Para pensar com os olhos: conheça o visual thinking

Blog Para pensar com os olhos: conheça o visual thinking

31/07/2017
Compartilhe este conteúdo

Organizar o pensamento de forma visual é uma das maneiras de estimular o uso do lado emocional e intuitivo do cérebro, abrindo portas para a criatividade. Também conhecida como Visual Thinking, essa prática está presente em um simples rabiscar de papel ou na comunicação de uma ideia por meio de ilustrações. A utilização intencional do Visual Thinking, no entanto, tem ganhado popularidade nos últimos anos e se transformou em uma importante ferramenta de inovação, tanto em ambientes corporativos quanto na área da educação e das artes.

Isso porque o Visual Thinking facilita as novas descobertas, na medida em que estabelece conexões não-lineares e incentiva a rápida combinação e recombinação de variáveis. Outra vantagem é a associação de diferentes elementos como texto, imagem ou ilustração, por exemplo, na hora de se elaborar um pensamento. Na educação, a técnica pode estimular o espírito de equipe e a colaboração, facilitar as pesquisas escolares, montar planos de estudo e incrementar a dinâmica das aulas ou das apresentações de trabalhos.

Embora seja natural para muitos, a habilidade do pensamento visual pode ser desenvolvida. Uma das ferramenta disponíveis para isso é o Popplet, um site que permite o desenho de mapas mentais de forma fácil e colaborativa. A partir de uma tela em branco é possível organizar pensamentos e lições em esquemas visuais, com intervenções em texto, imagem, desenhos e até vídeos – já que o Popplet é compatível com YouTube e Vimeo.

A versão gratuita permite a criação de até 10 Popplets – como são chamados mapas – e pode ser usada em desktop ou em um aplicativo exclusivo para iPad.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades