Realidade virtual na educação: as vantagens e como aplicá-la em sala de aula

Blog Realidade virtual na educação: as vantagens e como aplicá-la em sala de aula

09/01/2023
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Em um tempo bem recente, era impossível aplicar a realidade virtual na educação. Nos dias de hoje, no entanto, essa tecnologia está cada vez mais presente nas escolas e segue trazendo benefícios para os estudantes.

Desenvolvido desde a década de 1970, quando estudos combinavam o uso de computadores e os sistemas de vídeo, esse recurso já é muito conhecido no universo dos games, mas também vem sendo mais difundido nas salas de aula.

A realidade virtual na educação proporciona experiências mais engajadoras e criativas aos alunos e oferece diversas possibilidades. Neste artigo, você vai entender como explorá-las da melhor forma e como aplicá-la na sua escola.

O que é realidade virtual?

Antes de saber como aplicar a realidade virtual na educação, é importante entender melhor essa tecnologia. Ela é baseada em um sistema computacional que cria ambientes virtuais em que o usuário pode se inserir e interagir com seus elementos.

Para que isso seja possível, essa inteligência trabalha os aspectos sonoros e visuais para que eles simulem uma situação ou um ambiente real, gerando no usuário a sensação de que ele está, de fato, presente em determinada cena ou circunstância.

Uma das primeiras tentativas de trabalhar com realidade virtual ocorreu nos anos 1970, pelo artista digital Myron Krueger, que criou instalações combinando sistemas de vídeo e programação computacional. Na década seguinte, os experimentos passaram a contemplar a interação entre vários usuários, em ambientes virtuais compartilhados.

Os sistemas de realidade virtual são classificados em 4 tipos:

  1. Projeção: o usuário está fora do mundo virtual, mas interage com elementos virtuais.
  2. Realidade aumentada: combina imagens reais e virtuais.
  3. De mesa: o mundo virtual é projetado em uma superfície ou em um suporte no mundo real.
  4. De simulação: dispositivos que fazem com que o usuário tenha a sensação de que, de fato, está dentro do mundo virtual.

Leia também: Metaverso na educação: quais as possibilidades?

Por que utilizar a realidade virtual na educação?

No processo de aprendizagem, é importante que os estudantes não aprendam apenas o conceito, mas sejam capazes de colocá-lo em prática. A realidade virtual é uma oportunidade para que os jovens experimentem ambientes e manipulem objetos que, muitas vezes, não estão ao alcance no mundo real.

Quando utilizada adequadamente, essa inteligência tem o poder de ajudá-los a desenvolver suas habilidades na resolução de problemas e e ampliar sua visão do que foi estudado em sala de aula. Consequentemente, também há um maior engajamento e participação dos estudantes.

E não são apenas os jovens que se beneficiam da realidade virtual. Os professores têm mais liberdade para abordar conceitos complexos, que muitas vezes não são compreendidos facilmente durante as aulas.

Implementando a realidade virtual na educação

A implementação da realidade virtual na educação pode ser realizada de várias formas. Entre as soluções mais populares, estão os óculos de realidade virtual, que podem ser acoplados a um aparelho celular e criar uma experiência imersiva para o usuário.

Uma opção é expandir os horizontes dos estudantes levando-os, por exemplo, para uma excursão ao Museu do Louvre, um passeio pelo fundo do mar ou por civilizações antigas. O Google Expeditions é uma das ferramentas disponíveis para essa experiência.

Uma amostra que pode servir como exemplo é o projeto Apollo 11, da empresa Immersive VR Education. Ele permite que o público vivencie um pouco do primeiro pouso do homem na Lua, valendo-se da perspectiva do astronauta Neil Armstrong.

Para os gestores educacionais que pretendem começar a investir nos óculos virtuais, muitas opções são vendidas a preços acessíveis no mercado. É possível, inclusive, comprar um kit e fabricar os próprios óculos utilizando papelão.

O usuário pode buscar vídeos 360° disponíveis no acervo do YouTube ou mesmo no Google Street View, além de navegar pelas opções de apps e games gratuitos.

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4 outras formas de utilizar a tecnologia em sala de aula

Além dos óculos de realidade virtual, existem outras maneiras de utilizar essa tecnologia para beneficiar os estudantes em sala de aula. Veja abaixo alguns exemplos que podem servir de inspiração para sua escola:

Realidade aumentada

Para atividades práticas, como formação técnica de profissionais ou laboratórios de ciências na educação básica, a realidade virtual pode ser uma aliada. A projeção de objetos em superfícies permite que os estudantes testem possibilidades em um ambiente totalmente seguro.

Isso pode ser importante, por exemplo, para a simulação de situações de risco – como na Medicina, na Engenharia, em Treinamentos de Segurança do Trabalho e até na Aviação – ou a utilização de exemplos que seriam inviáveis, como a projeção do corpo humano em 3D e a “manipulação” de órgãos em uma aula de Biologia no ensino médio.

Projetos Maker

Antes de criar objetos ou produtos, os estudantes podem prototipá-los de forma virtual, entendendo como trabalhar aspectos como design, volume, dimensões, forma e estética antes de partir para a prática, de fato.

Isso permite otimizar o processo de fabricação – já que ele passa por vários testes e simulações antes – e também a desenvolver habilidades ligadas à Programação, tão importante para os estudantes e profissionais do futuro.

Aprendizagem por meio de jogos

Para quem entende do assunto, a utilização dos games para o processo de ensino não é uma novidade. Diversos jogos educacionais abrangem as mais diversas disciplinas e podem acompanhar os conteúdos trabalhados pelos educadores em sala de aula.

Eles estimulam os jovens, prendem a sua atenção e, sem sombra de dúvidas, geram mais engajamento e foco durante o processo de aprendizagem.

Educação em ambientes online

O ensino híbrido é cada vez mais utilizado e, em muitas ocasiões, as aulas presenciais não são uma opção. Algumas ferramentas disponíveis proporcionam o encontro virtual entre professores e estudantes, que podem interagir em ambientes próximos aos da sala de aula.

Computadores, smartphones e tablets podem ser utilizados, mas essa experiência pode ficar ainda mais completa com o uso de dispositivos de realidade aumentada, por exemplo.

Além da realidade virtual na educação…

Seja qual for a aplicação escolhida para as suas aulas, o mais importante é perceber que a realidade virtual na educação potencializa a aprendizagem personalizada, uma vez que cada aluno tem uma experiência totalmente diferente com o ambiente virtual ou os objetos projetados.

Isso vai exigir também que você, professor, coloque-se como um facilitador das experiências individuais, guiando os estudantes e estimulando-os a fazer os próprios percursos e as descobertas ao longo do caminho.

Outra tecnologia que promete revolucionar e deixar a Educação ainda mais personalizada é a tendência dos Wearables ou as Tecnologias Vestíveis, objetos que utilizam a “Internet das Coisas” para se comunicarem entre si, coletar dados e transformá-los em informações úteis ao nosso dia a dia.

Entenda melhor, neste post, o que é esse conceito e como ele pode ser levado às suas aulas, potencializando a aprendizagem. Clique aqui.

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