Podcasts educativos: 12 indicações para usar em suas aulas

Blog Podcasts educativos: 12 indicações para usar em suas aulas

Compartilhe este conteúdo

Estamos passando por um período bastante desafiador em razão de uma pandemia do novo coronavírus, a COVID-19. Todos os setores estão sendo impactados e com a educação, não é diferente. 

O número de estudantes fora da sala de aula já é superior ao de jovens que seguem indo à escola em todo o mundo, e a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos dias. Por isso, a educação on-line tem sido uma grande aliada das instituições de ensino ao redor do planeta. Aquelas escolas que já haviam passado por uma transformação digital saem na frente, com infraestrutura e metodologia adaptadas para o ensino a distância (EAD). Outras instituições, no entanto, tentam fazer o melhor com o que podem e se têm aventurado nas  videochamadas, na produção de conteúdo para o YouTube, dentre outras alternativas. 

Pensando nisso, o CER preparou uma série de conteúdos especiais para o momento. Nossa intenção é sanar suas dúvidas e oferecer ferramentas visando dar o suporte necessário durante esse período de educação on-line. Esperamos que goste! Boa leitura!

Práticos e interessantes, os podcasts vêm ganhando popularidade no Brasil e no mundo por sua versatilidade. O formato é ideal para ser ouvido no trânsito, em salas de espera, durante atividades domésticas ou em momentos de descanso. E os podcasts educacionais não ficam de fora. Os programetes são ótimas ferramentas de aprendizado e podem ser usados como suporte quer para aulas on-line quer para aulas presenciais.

Por isso, selecionamentos 11 podcasts educativos para que você, professor, enriqueça ainda mais suas aulas. Confira abaixo as opções para os ensinos infantil, fundamental e médio e boas aulas!

Podcasts educativos para ensinos infantil e fundamental

1 Coisa de Criança

Para onde o sol vai quando a noite chega? Por que o mar é salgado? Por que só vemos as estrelas durante a noite? Criado para responder àquelas perguntas mais impossíveis, incômodas e muitas vezes inteligentes feitas pelas crianças, o Coisa de Criança é produzido por um time de pais e profissionais da educação com a intenção de ser um dos podcasts educativos a ser empregado tanto no aprendizado escolar quanto em família.

As explicações lúdicas e fáceis conquistam crianças e  adultos, já que dizem respeito, muitas vezes, a fenômenos da ciência e da natureza. Os programas podem ser ouvidos pelo Spotify, pelo iTunes ou por outras plataformas para podcast pelo sistema Android.

2 Programa Maritaca

Contação de histórias, músicas e brincadeiras. Essa é a tônica do Programa Maritaca, um dos podcasts educativos vencedor do Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), de melhor produção em entretenimento. O podcast foi idealizado por Mariana Piza, que, antes mesmo de ser mãe, percebeu o poder da contação de histórias para engajar as crianças ao observar a reação da filha de seus amigos a um CD infantil. A iniciativa se transformou, primeiro, em programa de rádio e só depois em podcast.

Além de fábulas e outras historinhas fictícias, o Programa Maritaca tem a participação de adultos que contam experiências de sua infância no quadro “Quando eu era pequeno” . Como é o caso do músico André Abujamra, que relata suas invenções com extraterrestres –, e de outras crianças, cantando canções famosas ou contando outras histórias.

Outro destaque é o quadro “Brincadeiras”, em que pesquisadores e educadores indicam recursos educativos e divertidos.

3 Imagina Só

Uma verdadeira experiência sonora. O programa Imagina Só trabalha com músicas, sons da natureza, efeitos sonoros que visam criar experiências imaginativas para as crianças. A produção já está em sua segunda temporada, com episódios curtos e divididos por fábulas.

4 Era Uma Vez um Podcast

Mais um dos podcasts educativos que se dedicam à contação de histórias, Era Uma Vez Um Podcast trabalha com diferentes gêneros: contos de fadas, fábulas, contos internacionais, clássicos e histórias originais.

O programa foi criado por uma mãe que ama contar histórias, a Carol, com o intuito de estimular a imaginação e ajudar as crianças a estabelecer um momento de distração longe das telas. Ouvintes também podem enviar suas histórias para o Era Uma Vez Um Podcast.

Podcasts educativos para ensino médio

5 Presidente da Semana

Embora não seja listado como um dos podcasts educativos propriamente, o Presidente da Semana é um excelente apoio às aulas de História, com entrevistas e registros históricos riquíssimos sobre a trajetória de cada um dos presidentes brasileiros, de Deodoro da Fonseca a Jair Bolsonaro. Produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vizeu, o programa foi criado em 2018, em função das eleições presidenciais. Assim como outros que listaremos a seguir, é dirigido a estudantes do ensino médio ou mesmo do ensino fundamental.

6 Xadrez Verbal

Política internacional, atualidades e História são os focos do Xadrez Verbal e seus episódios semanais apresentados por Matias Pinto e Filipe Figueiredo. Com análises e críticas, eles levam convidados e abrem espaço para o debate. Criado em 2015, Xadrez Verbal já foi considerado uma das melhores produções pela revista Meio e Mensagem e pelo portal Mundo Podcast.

Ótima opção para as aulas de História e Geografia Política, embora possa ser usado de diversas outras maneiras, em disciplinas de Literatura, Filosofia, Sociologia, etc.

7 Mamilos

Polêmicas com leveza. É assim que o Mamilos promete fazer “jornalismo de peito aberto”, em uma referência clara ao meme em que um garoto diz que considera “mamilos” um assunto muito polêmico. Liderado por Cris Bartis e Ju Wallauer, também segue o formato mesa-redonda com pelo menos um convidado a cada programa para debater assuntos como racismo, alimentação, meio ambiente, saúde mental, política, dentre outros. O programa também faz indicações culturais – filmes, livros, séries – e abre espaço para a participação dos ouvintes, uma vez que, segundo as próprias anfitriãs, o objetivo é “criar pontes e não provar pontos”.

8 Fronteiras da Ciência

Único entre os podcasts educativos citados aqui produzido por uma instituição de ensino, o Fronteiras da Ciência é uma criação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A produção já chegou ao seu 400o episódio e trata de temas diversificados: de política à física, de tecnologia à saúde. Embora seja uma criação do Departamento de Física da Universidade, o programa conta com a participação de professores e alunos de outras áreas, como é o caso da direção técnica, que fica a cargo do Departamento de Jornalismo.

9 AntiCast

Apresentado por Ivan Mizanzuki, que também está à frente do premiado Projeto Humanos, o AntiCast era um podcast dedicado inicialmente ao design, à comunicação e à cultura. Atualmente, além de abordar temas variados – entretenimento, política, saúde, dentre outros –, AntiCast virou uma rede de outros podcasts. São 8 no total, incluindo o Salvo Melhor Juízo, produção voltada para profissionais do Direito, que também pode ser uma boa ferramenta para o aprendizado.

10 Escriba Café

Escrito, gravado e produzido por Christian Gurtner, escritor e pesquisador, o Escriba Café é um podcast de História, o primeiro no Brasil (criado em 2005) e também o primeiro em formato storytelling.

A produção já foi eleita duas vezes o melhor podcast do país e ficou entre os melhores do mundo em uma seleção da Deutsche-Welle.

 

11 NerdCast

Com duração média de 90 minutos e divulgado sempre às sextas-feiras, o NerdCast é um dos podcasts educativos voltados para o mundo nerd: games, cinema, ciência e tecnologia. Mas, embora os criadores se aproveitem do estereótipo, a produção é leve e indicada a todos os gostos.

Com 14 anos de história, a produção já tem mais de um milhão de visualizações por episódio e figura entre os programas de maior audiência no Brasil.

Gostou da nossa indicação de podcasts educativos? Descubra também dez sites e apps para aprender em casa, pelo computador, pelo celular ou pelo tablet.

 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades