Como a Educação Empreendedora pode promover a pluralidade em sala de aula

Blog Como a Educação Empreendedora pode promover a pluralidade em sala de aula

03/01/2024
Compartilhe este conteúdo

A diversidade e a pluralidade têm sido reconhecidas como atributos cada vez mais indispensáveis em um ambiente escolar. Não é por acaso, uma vez que as diferentes perspectivas enriquecem não só o espaço, mas também o processo de aprendizagem. 

A Educação Empreendedora é uma abordagem que tem essa valorização das diferentes visões, da inclusão e do respeito como valor inegociável. O acolhimento às manifestações individuais de cada estudante (características, experiências, identidades, ritmos e formas de aprender, etc.) é uma das premissas da abordagem. E isso não somente porque reflete princípios éticos e sociais, mas também pelo fato de a pluralidade ser uma fonte valiosa de inovação e força para o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes. 

É por isso que, com base em diferentes metodologias, atividades e projetos, as práticas de Educação Empreendedora enaltecem e promovem a pluralidade e a diversidade em todas as suas formas – diversidade cultural, étnica, social, econômica, de gênero, de habilidades e outras especificidades que tornam cada estudante um indivíduo único.

Mas e então, em termos práticos, quais são os exemplos de atividades e projetos de Educação Empreendedora que podem ajudar a promover a pluralidade? Continue a leitura e confira exemplos práticos, com orientações detalhadas.

Atividades práticas que geram a pluralidade

Feira de Empreendedorismo Multicultural

Que tal distribuir a turma em 5 grupos, sortear uma região do Brasil para cada um deles e propor que criem um produto ou serviço – inspirados nas características típicas da região – para ser exposto no dia da feira? São muitas as possibilidades: comidas regionais; apresentação de dança, teatro ou música; livros, aplicativos; vestimentas tradicionais; exposição artística e por aí vai! 

Para colocar em prática

Planejamento
  • Defina o tema e o objetivo principal do evento. Neste caso, valorize a diversidade cultural do Brasil e especifique quais serão as habilidades ou as competências trabalhadas (comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, trabalho em grupo, busca de informações, etc.). 
  • Organize as equipes. Distribua os estudantes em grupos e sorteie as regiões. Feito isso, cada grupo deve ser responsável por pesquisar a cultura e a tradição daquela região para definir qual será o produto ou serviço apresentado.
Execução
  • Oriente a criação dos estandes. Entenda com a escola o espaço disponível para a ação, faça as reservas necessárias e direcione os grupos de acordo com os recursos disponíveis. As outras etapas da organização do evento (comunicação, estrutura, horário, etc.) podem ser estruturadas pela própria turma, a depender da faixa etária.
  • Abra para a comunidade escolar. Convide os outros atores da comunidade escolar para participar da feira. Os estudantes devem dar explicação aos convidados  sobre seu produto ou serviço, apresentando-o a todos. 
Pós-ação
  • Provoque a reflexão e discussão. Depois do evento, convide os estudantes para um debate ou uma roda de conversa, em que vão falar mais sobre o que aprenderam, as descobertas feitas e os desafios vividos na feira. 

Produção de podcast que aborde a diversidade

A pluralidade também pode aparecer em diferentes formatos de mídia, inclusive em um podcast – especialmente em um país que se destaca por consumir esse tipo de produto. 

Você pode sugerir à turma que crie um podcast de entrevista em que traga a voz da diversidade: refugiados, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, negros, indígenas, idosos, pessoas de baixa renda, por exemplo. 

Para colocar em prática

Introdução ao projeto
  • Apresente a proposta da atividade e introduza o tema na sala. Explique sobre a importância da pluralidade na sociedade, o porquê de alguns grupos serem marginalizados, a capacidade de ampliar o debate sobre o tema que o podcast traz, etc. 
  • Defina os objetivos, como promover a conscientização social e quebrar paradigmas ou visões estereotipadas. 
Organização dos grupos
  • Estruture os grupos de estudantes e sorteie os temas para cada um deles. Feito isso, designe responsabilidades (ou sugira que eles façam isso entre si) para cada integrante do grupo: entrevistador, produtor, editor, pesquisador, etc., a depender da quantidade de alunos.
Planejamento e preparação 
  • Pesquisa e roteiro. Oriente os grupos a fim de que façam pesquisas sobre a minoria, identifiquem possíveis entrevistados e elaborem um roteiro para a entrevista. Depois, avalie e discuta com eles em cima do que trouxeram – propondo ajustes, se necessário.
  • Agendamento das entrevistas. Forneça recursos para que os estudantes entrem em contato com os possíveis entrevistados e agendem dia e hora para fazerem uma videochamada. 
Produção dos podcasts
  • Durante a gravação das entrevistas, participe com os estudantes e oriente que eles respeitem a privacidade e a sensibilidade dos entrevistados. 
  • Depois é o momento de editar e produzir. Isso pode ser feito por softwares gratuitos na internet ou mesmo por apps com usabilidade intuitiva. O fundamental é manter uma narrativa coerente. 
Apresentação 
  • Organize sessões de audição (como são feitas com filmes, por exemplo) e convide outros professores e estudantes de outras turmas. Os podcasts também podem ser disponibilizados on-line.
Reflexão
  • Depois da produção e da apresentação, convide os estudantes para debaterem sobre os pontos aprendidos, as experiências que vivenciaram nas entrevistas, quais foram os desafios. Também sugira que avaliem criticamente os projetos, entendendo os pontos fortes e fracos do processo de produção. 

Esses dois projetos são ideias amplas que, claro, estão suscetíveis de ser adaptadas de acordo com a faixa etária e os recursos disponíveis na instituição escolar. Pode ser um vídeo em vez de um podcast, por exemplo, ou mesmo uma feira que trabalhe com outros temas (como as raízes da cultura brasileira ou os desafios da comunidade em que estão inseridos). Solte a imaginação e a criatividade! 

Gostou dessas dicas de como promover a pluralidade e quer se aprofundar ainda mais no tema? Acompanhe o CER e tenha acesso aos melhores conteúdos de Educação Empreendedora!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades