejam cada vez mais presentes.

Estimule a interdisciplinaridade

Inclua a complexidade da sociedade no ambiente escolar, criando projetos interdisciplinares. Pode ser um modo de mostrar como um mesmo problema é atravessado por diversos fatores – e como uma solução inovadora é justamente aquela que os considera.

O QUE É O REPERTÓRIO CULTURAL NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA?

Agora que você entendeu o que é a cultura empreendedora e como ela pode agregar ao ambiente escolar e ajudar a formar profissionais e indivíduos mais capazes e conscientes para o futuro, é interessante se aprofundar no assunto.

São muitas as manifestações artísticas presentes no mundo, e o Brasil tem uma diversidade cultural muito vasta. Você já pensou na relação entre a arte e a cultura e como elas podem ser aliadas ao ambiente escolar?

A Educação Empreendedora é uma forma de conectar os alunos ao desenvolvimento do repertório cultural, que pode ser utilizado em propostas pedagógicas. Para saber mais sobre um tema, leia o e-book elaborado pelo CER. Clique abaixo.

O repertório cultural na Educação Empreendedora

Como a cultura ajuda no desenvolvimento da Educação empreendedora

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