Relação professor-aluno na aplicação da Educação Empreendedora

Blog Relação professor-aluno na aplicação da Educação Empreendedora

07/02/2023
Compartilhe este conteúdo

Você consegue se lembrar de ao menos um professor que marcou a sua memória ao longo dos anos? Esse é um sinal de quão impactante pode ser a relação professor-aluno.

A relação professor-aluno envolve uma série de variáveis, como a manutenção da autoridade em sala de aula, o afeto, o clima de acolhimento e o respeito.

Na aplicação da educação empreendedora, em que se tem como objetivo desenvolver as habilidades empreendedoras, essa relação é ainda mais crítica. Afinal, o professor muitas vezes é uma referência para o comportamento do estudante. E os estudantes podem se tornar espelhos da maneira de agir do professor na forma de se comunicar ou de construir autoridade.

Leia até o fim para saber como cultivar uma relação professor-aluno.

Qual a importância?

No dia a dia de sala de aula, o professor é quem terá mais contato com estudantes. É como se ele fosse também uma espécie de personificação da escola.

Essa relação envolve a forma de se comunicar com os estudantes, de se relacionar, o afeto, as dinâmicas realizadas em sala e a capacidade de observação e atenção do professor.

Em algumas situações, essa relação será mais horizontal, quando, por exemplo, o professor construir e conquistar a sua autoridade, ou nos momentos mais expositivos. E, em outras, mais verticais, quando, por exemplo, se faz uso das metodologias ativas.

O professor deve construir a sua autoridade de forma respeitosa e ponderada. De maneira a possibilitar também a autonomia dos estudantes.

Isso implica saber manejar os recursos de linguagem, escolher formas mais adequadas de comunicação, conhecer o nível e as individualidades dos estudantes e ter um bom plano de aula. E conseguir se colocar em um papel de medicação – entre o saber e o estudante.

Dessa forma, manter uma boa relação professor-aluno traz impactos:

  • na aprendizagem;
  • na visão que o estudante tem da escola;
  • no engajamento com o estudo e com a sala de aula;
  • no relacionamento dos estudantes com as outras crianças.

Detalharemos alguns desses pontos a seguir.

1 – Envolvimento com a escola

O professor é a representação da escola em sala de aula. Ele é a ponte entre a escola e o estudante. Por isso, uma boa relação professor-aluno pode repercutir nas taxas de matrículas e na retenção de estudantes. De outra ponta, uma relação com ruídos pode estimular a saída da escola e até mesmo o abandono escolar.

2 – Aprendizagem

O processo de aprendizagem é facilitado quando o estudante se sente acolhido pelo professor e existe um clima agradável.

3 – Relacionamento interpessoal

O estudante pode acabar refletindo a forma como o professor comunica e reage. Por isso, é importante que os professores busquem desenvolver suas habilidades socioemocionais, também conhecidas como soft skills.

Como cultivar uma boa relação com os estudantes?

Na rotina do dia a dia, pode ser que acabemos deixando de lado essa preocupação. Mas construir uma boa relação com os seus estudantes pode ser uma meta e é algo que pode ser exercitado.

Para te ajudar, listamos alguns passos:

1 – Dê atenção aos seus estudantes

Demonstre interesse genuinamente pelos estudantes, suas histórias e dificuldades. Mostre que você se importa com eles e com o seu desenvolvimento.

Lembre-se: alguns estudantes ficam mais tempo nas escolas do que no ambiente familiar. E, na infância e na adolescência, somos naturalmente mais carentes. Procure demonstrar que se importa com cada um deles.

Aliás, isso será não apenas uma maneira de fomentar uma boa relação, mas também é uma forma de contribuir para o amadurecimento e desenvolvimento psicológico da criança.

2 – Busque melhorar a sua comunicação

Comunicação é uma soft skill, ou habilidade socioemocional, que pode ser desenvolvida e aprimorada. Faça uma autoavaliação sincera sobre a sua forma de se comunicar:

  • Falo pausadamente?
  • As pessoas me compreendem sem que eu repita?
  • Consigo variar a entonação?
  • Falo de forma a entusiasmar as pessoas à minha volta?
  • Falo sem pensar, me deixando levar pela raiva?
  • Sou prolixo? Ou consigo transmitir a mensagem com objetividade?
  • Consigo organizar meus pensamentos e falar de forma lógica?
  • Sei a hora de certa de falar e a de ouvir? Ou interrompo as pessoas o tempo todo?
  • Uso a gramática da língua portuguesa corretamente?
  • Sei adequar minha fala conforme o público e o contexto?
  • Sou capaz de escolher bem as palavras?
  • Tenho empatia e sei escolher a melhor forma de abordar um assunto conforme a situação emocional da pessoa com a qual falo?
  • Consigo ser firme e ao mesmo respeitoso?

Por fim, é importante ressaltar que os estudantes muitas vezes podem acabar se espelhando em você, por isso, é importante ter atenção à forma como você se comunica e buscar sempre se aperfeiçoar constantemente.

3 – Conheça o perfil da turma

A relação professor-aluno na educação infantil é muito diferente da relação no ensino médio. Na educação infantil, a afetividade pode ser muito mais importante para que as crianças se adaptem com o período de introdução escolar. Já no ensino médio, mostrar a praticidade e aplicabilidade da matéria pode ser mais relevante para manter o interesse e a frequência escolar.

Além disso, dentro de uma mesma idade escolar, cada turma pode ter uma tendência de comportamento distinta. Atente-se às especificidades e seja capaz de se adaptar.

4 – Tenha um plano de aula

Uma das formas de se manter uma boa relação professor-aluno é mostrando que você se planejou para aquele momento com antecedência e que você é capaz de seguir o plano de aula.

O estudante consegue perceber se você simplesmente improvisou. E isso pode acabar passando uma mensagem de que você não se importa muito com a turma, mesmo não sendo verdade.

5 – Mantenha uma relação profissional

Professor não é amigo. Tratar os estudantes com afeto e empatia é muito diferente de simplesmente nutrir uma amizade.

Saiba que a sua relação é profissional e que há uma carga elevada de responsabilidade. É necessário manter a firmeza e a autoridade.

Lembre-se: no espaço de sala de aula, quem define as regras é o professor.

Dicas práticas para manter uma boa relação professor-aluno nas aulas de educação empreendedora

As aulas de educação empreendedora podem ser bastante estimulantes. O objetivo é desenvolver habilidades como autonomia, perseverança, resiliência, comunicação, criatividade, entre outras. Para que isso aconteça, normalmente se fará um uso maior de momentos com metodologias ativas e menores sessões expositivas.

Nesses momentos, manter a disciplina pode ser um pouco mais desafiador, mas nem por isso podemos deixar de lado a preocupação em nutrir uma boa relação professor-aluno.

Compilando tudo que já falamos anteriormente, fizemos algumas dicas:

1 – Faça um plano de aula

Nesse plano, busque incluir estratégias de ensino motivadoras, como o uso de recursos pedagógicos variados – como filmes ou mesmo rotação por estação.

Intercale os momentos de aulas expositivas com o uso de metodologias mais ativas.

2 – Faça combinados com a turma

Desde o início do ano, apresente-se para a turma, estabeleça as regras e fale abertamente sobre o que você espera do comportamento em sala de aula.

É importante que os estudantes conheçam as regras e entendam por que elas existem. É assim que a autoridade é conquistada.

3 – Cuide do ambiente físico da sala de aula

Uma dica é observar a limpeza, a organização, a disposição dos itens, iluminação e a ventilação da sala. O ambiente físico pode repercutir no estado de espírito dos estudantes. Ninguém gosta de ficar muito tempo em um ambiente que não é muito agradável.

Inclusive, peça ajuda dos estudantes para manter um ambiente ordenado.

4 – Conceda feedbacks e faça elogios sinceros

A prática de conceder feedbacks pode fazer com o estudante se sinta mais motivado. Reconheça os pontos positivos, valorize o esforço e mostre de forma motivadora o que pode melhorar. Pontue no que ele pode prestar mais atenção e, se possível, dê exemplos.

5 – Cuide da sua imagem

Preste atenção na sua postura corporal. Nem sempre estamos bem, mas, ao entrar em sala de aula nos dias difíceis, tente deixar a tristeza de lado.

E se precisar de ajuda para fazer o plano de aula de educação empreendedora, acesse nosso guia prático.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades