Os desafios do professor na atualidade e como superá-los

Blog Os desafios do professor na atualidade e como superá-los

27/10/2021
Compartilhe este conteúdo
Os professores sempre enfrentaram desafios na sala de aula. Um exemplo bem cabível neste contexto é a volta às aulas. Os estudantes, no primeiro dia, ficam entusiasmados para rever os amigos, os colegas. Assim, a sala de aula vira um alvoroço de alegria, com conversas paralelas, principalmente contando as experiências de viagens, dentre outros assuntos.
Os desafios, nesse sentido, são intensamente rigorosos, ainda mais agora por causa deste episódio pandêmico causado pela Covid-19. Em virtude deste triste cenário, o exercício da profissão do professor requer, além de tudo, responsabilidade. Dado que os principais objetivos dessa profissão é formar cidadãos críticos, ou seja, aptos a ingressar no mercado de trabalho com responsabilidade e que saibam conviver em sociedade.
Por conseguinte, o professor, ainda mais neste contexto atual, deve ter habilidades para estimular os estudantes de maneira mais personalizada, serena, criativa e sobretudo empática.
Mas, afinal, quais são os desafios mais urgentes que esse profissional precisa enfrentar a fim de que suas atividades tenham sucesso?
Tempo escasso para as atividades pessoais do professor
Como hoje em dia o tempo é sublime na vida das pessoas, na do professor não é diferente, pois esse profissional precisa organizar e distribuir suas atividades perfeitamente.
Um fator que contribui vorazmente para essa falta de tempo, conforme postula Amanda Viegas, em Bem-Estar do Professor, é o baixo salário do docente. Isso posto, infelizmente, é necessário aumentar o turno das aulas e até mesmo se responsabilizar por outros cargos como a coordenação, por exemplo.
Essa profissão, portanto, não é valorizada o suficiente, tampouco bem remunerada para que esse servidor possa fazer um serviço de qualidade, restringindo-se a poucas turmas de salas de aula.
Diante desse cenário, melhorar a gestão de tempo é primordial para que o professor não perca sua saúde mental, fator importantíssimo em se tratando da qualidade de vida nestes tempos difíceis e cada vez mais desafiadores.
Atender personalidades distintas no decorrer da carreira do professor
Hoje se fala muito de Educação Empreendedora na escola. Essa, por sua vez, valoriza o aprendizado do estudante de forma individual. Nesse sentido, o CER Sebrae ressalta que a educação em questão é direcionada a ele de forma peculiar.
Nessa vertente, o professor depara-se tanto com educandos entusiasmados quanto com alunos pouco ou nada interessados. E, com isso, o professor, mediante o ensinar empreendedor, com formação continuada, precisa atrair a atenção deles para que tenham interesse pela aula com “maior engajamento na realização de atividades e maior participação durante as aulas”, conforme diz Amanda Viegas.
A tecnologia digital aliada ao ensino contemporâneo
Obter a atenção do estudante desde o início até o final da aula, atualmente, é desafiador ao docente. Os educandos encontram-se cada vez mais entediados e ansiosos para ouvir o sinal, seja para o intervalo, seja para ir embora para utilizar o aparelho celular, o tablet, o notebook, o videogame e outros.
À vista disso, o professor pode se aliar a essa tecnologia para beneficiar as suas aulas. Hoje, tem-se o mundo nas mãos através de um celular, e isso pode ser bastante explorado pelo educador em todas as disciplinas. E, como a atração dos estudantes pela tecnologia é imensa, isso pode ser um grande motivador no que diz respeito à aprendizagem deles.
Outra estratégia atraente é a gamificação, uma vez que os professores podem criar estratégias de jogos em sua aula, como, por exemplo, apostas, competições, premiações, instigando o educando a tomar decisões diante de uma postura ativa. Essa gamificação pode ser elaborada com recursos digitais ou sem eles.
Interessante também é mencionar que alguns aplicativos educacionais vão ao encontro do interesse desses estudantes e também facilitam a vida do professor em relação ao tempo gasto para administrar as disciplinas. Sob essa ótica, a Prova Fácil, em seu artigo: 10 principais desafios dos professores descreve os mais utilizados:
  • ABC Educação: cria um banco de dados focando comportamentos e atividades dos alunos. Acompanha o tempo das atividades e auxilia o aumento da produtividade.
  • iSpeech: Os textos são reproduzidos por sons através de áudios. Perfeito para o ensino infantil, com público-alvo de crianças na faixa etária entre 3 e 7 anos.
  • Every-day Speech: essa ferramenta é muito favorável para desinibir crianças tímidas e introvertidas.
  • Prova Fácil: auxilia o educador na elaboração de provas e também na correção e revisão automáticas. Assim, melhora o tempo de trabalho dele e instiga o educando valendo-se de atividades contínuas.
Portanto, tal tecnologia tem como foco favorecer a revolução na sala de aula porque esses aplicativos capacitam os estudantes para o desafios do cotidiano educacional, como prestar um vestibular ou Enem e até mesmo visando ingressar no mercado de trabalho.
Os aplicativos facilitam o diálogo entre escola e responsável pelo estudante
Em razão dessa vida moderna, os pais ou os responsáveis pelos educandos estão cada vez mais afastados do ambiente escolar. Com isso, alguns aplicativos facilitam a conversa entre pais e responsáveis e ainda permitem que os pais acompanhem o andamento estudantil de seus filhos. Essa comunicação é bastante favorável entre os envolvidos por ser em tempo real. Eis os aplicativos a seguir:
  • Escola em movimento: é a comunicação em tempo real via mensagem de texto ou arquivos multimídia. Ele pode compor a gestão escolar e ser personalizado.
  • Remind: pode optar por escolhas para receber uma notificação, seja por telefone, seja por computador, seja por e-mail. Esse aplicativo é interessante porque tem a opção de criar grupos para os pais se comunicarem e até traduzir mensagens para outros idiomas.
  • ClassApp: tem como função organizar a comunicação entre pais a vários setores do ensino. Caso queiram, por exemplo, falar com a diretoria, esta recebe a mensagem em tempo real;para isso, basta configurar o app.
  • EduqMais: tem sua função direcionada para sugestões de atividades extraclasse para ampliar as habilidades socioemocionais.
Esses aplicativos melhoram significativamente as reuniões de pais, visto que muitos não podem comparecer à escola por algum motivo e ainda mais neste contexto pandêmico, em que o isolamento social se faz necessário!
Professor, os aplicativos podem ajudar nas suas tarefas
Os desafios na educação a cada dia se tornam, portanto, mais fáceis de superá-los por causa da tecnologia. Logo, se souber usá-la com disciplina e criatividade para lidar com essa nova realidade, o professor terá sucesso em sua carreira.
Para tal, ele deve contar com um banco de questões inteligente ao elaborar uma atividade ou uma prova. E que realmente auxilie o educando na aprendizagem; em outras palavras, criar uma educação mais personalizada.
Com o propósito de se contextualizar com o planejamento de aulas direcionadas às dificuldades de cada estudante com o auxílio da tecnologia digital, acesse o CER Sebrae!

Mês dos Professores

No mês dos professores o CER Sebrae preparou conteúdos exclusivos para que você continue inovando nas aulas e transformando vidas. Venha se inspirar! Esperamos que goste e volte sempre para conferir as atualizações.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades