Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção: uma ferramenta de transformação

Blog Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção: uma ferramenta de transformação

09/11/2017
Compartilhe este conteúdo

Realizada pela primeira vez em 2016, com mais de 132 mil jovens brasileiros, a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção foi ampliada em 2017: agora o questionário está disponível para ser aplicado, gratuitamente, por escolas e redes de ensino de todo o país. A iniciativa do Porvir e da Rede Conhecimento Social procura refletir sobre o aprendizado promovido nas escolas atualmente e dar voz aos anseios dos jovens em relação ao que esperam da educação.

Para aplicar a pesquisa, voltada para alunos de 11 a 21 anos, educadores e gestores das instituições só precisam divulgar o link de acesso ao questionário online no site do Porvir. Quando o mínimo de 50 respostas é atingido, já é possível solicitar um relatório com os resultados. O site também oferece kits de mídia e comunicação, com orientações para sensibilização e mobilização da comunidade escolar, aplicação do questionário, passo a passo do processo e até divulgação dos resultados.

A primeira edição da pesquisa ouviu a opinião de jovens entre 13 e 21 anos, durante três meses, sobre aspectos como infraestrutura, atividades, alimentação, relação entre alunos e professores, uso de tecnologia, atividades extraclasse, entre outros. Os participantes também indicaram quais aspectos das escolas os fariam mais felizes ou contribuiriam para que aprendessem mais.

Para ler o relatório completo de 2016, clique aqui. No documento, é possível filtrar os resultados por região, rede de ensino, gênero, orientação sexual, cor, idade, o que faz dele ferramenta com informações e insights capazes de transformar a realidade das escolas.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades