Por que o MIT é um celeiro de empreendedores?

Blog Por que o MIT é um celeiro de empreendedores?

02/10/2017
Compartilhe este conteúdo

As empresas de ex-alunos do MIT (Massachusetts Institute of Technology, ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts) geram renda de 2 trilhões de dólares anuais. São 25 mil companhias e mais de 33,3 milhões de empregos gerados. Mas por que o MIT é um celeiro de empreendedorismo?

A cultura empreendedora está presente desde as primeiras aulas. Os estudantes são desafiados a criar soluções de alto impacto para a sociedade e ter ideias inovadoras assim que começam.

Segundo Bill Aulet, diretor do departamento de empreendedorismo, no começo, imaginavam que ensinar empreendedorismo era colocar os alunos em contato com exemplos do mundo dos negócios. Por isso, ofereciam palestras regulares com executivos bem-sucedidos.

Mas a verdade é que só se aprende a empreender fazendo. Bill percebeu que existem quatro tipos de empreendedor entre os alunos do MIT:

  • O aluno que está apenas interessado em empreendedorismo, mas ainda não sabe se quer ou não abrir um negócio
  • Quem tem um negócio na família e busca melhorá-lo
  • O estudante que deseja ter uma postura empreendedora dentro de uma grande corporação (o intraempreendedor)
  • E o aluno que quer abrir uma startup

A partir dessa ideia, foi criada uma maneira de ensinar que suprisse as necessidades de todos os grupos. O principal método se baseia na troca de experiências. O MIT tem um centro de empreendedorismo, onde alunos de diferentes backgrounds conversam e ensinam uns aos outros.

Por isso, a educação empreendedora no MIT não se baseia nos professores. Acredita-se que não são credenciais (como um MBA) que fazem de alguém bom professor de empreendedorismo. É preciso passar aos estudantes habilidades que não são exatas, como aceitar o fracasso, ter resiliência e buscar inovações.

Se você quer saber mais, o MIT oferece cursos de empreendedorismo gratuitos pela internet. A maioria está em inglês e alguns em espanhol. Acesse aqui! Na educação a distância Sebrae você também tem acesso a outros cursos sobre o tema. Conheça aqui!

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades