Peer learning: entenda o aprendizado por pares

Blog Peer learning: entenda o aprendizado por pares

13/03/2020
Compartilhe este conteúdo

Uma das metodologias ativas, o Aprendizado por Pares foi criado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard (EUA). Durante uma aula da disciplina de Introdução à Física, ele tentava explicar aos alunos, de formas diferentes, como se chegava à resolução de um exercício. Conforme prosseguia, verificava que a expressão de confusão e dúvida no rosto dos alunos permanecia: eles não estavam entendendo nada, e isso ao ponto de não conseguirem nem ao menos elaborar perguntas que elucidassem suas dúvidas.

Desesperado, o professor notou que alguns dos estudantes ali presentes haviam conseguido acertar a questão. Então, recorreu a eles. Pediu que os alunos se juntassem aos colegas mais próximos e debatessem a resolução entre si. O que ele viu em seguida foi um completo caos, conforme descreveu numa entrevista concedida ao canal “Serious Science”, do YouTube. Mas, desse caos, a turma saiu entendendo a matéria em cerca de 2 minutos.

Com base nessa experiência, foi elaborada a metodologia de Aprendizado por Pares, que tem a colaboração entre estudantes do mesmo nível de conhecimento como sua prática principal. Neste post, conheça como funciona o Aprendizado por Pares e quais são as suas vantagens para a sala de aula.

O que é Aprendizado por Pares

Desde que Mazur aplicou o método pela primeira vez, o Aprendizado por Pares foi assunto de inúmeros estudos e aplicado em diversas instituições ao redor do mundo, desde o ensino básico até a capacitação de funcionários de empresas.

O consultor de Educação Superior da Universidade de Stanford (EUA), Rick Reis, define o método como o ato de estudantes aprenderem uns com os outros de maneira formal e informal.

O objetivo do peer learning é tirar o foco do ensino da transferência de informação professor-aluno, estimulando o estudante a buscar informações em leituras e discussões em sala de aula.

Estratégia para driblar o “ponto cego”

A maior lição que o professor Eric Mazur tirou da experiência que teve com aquela turma de Física básica foi que um efeito colateral comum do conhecimento é não conseguir mais identificar quais seriam as dúvidas de uma pessoa que está entrando em contato com o conteúdo pela primeira vez.

Em uma entrevista concedida ao Instituto Claro, Mazur chamou este fenômeno de “ponto cego”. “Ou seja, o conteúdo que a gente ensina há tanto tempo parece tão claro para nós professores que não conseguimos entender como um estudante iniciante o aprende. Dessa forma, não conseguimos abordar os equívocos que os alunos têm”, afirmou.

De acordo com ele, é mais fácil para um aluno que aprendeu um assunto recentemente ensiná-lo a outras pessoas porque ele sabe quais são as dificuldades de um iniciante e os erros que esse costuma cometer. E é por isso que o Aprendizado por Pares é importante para o ensino. Essa é uma  forma bastante eficiente.

Outros benefícios do método

Além disso, o Aprendizado por Pares possui outras vantagens, como uma atenção mais individualizada aos alunos, o que não conseguiria ser feito pelo professor sozinho em uma turma grande. O método faz com que os estudantes se sintam responsáveis pelo próprio processo de aprendizagem e fiquem incentivados a aprender a aprender.

Outra característica importante do Aprendizado por Pares é que cada estudante tem a oportunidade de ajudar e ser ajudado, sentindo-se útil e parte de uma comunidade de aprendizado. Os que possuem maior dificuldade comumente ganham suporte emocional dos seus pares, que os incentivam a não desistir; isso porque eles mostram que também tiveram dúvidas para aprender, mas que há solução para isso.

Como aplicar o Aprendizado por Pares em sala de aula

De acordo com Mazur, o método é aplicado da seguinte forma: primeiro, o professor dá aos alunos um conteúdo para ler em casa, antes da aula. Ali, eles provavelmente não vão entender toda a matéria ainda.

Na aula, em vez de ensinar mediante uma aula expositiva, o professor faz perguntas à classe. Essas perguntas precisam ser aquelas que os estudantes costumam fazer após a leitura, e não questões de livros didáticos ou coisas que saíram da cabeça do professor. A turma então ganha alguns minutos para pensar, e logo depois o professor oferece respostas de múltipla escolha. Isso pode ser feito com auxílio dos smartphones, em que os alunos podem marcar a resposta que acharem correta.

Em seguida, o professor pede que os aprendizes procurem alguém próximo que tenha respondido de forma diferente para que possam discutir a resposta entre si. Isso pode ser feito em duplas ou em grupo de até cinco alunos.

Depois disso, o professor refaz a votação. “Se você começa com 30% a 70% de respostas certas, as chances de chegar a 100% na segunda rodada são grandes”, afirma Mazur. Depois disso, se ainda permanecerem dúvidas, elas serão respondidas pelo professor.

O Aprendizado por Pares torna o processo de aprendizagem mais fácil e claro para os estudantes, sendo uma boa ferramenta para implementar em sala de aula como uma metodologia ativa de aprendizado. Confiram também nosso observatório sobre metodologias ativas.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades