Como incorporar a educação artística no currículo de escolas com pouco acesso às artes? Em Taiwan, a resposta foi transformar as própria escolas em galerias de arte. Por meio de parceria com grandes museus e institutos nacionais e internacionais, o programa Immersed in Creativity, da Fundação Qanta Culture and Education, cria exposições temáticas e itinerantes com foco nos alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
Para isso, são criadas réplicas de obras, que chegam até as escolas de vilas remotas ou ilhas distantes da parte continental de Taiwan. As exibições favorecem o exercício da criatividade e o contato com outras culturas e perspectivas, enriquecendo o currículo escolar e desenvolvendo o pensamento crítico dos jovens. As ‘galerias’ têm de 30 a 50 réplicas de pinturas. Além disso, ficam abertas para visitação dos estudantes e comunidade local por um mês. As instituições recebem, ainda, livros de referência, caderno de atividades e outros materiais de suporte para as aulas.
Como resultado, calcula-se que, em nove anos de programa, mil mostras percorreram mais de 31 mil quilômetros. Isso é suficiente para dar mais de 34 voltas ao redor da ilha.
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