8 dicas sobre a educação na Finlândia, que incentiva a cultura empreendedora

Blog 8 dicas sobre a educação na Finlândia, que incentiva a cultura empreendedora

17/05/2016
Compartilhe este conteúdo

A Finlândia é uma das referências mundiais em igualdade educacional, alta qualificação de professores e atualização de currículo escolar. É de lá que vem oito dicas práticas que podem facilitar o trabalho em sala de aula e melhorar o aprendizado nas instituições, apesar das diferenças com o sistema educacional brasileiro.

1- Faça uso de projetos

Projetos elaborados por alunos buscando a solução de algum problema previamente estipulado estão ganhando protagonismo no ensino finlandês. Além de deixar para trás a aula tradicional, os projetos deixam as matérias mais interativas e faz com que os próprios alunos coloquem a “mão na massa”. Esta metodologia, de aprender além do conteúdo convencional, é chamada de “problem-based learning” e “project-based learning” (ensino baseado em problemas ou projetos).

2- Incentive a produção de conteúdo pelos alunos

No Brasil, geralmente, é o professor quem prepara aula, expõe o conteúdo e corrige os exercícios. A ideia aqui é dar mais espaço e protagonismo ao aluno, para ele desenvolver projetos e avaliar resultados de algo que realmente o interesse.

3- Repense o papel da avaliação

No método educacional tradicional, a avaliação é utilizada para medir o conhecimento do aluno sobre determinado assunto. Porém, ela deixa de fora alguns critérios como a capacidade de aplicação da aprendizagem e o empenho, por exemplo. Neste contexto, de realização de projetos, há espaço para a autoavaliação, a co-avaliação – em que os alunos avaliam uns aos outros – e, por fim, a avaliação do grupo feita pelo professor.

4- Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia não deve ser a parte central no processo de aprendizagem e não substitui de forma alguma o professor. Mas ela pode servir de ferramenta do educador e estimular a participação dos estudantes. Ao invés de proibir o uso dos celulares, os professores podem, por exemplo, usar aplicativos que estejam relacionados ao conteúdo da aula. Isso torna o processo de aprendizado mais interessante.

5- Desenvolva habilidades do século 21

Além das disciplinas tradicionais, as aulas podem ser mais focadas no desenvolvimento de habilidades dos alunos, não apenas na assimilação de conteúdos. Uma opção é aprimorar características como a comunicação, o pensamento crítico e o empreendedorismo, por meio da atitude empreendedora. Isso, automaticamente, inverte a postura passiva dos alunos e os coloca em um papel ativo.

6- Promova intervalos mais frequentes

No caso da Finlândia, as aulas são de 45 minutos, seguidas de um intervalo de 15 minutos. Essa “folga” tira a tensão dos alunos e professores e aumenta a produtividade.

7- Conecte os alunos ao mercado de trabalho

Conciliar os projetos feitos em sala de aula com empresas parceiras é um modo de aumentar a conexão dos alunos com o mercado de trabalho. A vantagem disso é que o aluno vê sentido prático e profissional no que está aprendendo. Além disso, esse método desenvolve habilidades práticas de organização e comunicação.

8- Interaja mais

Ter um corpo docente comprometido a um processo de aprendizagem que coloque o aluno em um papel protagonista é fundamental. Os professores devem estar conectados ao conceito de empoderamento e as habilidade e limitações de cada um. Para isso, é fundamental que promovam atividades de interação direta com os alunos

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades