O premiado professor de Matemática que inspira alunos com música

Blog O premiado professor de Matemática que inspira alunos com música

04/08/2021
Compartilhe este conteúdo
Nascido em Bogotá e formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o colombiano Federico Ardila, de 43 anos, tem consagrada carreira de professor universitário nos Estados Unidos e se destaca por ensinar sua disciplina, Matemática, utilizando música.
Pela mistura das suas paixões, música e Matemática, o professor já recebeu diversos prêmios, o mais recente concedido em 2020 pela Associação Americana de Matemática (MAA), “por inspirar alunos dentro e fora das salas de aula da San Francisco State University”. Além da carreira de professor, Ardila fundou um coletivo de DJs na cidade de Oakland que foca em música latina.
O professor usa a Matemática como ferramenta de inclusão social, a fim de construir uma sociedade mais igualitária e justa. Busca construir um espaço onde os estudantes se sintam confortáveis, pois muitos deles vieram de comunidades pobres ou são imigrantes, encontrando na música uma forma de criar um ambiente acolhedor.
A área de estudo do professor Federico Ardila é Combinatronics, que relaciona Matemática com coisas cotidianas, com a finalidade de facilitar o aprendizado dos estudantes. Além disso, tem um Projeto de Filogenética, para entender como as espécies evoluem.
Para ler a entrevista na íntegra, acesse aqui.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades