Prêmio Educador Transformador 2023: inspire-se com os cases vencedores

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09/10/2023
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Como fruto da união do Prêmio Professor Transformador e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Sebrae, surgiu o Prêmio Educador Transformador. Como o próprio nome sugere, o intuito do programa é reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras, valorizando os profissionais envolvidos e inspirando a comunidade escolar pelo exemplo. 

Na primeira edição do projeto – Prêmio Educador Transformador 2023 –, foram 7 vencedores ao todo, sendo um por categoria. A classificação final foi anunciada na Bett Brasil 2023, maior feira de Educação e Tecnologia da América Latina, evento que faz jus à relevância do prêmio. 

Para mergulhar nesse universo inspirador, entendê-lo um pouco melhor e compartilhar práticas empreendedoras e inovadoras, a equipe do Polo CER SEBRAE de Educação Empreendedora   conversou com três dos vencedores. Além de apresentar detalhes dos projetos que renderam a premiação, eles ressaltaram o que a iniciativa significa para eles. Acompanhe! 

Podcast Educacional: Educast IESB, de Antônio Carlos Mariz Junior

Vencedor na categoria Ensino Superior, no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Sobre a ação (depoimento do autor) 

“De um trabalho, transformamos em um projeto. Ele consistia em trazer toda a vivência e experiência educacional que esses alunos tiveram ao longo dos oito semestres e transformar essas experiências no tema do trabalho; depois, roteirizar isso e gravar um podcast como resultado final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O projeto envolveu os estudantes, claro, a equipe do laboratório de áudio (estúdio) e a coordenadora do curso, que facilitou todo o processo. O engajamento foi ótimo; os estudantes, que começaram inseguros, se surpreenderam com os resultados. Já estamos na 4ª edição, com mais de 50 podcasts educacionais gravados.

As competências empreendedoras foram desenvolvidas em todos eles, pois descobriram um universo de possibilidades dentro da área educacional. Muitos enxergaram a possibilidade de se tornarem criadores de conteúdo educacional. Todos saíram com expertise e conhecimento em produção, roteirização, gravação e edição de áudio.”

Junior Mariz não esconde a felicidade que é receber um prêmio como esse e reforça que a vitória é compartilhada. “Fico orgulhoso por inspirar os estudantes a acreditarem no próprio potencial e por impactar positivamente no desenvolvimento humano e social. A iniciativa não é só minha: foram várias pessoas envolvidas no processo, primordiais para cada etapa”. 

O professor fala também sobre a importância que reconhece em projetos como esse. “A Educação Empreendedora oferece uma série de benefícios e habilidades valiosas que vão além do simples ato de criar um negócio. Todas essas possibilidades permitem que o professor estimule a criatividade do estudante, o pensamento crítico, a autonomia, o trabalho em equipe e uma série de outras competências que abrem espaço para criarmos projetos empreendedores dentro da escola. Institutos que valorizam trabalhos como esse dos professores é fundamental para o reconhecimento do nosso trabalho e também para estimular que outros educadores façam o mesmo”, declara. 

São Tantas Emoções, de Elaine Cristina Romanha Pavechi

Vencedora na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), na escola CEU José Saramago 

Sobre o projeto (depoimento da autora) 

“O projeto teve início a partir de um bate-papo com os estudantes, com base em perguntas sobre os sonhos que tinham e quais as perspectivas de futuro. Percebi que encontravam muitas dificuldades em verbalizar suas emoções e que, dentro do processo de ensino-aprendizagem, ocorriam alguns obstáculos na escolarização. 

Assim, começamos a construir a aprendizagem juntos, diariamente, valorizando o conhecimento de cada um, por meio de atividades que trabalhavam a sensibilidade e os estimulavam a nomear as emoções.

Todos os estudantes foram envolvidos no programa: indivíduos com diferentes níveis de aprendizagem, com faixa etária de 32 a 72 anos, homens e mulheres, oriundos do Nordeste, do Sudeste, principalmente Minas Gerais

O projeto também passou pela articulação de políticas públicas e na busca por parcerias que fizessem os alunos se sentirem valorizados. A parceria com o Sebrae-SP, de Osasco, visando promover a Educação Financeira na escola, gerou empoderamento e segurança a fim de que os educandos partissem para confecção de sabão (com a matéria-prima de óleo usado) e cocada caseira, gerando renda extra.

Além disso, no decorrer das aulas, foi percebido que a ausência dos alunos aumentava às sextas-feiras. Dessa forma, foi criada a iniciativa ‘Sextou!’, um momento de alegria e expansão do bom humor, que consistia em jogar confetes e gritar ‘sextou!’ no fim da aula. Fazíamos questão de gravar esses momentos e reforçar que, na sexta-feira seguinte, faríamos outra surpresa.”

Elaine acredita que receber o Prêmio Educador Transformador 2023 foi um divisor de águas em sua carreira, além de colocar a EJA de Osasco em evidência. Ela reforça que tudo foi construído a muitas mãos. “A educação é plural, fez-se em vários saberes e pude contar com voluntários que abraçaram o projeto”, conta. 

A professora também reconhece a importância desse tipo de iniciativa e deixa o seu agradecimento. “Prêmios como esse nos enche de perspectivas positivas, valorização da profissão, visibilidade e reconhecimento. Estar entre os 70 finalistas já nos deu um brilho no olhar; receber o prêmio, então, só mostrou o quanto vale realmente estar na causa”, conclui.

Aproximação do Ensino Técnico às Experiências do Mundo do Trabalho, de Eukennya de Araújo e Silva Pereira Barbosa

Vencedora na categoria Educação Profissional, na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM)

Sobre o projeto (depoimento da autora) 

O projeto nasceu com o objetivo de aproximar o Ensino Técnico à realidade e ao mercado das empresas locais, além da oportunidade de concorrer a um edital de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). 

Isso aconteceu a partir do contato entre os estudantes e atores da ETEPAM e empresas privadas voltadas para a formação técnica, em que tiveram oportunidade de viver propor soluções a desafios reais das empresas. De forma resumida, consistiu no desenvolvimento de novas competências profissionais por meio da aprendizagem com novas tecnologias e por meio da promoção de oportunidades, vivências e novas perspectivas acerca do mundo do trabalho. 

Como professora da base técnica, vi essa chance de atender a uma deficiência latente e recorrente da formação técnica, que é a falta de experiência profissional. Além de poder me desafiar profissionalmente, uni o desejo de suprir essa falta com a oportunidade de conectar os estudantes com profissionais do mercado. 

A educadora comemora o resultado e se sente valorizada por ter a oportunidade de fazer a diferença. “Como professora na Educação Profissional, sinto-me feliz por poder proporcionar mudanças a partir de uma inquietação que se mostrou presente ao longo da minha atuação”, revela. 

>> Confira mais informações sobre o prêmio e conheça a lista dos 7 projetos vencedores: clique aqui e acesse o site

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