Você sabe o que é pitch? A estratégia é muito usada por empreendedores, principalmente de startups, no momento de “vender” o próprio negócio. Sua ideia é apresentar resumidamente o produto ou o serviço oferecido e atrair possíveis investidores ou parceiros.
Para fazer um resumo perfeito do negócio, o empreendedor deve ter algumas habilidades. É necessário saber argumentar, sintetizar informações, ter raciocínio lógico e empatia. Essa é a boa notícia para o professor, pois o pitch na educação pode ser uma estratégia eficaz em sala de aula. Além disso, pode ser uma estratégia eficaz para estimular o espírito empreendedor e preparar a turma para os desafios do futuro.
Se você nunca ouviu falar sobre o assunto ou não sabe como utilizar a ideia, continue a leitura!
A situação costuma acontecer mais ou menos dessa forma: o empreendedor possui uma ideia inovadora, mas que carece de investimento ou ainda não foi vendida em larga escala. Para isso, precisa de parceiros ou clientes. O pitch é justamente uma estratégia para apresentar rapidamente e de forma atrativa ideias para esse público.
Esse tipo de apresentação costuma ser extremamente objetivo e contar apenas o essencial. Nele, o empreendedor precisa mostrar a oportunidade que oferece e em qual mercado deseja atuar. Ele também deve apresentar o produto, mostrar suas inovações e, finalmente, dizer o que busca do possível parceiro – pode ser investimento financeiro, sociedade ou fornecimento de matéria-prima.
O foco do pitch é encantar e convencer o parceiro da qualidade do novo produto. Ou seja, os empreendedores buscam causar uma boa primeira impressão.
O pitch na educação pode ser usado como formato para a apresentação de trabalhos ou projetos. Em vez de se apropriar de estratégias tradicionais, o aluno pode ser estimulado a utilizar as premissas do pitch para conversar com colegas e com a comunidade escolar como um todo.
Para isso, o professor deverá ensinar aos alunos suas características e mostrar-lhes exemplos. A boa notícia é que há diversos deles disponíveis na internet.
Se a escola já conta com algum projeto multidisciplinar ou alguma iniciativa voltada para fortalecer o empreendedorismo, também é possível adotar o pitch para envolver a comunidade escolar em torno de uma ideia ou solução.
As vantagens de incluir o pitch na educação são diversas. Além de contribuir para que os alunos estejam familiarizados com essa estratégia tão comum no universo das startups, o professor pode trabalhar uma série de habilidades. Veja:
Além de ser uma oportunidade para desenvolver todas essas características, a adoção do pitch na escola pode ser uma maneira eficaz para colocar a turma em contato com essa importante ferramenta do ecossistema empreendedor.
Ao incluir o pitch no planejamento escolar, o professor prepara seus alunos para uma importante fase que eles viverão no futuro, seja defendendo a própria ideia de negócio, participando de uma entrevista de emprego ou apresentando um novo projeto para o chefe. Ou seja, também é uma forma de colocar o empreendedorismo em pauta e desenvolver habilidades que farão a diferença no futuro.
E aí, já está preparado para adotar o pitch na educação? Descubra também sete maneiras de estimular a autonomia de seus alunos neste post.