Porque aprender marketing pode fazer a diferença em sua carreira

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.A mercadologia é uma matéria que costuma marcar presença em cursos das áreas de  Comunicação, Administração e Relações Internacionais. Aprender Marketing, porém, é algo em que todo profissional deveria investir, independentemente da sua graduação ou da área de atuação. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), dois em cada cinco brasileiros entre 18 e 64 anos são donos do próprio negócio. Além disso, os jovens (entre 18 e 34 anos) estão na liderança em relação aos novos empreendedores: somam 12,3 milhões de empreendedores atualmente. E a tendência é que o empreendedorismo de oportunidade continue a crescer no Brasil.

Em um futuro cada vez mais empreendedor, não há dúvidas de que aprender marketing pode trazer muitas vantagens para a sua carreira. O marketing digital, por exemplo, tem se tornado grande tendência do futuro. Profissionais autônomos de áreas como Medicina, Odontologia, Arquitetura ou Direito recorrem cada vez mais a estratégias de marketing digital visando marcar presença nas redes sociais, conquistar mais clientes e se destacar no mercado.

Os fundamentos do marketing também ditam bastante os processos empreendedores de uma organização e como ela se estrutura. Isso faz com que o marketing seja importante para engenheiros e contadores, por exemplo, que queiram entrar no meio corporativo. No artigo de hoje, vamos explorar um pouco mais os benefícios de aprender marketing para a sua vida profissional.

Por que aprender Marketing?

O conceito do profissional multidisciplinar tem bastante destaque hoje em dia por ser grande tendência do mercado de trabalho nos próximos anos. Isso em razão de o conhecimento de outras disciplinas complementar as habilidades de um profissional, capaz de executar um papel mais flexível dentro da empresa e de contribuir de forma mais efetiva na elaboração de projetos em parceria com outras áreas.

Um desenvolvedor de software alocado em uma startup precisa entender como o marketing de conteúdo funciona, uma vez que a estrutura de código influencia o ranqueamento. Exemplificando, um jornalista precisa conhecer as mídias digitais do marketing, para entender quais os canais de comunicação ele tem com seu público.

Dessa forma, aprender Marketing é fundamental para quem deseja se tornar um profissional multifacetado, principalmente pela importância que esse setor tem em qualquer empresa. Ele é essencial para pessoas que desejam iniciar um empreendimento e validar um modelo de negócio, para profissionais que gostariam de trabalhar como autônomos e para qualquer um que aspire assumir um cargo de liderança ou integrar times colaborativos e multidisciplinares.

O marketing como um dos pilares do empreendedorismo

A área de Marketing nada mais é do que o setor responsável pelas definições de mercado de um empreendimento. Dessa forma, aprender Marketing se torna fundamental para qualquer empreendedor, tanto para abrir uma startup, uma multinacional quanto um salão de beleza de bairro.

De modo geral, o marketing é responsável por trazer clientes novos e por várias etapas da jornada de compra que o consumidor passa antes de contratar. Assim, toda a estratégia de vendas da empresa é definida pelos canais de comunicação nos quais ela deseja investir, assim como a forma que ela se comunica com seus públicos.

O marketing também é essencial para a fidelização do consumidor. Ele é responsável por compreender se o cliente está satisfeito com o  serviço ou o produto adquirido, além de construir um relacionamento com aquela pessoa.

É válido ressaltar a importância do marketing na otimização da conversão. Mediante pesquisas com os consumidores, é possível não só descobrir como melhorar o produto e o serviço, mas também compreender os pontos nos quais a empresa se encontra fragilizada, fortalecendo-os e ampliando as vendas.

O marketing digital como tendência de mercado

Outro ponto de destaque quando falamos da importância de aprender Marketing é a revolução que vem ocorrendo no meio digital. Precisamos ter em mente que a internet e os mecanismos de busca modificaram o comportamento do consumidor. Uma pesquisa realizada em 2019 pela NZN concluiu que 74% dos brasileiros preferem comprar on-line a comprar de maneira presencial e que 37% fazem compras on-line mensalmente. Isso faz com que estar presente em um meio digital se torne um passo bastante significativo para qualquer empreendimento hoje em dia.

Além disso, o período que as pessoas passam on-line consome grande parcela do seu dia. Uma pesquisa feita pela GlobalWebIndex  estimou que o tempo médio que o brasileiro fica conectado às redes sociais é de 3h 45min por dia. Isso mostra o quão importante é para qualquer profissional produzir conteúdos dirigidos às redes e estruturar um perfil social.

Vale lembrar que o marketing muda em sua forma digital, transformando outros processos da empresa. A competitividade por atenção aumenta, assim como a relação com o consumidor se aproxima. O processo de compra se torna mais extenso, e a empresa precisa lidar com um cliente mais informado e que sabe exatamente o que está procurando. A presença no meio digital altera toda a dinâmica da empresa, o que faz com que seja essencial para todos do time entender como esse universo funciona.

Veja também: como transformar o estágio obrigatório em ferramenta de Educação Empreendedora.

A relação entre aprender Marketing e as soft skills

Os conceitos básicos de Marketing têm como objetivo aproximar a empresa do consumidor, proporcionando uma troca bastante interessante. Isso faz com que ele ajude o profissional a desenvolver duas soft skills fundamentais: a comunicação e a empatia.

O termo soft skills, cunhado na década de 1970, é frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos e agora na educação. Ele é usado para denominar características e habilidades comportamentais de um profissional, com base na forma com que ele se relaciona com outras pessoas e reage a certas situações. Trata-se de habilidades que envolvem a inteligência emocional das pessoas.

A presença de certas soft skills em um profissional normalmente ditam o tipo de emprego que ele pode conquistar e o cargo que poderá assumir. Isso porque, atualmente, as empresas focam em habilidades subjetivas no processo de contratação, assim como nas habilidades técnicas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Gama Academy, em 2017, sobre as soft skills mais requisitadas do mercado, a empatia e a comunicação são duas das seis habilidades procuradas em profissionais. Por esse motivo, mesmo que o seu objetivo não seja iniciar um empreendimento, é fundamental entender os conceitos e aprender Marketing para se destacar no mercado.

Gostou do tema? Conheça também a história de Victor Dornas e como o empreendedorismo está fazendo toda a diferença na vida profissional dele.

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