
Você consegue se lembrar de ao menos um professor que marcou a sua memória ao longo dos anos? Esse é um sinal de quão impactante pode ser a relação professor-aluno.
A relação professor-aluno envolve uma série de variáveis, como a manutenção da autoridade em sala de aula, o afeto, o clima de acolhimento e o respeito.
Na aplicação da educação empreendedora, em que se tem como objetivo desenvolver as habilidades empreendedoras, essa relação é ainda mais crítica. Afinal, o professor muitas vezes é uma referência para o comportamento do estudante. E os estudantes podem se tornar espelhos da maneira de agir do professor na forma de se comunicar ou de construir autoridade.
Leia até o fim para saber como cultivar uma relação professor-aluno.
No dia a dia de sala de aula, o professor é quem terá mais contato com estudantes. É como se ele fosse também uma espécie de personificação da escola.
Essa relação envolve a forma de se comunicar com os estudantes, de se relacionar, o afeto, as dinâmicas realizadas em sala e a capacidade de observação e atenção do professor.
Em algumas situações, essa relação será mais horizontal, quando, por exemplo, o professor construir e conquistar a sua autoridade, ou nos momentos mais expositivos. E, em outras, mais verticais, quando, por exemplo, se faz uso das metodologias ativas.
O professor deve construir a sua autoridade de forma respeitosa e ponderada. De maneira a possibilitar também a autonomia dos estudantes.
Isso implica saber manejar os recursos de linguagem, escolher formas mais adequadas de comunicação, conhecer o nível e as individualidades dos estudantes e ter um bom plano de aula. E conseguir se colocar em um papel de medicação – entre o saber e o estudante.
Dessa forma, manter uma boa relação professor-aluno traz impactos:
Detalharemos alguns desses pontos a seguir.
O professor é a representação da escola em sala de aula. Ele é a ponte entre a escola e o estudante. Por isso, uma boa relação professor-aluno pode repercutir nas taxas de matrículas e na retenção de estudantes. De outra ponta, uma relação com ruídos pode estimular a saída da escola e até mesmo o abandono escolar.
O processo de aprendizagem é facilitado quando o estudante se sente acolhido pelo professor e existe um clima agradável.
O estudante pode acabar refletindo a forma como o professor comunica e reage. Por isso, é importante que os professores busquem desenvolver suas habilidades socioemocionais, também conhecidas como soft skills.
Na rotina do dia a dia, pode ser que acabemos deixando de lado essa preocupação. Mas construir uma boa relação com os seus estudantes pode ser uma meta e é algo que pode ser exercitado.
Para te ajudar, listamos alguns passos:
Demonstre interesse genuinamente pelos estudantes, suas histórias e dificuldades. Mostre que você se importa com eles e com o seu desenvolvimento.
Lembre-se: alguns estudantes ficam mais tempo nas escolas do que no ambiente familiar. E, na infância e na adolescência, somos naturalmente mais carentes. Procure demonstrar que se importa com cada um deles.
Aliás, isso será não apenas uma maneira de fomentar uma boa relação, mas também é uma forma de contribuir para o amadurecimento e desenvolvimento psicológico da criança.
Comunicação é uma soft skill, ou habilidade socioemocional, que pode ser desenvolvida e aprimorada. Faça uma autoavaliação sincera sobre a sua forma de se comunicar:
Por fim, é importante ressaltar que os estudantes muitas vezes podem acabar se espelhando em você, por isso, é importante ter atenção à forma como você se comunica e buscar sempre se aperfeiçoar constantemente.
A relação professor-aluno na educação infantil é muito diferente da relação no ensino médio. Na educação infantil, a afetividade pode ser muito mais importante para que as crianças se adaptem com o período de introdução escolar. Já no ensino médio, mostrar a praticidade e aplicabilidade da matéria pode ser mais relevante para manter o interesse e a frequência escolar.
Além disso, dentro de uma mesma idade escolar, cada turma pode ter uma tendência de comportamento distinta. Atente-se às especificidades e seja capaz de se adaptar.
Uma das formas de se manter uma boa relação professor-aluno é mostrando que você se planejou para aquele momento com antecedência e que você é capaz de seguir o plano de aula.
O estudante consegue perceber se você simplesmente improvisou. E isso pode acabar passando uma mensagem de que você não se importa muito com a turma, mesmo não sendo verdade.
Professor não é amigo. Tratar os estudantes com afeto e empatia é muito diferente de simplesmente nutrir uma amizade.
Saiba que a sua relação é profissional e que há uma carga elevada de responsabilidade. É necessário manter a firmeza e a autoridade.
Lembre-se: no espaço de sala de aula, quem define as regras é o professor.
As aulas de educação empreendedora podem ser bastante estimulantes. O objetivo é desenvolver habilidades como autonomia, perseverança, resiliência, comunicação, criatividade, entre outras. Para que isso aconteça, normalmente se fará um uso maior de momentos com metodologias ativas e menores sessões expositivas.
Nesses momentos, manter a disciplina pode ser um pouco mais desafiador, mas nem por isso podemos deixar de lado a preocupação em nutrir uma boa relação professor-aluno.
Compilando tudo que já falamos anteriormente, fizemos algumas dicas:
Nesse plano, busque incluir estratégias de ensino motivadoras, como o uso de recursos pedagógicos variados – como filmes ou mesmo rotação por estação.
Intercale os momentos de aulas expositivas com o uso de metodologias mais ativas.
Desde o início do ano, apresente-se para a turma, estabeleça as regras e fale abertamente sobre o que você espera do comportamento em sala de aula.
É importante que os estudantes conheçam as regras e entendam por que elas existem. É assim que a autoridade é conquistada.
Uma dica é observar a limpeza, a organização, a disposição dos itens, iluminação e a ventilação da sala. O ambiente físico pode repercutir no estado de espírito dos estudantes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em um ambiente que não é muito agradável.
Inclusive, peça ajuda dos estudantes para manter um ambiente ordenado.
A prática de conceder feedbacks pode fazer com o estudante se sinta mais motivado. Reconheça os pontos positivos, valorize o esforço e mostre de forma motivadora o que pode melhorar. Pontue no que ele pode prestar mais atenção e, se possível, dê exemplos.
Preste atenção na sua postura corporal. Nem sempre estamos bem, mas, ao entrar em sala de aula nos dias difíceis, tente deixar a tristeza de lado.
E se precisar de ajuda para fazer o plano de aula de educação empreendedora, acesse nosso guia prático.