Afinal, o que é Educação Empreendedora?

Blog Afinal, o que é Educação Empreendedora?

28/10/2022
Compartilhe este conteúdo

Afinal de contas, o que é Educação Empreendedora (EE)? O Empreendedorismo é um tema cada vez mais presente em nosso dia a dia. No ambiente educacional, no entanto, nem sempre esse conceito de educação é tratado com prioridade.

A Educação Empreendedora é uma arma  proposta de educação  poderosa e valiosa para os educadores, sendo um modo eficiente de despertar uma nova mentalidade nos estudantes, promovendo soluções criativas e inovadoras e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e transformadores.

É importante destacar que o Empreendedorismo não é apenas um conjunto de habilidades técnicas, mas também abrange competências comportamentais que, quando desenvolvidas, permitem que os estudantes criem mais valor para o mundo à sua volta.

Usado mundialmente como referência para a Educação Empreendedora, o EntreComp, estudo da Comissão Europeia, afirma que “empreender é agir a partir de oportunidades e ideias e transformá-las em valores para os outros. O valor criado pode ser financeiro, cultural ou social”.

Entende-se, então, que a EE deveria ocupar um espaço mais relevante na grade curricular das escolas. Autonomia, capacidade de aprender, adaptação às situações e proatividade são algumas das habilidades interessantes para se destacar na sociedade. Certamente, essa forma de educação pode ajudar os estudantes a adquiri-las.

https://materiais.cer.sebrae.com.br/lp-ebook-educacao-empreendedora-potencial-transformar-educacao

O QUE É A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA?

O conceito da Educação Empreendedora está ligado a uma ideia inovadora no ensino, na qual se propõe o desenvolvimento de habilidades comuns ao empreendedor.

Trata-se de um processo dinâmico de reflexão, conscientização e aplicação, com o objetivo de transformar conhecimento e experiência em resultados funcionais.

Para ilustrar esse processo, imagine uma discussão em uma sala de aula em que os estudantes avaliam sua escola ou sua comunidade e, com base nisso, pensam em soluções para transformar esses ambientes e agregar à comunidade.

A Educação Empreendedora desperta nos estudantes a atitude empreendedora, dando a eles a oportunidade de avaliar e repensar o espaço em que vivem, transformando-os em agentes de transformação.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA ESCOLA

A grade curricular básica, que inclui Matemática, Português e Física, por exemplo, é fundamental para a formação dos estudantes. No mundo em que vivemos atualmente, no entanto, o Empreendedorismo tem lugar de destaque e deveria ser uma prática mais difundida nas escolas.

O mercado de trabalho exige muito mais do que fazer contas ou redigir um bom texto e requer uma formação mais abrangente e multidisciplinar. Deixar a escola pensando como um empreendedor fará a diferença na vida profissional do estudante, que terá mais possibilidades de se destacar.

Atualmente, o mercado de trabalho é carente de habilidades como:

  • Otimismo
  • Disposição de correr riscos
  • Sabedoria para lidar com imprevistos
  • Proatividade
  • Capacidade de resolver problemas

O contato com a Educação Empreendedora na escola é fundamental para que essas habilidades sejam trabalhadas desde cedo, preparando os estudantes tanto para a vida quanto para o mercado de trabalho.

AS VANTAGENS DO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

A grade curricular do sistema de educação brasileiro seguiu o mesmo padrão por muito tempo, criando poucos estímulos aos estudantes. Com a reforma do Ensino Médio, esse cenário pode mudar.

A chegada da Educação Empreendedora na escola beneficia o aprendizado. Continue lendo e entenda como.

ESTIMULA A CRIATIVIDADE

A Educação Empreendedora estimula a criatividade dos estudantes, despertando a busca de soluções para os desafios do cotidiano e fazendo-os enxergar oportunidades em situações antes vistas como um problema.

No mercado de trabalho, soluções inovadoras para os obstáculos do dia a dia do negócio são frequentemente procuradas pelas empresas.

PROPORCIONA AUTONOMIA

A autonomia, capacidade de tirar as ideias do papel ou liderar uma empresa de forma independente, é uma das competências de maior destaque entre os grandes empreendedores.

Trabalhar a Educação Empreendedora nas escolas desperta essa habilidade nos estudantes desde cedo, agregando ao desenvolvimento profissional.

APRIMORA AS HABILIDADES

O Empreendedorismo na escola requer mais do que conhecimento técnico dos profissionais, exigindo também habilidades comportamentais, as chamadas “soft skills” – leia mais a respeito clicando aqui.

Um bom empreendedor tem boa comunicação interpessoal, é autêntico e sabe liderar e ter empatia. Essas são habilidades fundamentais para empreender em um mercado cada vez mais competitivo.

As diferentes dinâmicas e metodologias relacionadas à Educação Empreendedora  proporcionam o aprimoramento dessas habilidades, criando boas perspectivas de futuro para os estudantes.

CULTURA EMPREENDEDORA

A EE propicia a cultura empreendedora, transformando o ambiente em um espaço que estimula as características do Empreendedorismo, como a iniciativa, a autoconfiança, a colaboração, a criatividade, a resiliência e o planejamento.

Para isso, a escola pode incentivar a criação de projetos pessoais ou escolares, objetivando o desenvolvimento da capacidade de tirar ideias do papel, trabalhar de forma colaborativa e ter uma visão voltada à resolução de problemas.

Colocar essas ações em prática certamente traz muitos benefícios não apenas para os jovens, mas também para a sociedade como um todo.

OPORTUNIDADES CRIADAS

A Educação Empreendedora tem o poder de possibilitar que pessoas de todas as classes socioeconômicas tenham acesso a oportunidades, já que todos podem aprender e ser estimulados a pensar de maneira inovadora.

Abordar o Empreendedorismo no ambiente escolar estimula a confiança dos estudantes, fomenta a economia e é uma aliada de destaque na luta pela justiça social.

A importância das metodologias ativas na Educação Empreendedora

IMPLEMENTANDO A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA SALA DE AULA

Para colocar a Educação Empreendedora em prática na sociedade, é fundamental ir além do conceito nas escolas, estimulando que os estudantes apliquem os conteúdos em sala de aula e motivando a exposição de suas ideias.

Um ponto de partida é incentivar a busca pela solução de problemas pensando no enfrentamento de questões vividas pelos jovens no dia a dia, na escola, na rua ou na cidade em que vivem.

Algumas dicas para colocar essa ideia em prática:

  • A promoção de rodas de conversa em que os estudantes exponham os problemas que enxergam dentro e fora da escola.
  • A valorização das ideias trazidas pelos estudantes e pelo educador.
  • O incentivo ao protagonismo do estudante por meio da cultura maker.

PREPARANDO A ESCOLA

Para diversificar as experiências dos estudantes, é importante que o corpo docente esteja preparado para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, propondo atividades que estimulem a criatividade e a autonomia.

Também é recomendado que os estudantes busquem feedbacks sobre suas ideias a fim de que possam identificar erros e corrigi-los. Assim, é possível desenvolver o potencial empreendedor de cada um, enriquecendo o processo de aprendizagem.

CONCLUSÃO

A Educação Empreendedora é um caminho para uma geração focada em inovação. Implementá-la de forma ampla no sistema educacional é um grande desafio, mas sua aplicação é fundamental e pode fazer a diferença no futuro dos estudantes.

É crucial que a escola e o corpo docente estejam atentos às tendências ligadas ao assunto e busquem utilizar a tecnologia para transformar todo esse processo em algo inovador e mais interessante, despertando o engajamento de toda a comunidade escolar.

A prática da Educação Empreendedora não traz benefícios apenas para o ambiente educacional, mas para a sociedade como um todo e para a economia.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades