Para ficar fera: conheça 8 canais de YouTube sobre empreendedorismo

Blog Para ficar fera: conheça 8 canais de YouTube sobre empreendedorismo

23/04/2020
Compartilhe este conteúdo

O YouTube é um dos aplicativos mais acessados hoje em dia. Um fiel companheiro dos momentos de lazer, mas também de trabalho e de estudo.

Ele pode ser utilizado em diversos momentos – quando se está em deslocamento, realizando alguma tarefa manual, atividade física ou mesmo concentrado em estudar.

Existem diversos canais com conteúdos riquíssimos e de fontes seguras que podem ser úteis no dia a dia. Mas, por ser um canal bastante democrático, em que há espaço também para amadores e aventureiros, vale a pena procurar por fontes confiáveis.

É um dos meios de pesquisa bastante populares entre os estudantes. Conhecer e acompanhar canais relevantes pode contribuir para uma aproximação entre os jovens e os professores.

E, para ajudar você nessa seleção, separamos uma lista com canais para ampliar o seu repertório sobre Educação Empreendedora. São canais variados, com opções para se inspirar, formar, conhecer mais sobre Empreendedorismo e até mesmo indicar aos estudantes.

CER Sebrae

O canal do CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora – é uma iniciativa do Sebrae para produzir e compartilhar conteúdos, estudos, pesquisas e ferramentas para apoiar professores, comunidade e escolas a favor da Educação Empreendedora.

O intuito é disseminar conteúdos de qualidade, seguros e confiáveis sobre a Educação Empreendedora. É uma forma de facilitar o cotidiano dos professores.

São vídeos sobre educação empreendedora, tendências no mundo da educação, metodologias, BNCC e dicas de conteúdo para trabalhar diariamente. Desde dicas sobre conteúdos para  apresentar em sala a webinários sobre metodologias. Vale a pena acompanhar!

Canal Futura

O canal Futura trouxe para o Youtube conteúdos sobre educação e cultura, que tradicionalmente já eram veiculados no canal de televisão. Com a missão de oferecer entretenimento e conhecimento útil.

Lá você vai encontrar dicas de livros e leituras para você e para ser aplicado em sala de aula, discussões sobre ENEM e temas relevantes para o universo da educação, e documentários, entrevistas e outros formatos de conteúdos sobre temas de interesse coletivo.

Aliás, é uma boa fonte de conteúdos sobre saúde, trabalho, meio ambiente e cidadania para se trabalhar de forma transdisciplinar a cultura digital – habilidade prevista pela BNCC.

YouTube Edu

Este é o canal do YouTube focado em conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade. É uma boa dica para se inspirar e para compartilhar com os estudantes. São conteúdos em língua portuguesa e para os Ensinos Fundamental e Médio, cobrindo praticamente todas as disciplinas – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

SOMOS Educação

A SOMOS Educação é um grande grupo de soluções educacionais no Brasil, como sistemas de ensino e editoras. No canal do YouTube, é possível acompanhar conteúdos diversos sobre metodologias ativas, tendências, neurociência e educação, além de conteúdos sobre a BNCC e muito mais.

NOVA ESCOLA

A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que trabalha para fortalecer a Educação Básica. Para isso, a Nova Escola produz conteúdo em diversas plataformas digitais com reportagens, formações, planos de aulas e materiais para apoiar os professores e os gestores educacionais brasileiros.

Geraldo Peçanha de Almeida

Este é um canal do Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, psicanalista e pedagogo, em que ele compartilha diversos estudos e experiências com educação. São vídeos variados sobre como desenvolver habilidades específicas em crianças e jovens ou mesmo sobre saúde mental dos professores.

IlustradaMente

É um canal que resume livros clássicos e best-sellers de temas muito úteis ao Empreendedorismo. São vídeos bem objetivos e de fácil acompanhamento.

Além de áudios, são feitos desenhos  – por isso, o nome do canal remete a ilustrações. É uma forma bastante útil de consumir conteúdos resumidos. É uma das maneiras de você, professor, conhecer mais de perto alguns temas recorrentes no mundo do Empreendedorismo.

TED

No canal do YouTube do TED estão reunidas as melhores apresentações do TED do mundo todo. O TED é uma organização sem fins lucrativos que promove conferências regionais temáticas.

Existem muitas palestras sobre o tema Empreendedorismo, sobre Motivação e Desenvolvimento Pessoal. É um modo de acessar conteúdos impactantes, de alta qualidade e histórias inspiradoras.

Para ser convidado a palestrar no TED, há uma rígida curadoria, o que garante elevado nível de confiança.

Por regra, todas as apresentações precisam de ter no máximo 18 minutos, porque, segundo a organização, esse é o tempo ideal para manter a atenção total da audiência.

Já que estamos falando sobre conteúdos para nos inspirarmos, separamos dicas de filmes sobre Empreendedorismo.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades