Pirâmide de Aprendizagem de Willian Glasser

Blog Pirâmide de Aprendizagem de Willian Glasser

29/09/2022
Compartilhe este conteúdo

Você já começou a ler um livro e sua imaginação o levou para longe? E, mesmo depois de um tempo de leitura, você teve a sensação de que não reteve o conteúdo? A Pirâmide de Aprendizagem de Willian Glasser pode nos ajudar a entender o porquê.

William Glasser (1925-2013) foi um estudioso da área de Psicologia e de Educação, que, com base na Teoria da Escolha, elaborou a Pirâmide de Aprendizagem. Trata-se de um método pelo qual aprendemos e retemos mais o conteúdo à medida que assumimos uma postura mais ativa.

A retenção do conteúdo ocorre da seguinte maneira:

A pirâmide evidencia uma relação direta entre o aumento do nível de retenção do conteúdo e o de envolvimento dos estudantes. Observe que há uma elevação do grau de participação do estudante a cada etapa, isto é, quanto mais ativa a postura do estudante, maior a taxa de aprendizagem.

Para saber como essa metodologia pode contribuir para o seu planejamento didático e entender como aplicar na prática, leia este texto até o final.

Quem foi William Glasser?

A jornada de formação do William Glasser é bastante curiosa! Ele iniciou sua formação acadêmica na área de Engenharia Química e mais tarde acabou se voltando para as áreas de Psicologia, Psiquiatria e estudos.

Em seus estudos, ele desenvolveu a Teoria da Escolha – que trata  da importância da autonomia do estudante no processo de aprendizagem. Para essa vertente, é necessário que o ser humano assuma o controle das suas ações.

O ser humano, segundo William Glasser, pode ser entendido como um aprendiz nato, de modo que o processo de aprendizado é de dentro para fora. Ele ressalta a disposição das pessoas em querer aprender, e isso diz respeito a uma escolha.

Assim, quanto mais ativa e mais centrada no estudante for a metodologia, maior será a capacidade de aprendizado.

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes” (William Glasser)

Esse processo de assimilação de conteúdo de dentro para fora, portanto, será diferente em cada pessoa. O perfil de cada estudante vai impactar o processo de retenção do conteúdo, algo que se aproxima do conceito de aprendizagem adaptativa.

O que é a Pirâmide da Aprendizagem?

A Pirâmide de Aprendizagem é um modelo hierárquico das formas de retenção do conteúdo, apresentado graficamente.

No topo da pirâmide, estão os métodos mais passivos – começando pela leitura –, e, à medida que nos aproximamos da base, temos os mais ativos, como ensinar os outros.

Originalmente, a pirâmide atribui uma percentagem para cada método. Alguns autores fazem ressalvas de que não existe uma pesquisa científica que embasou esse percentual ou que não há comprovação desses números.

Sugere-se uma leitura interpretativa desses valores e da graduação – pode-se pensar se a participação é menor ou maior em determinada atividade e se é possível aplicar mais metodologias ativas.

No entanto, não significa que a leitura, um dos métodos mais passivos, ou a escuta e a observação devam ser excluídas do processo de aprendizado. Todas as formas de aprendizagem devem ser utilizadas.

Vale ressaltar que a leitura pode ficar mais ativa – com o uso de marcações, resumos, mapas mentais. É possível incentivar uma postura mais ativa perante o processo de estudo até mesmo na leitura.

O mesmo vale para a escuta, já que é possível realizar anotações, resumos e questionamentos. A observação também pode ser transformada em conteúdo para a elaboração de textos.

Portanto, uma reflexão que pode ser feita é: como eu posso aumentar o grau de participação do estudante nessa tarefa? Existe alguma forma de tornar a participação do estudante mais ativa?

E em relação  aos estudantes: como eu posso me envolver mais com essa atividade? Como ser mais protagonista do meu processo de aprendizagem?

Como aplicar os princípios da Pirâmide da Aprendizagem?

A pirâmide nos convida a incentivar o protagonismo do estudante e a usar as metodologias ativas.

Algumas práticas podem ser incentivadas, como:

  • debates
  • rotação por estações
  • trabalhos em grupo
  • aulas práticas
  • estudos de caso
  • leituras ativas e em voz alta
  • elaboração de resumos, mapas mentais e grifos com base em leituras
  • uso de laboratórios
  • Sala de Aula Invertida
  • Ensino Baseado em Projetos (EBP)

São muitas as possibilidades visando incentivar uma postura mais ativa dos estudantes.

O professor deve assumir o papel de guia do conhecimento, e não de único detentor  ou fonte de conhecimento.

Separamos duas práticas para detalhar um pouco mais:

Ensino Baseado em Projetos

Todo projeto tem um início, meio, fim e um objeto de estudo. Portanto, é necessário escolher esse objetivo, que pode se vincular a alguma disciplina ou a alguma finalidade – como social, cultural, filantrópica.

O estudante é convidado a se aprofundar na pesquisa do tema, cabendo ao professor indicar métodos de pesquisa e fontes seguras. É responsabilidade também do educador ensinar como distinguir fontes críveis para que o estudante desenvolva mais autonomia e senso crítico.

Em linhas gerais, o estudante terá que responder a uma pergunta motivadora, propondo uma solução, e apresentá-la ao restante da sala.

Sala de Aula Invertida

Na Sala de Aula Invertida, a metodologia ativa também é valorizada. O estudante deve ter contato com o conteúdo de forma autônoma, antes da explicação do professor.

Assim, o aluno, em sala ou em casa, pode acessar algum conteúdo formativo na internet, assistir a algum vídeo, escutar um podcast ou mesmo estudar o próprio material didático.

Provavelmente, desse processo podem surgir dúvidas e curiosidades. A partir disso, o professor pode optar por separar um momento para debater com os estudantes e depois partir para a exposição do conteúdo.

Acesse o infográfico sobre metodologias ativas para se inspirar em mais práticas alinhadas à Pirâmide de Aprendizagem.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades