Retrospectiva do ano na educação: o que é e como pode ajudar

Blog Retrospectiva do ano na educação: o que é e como pode ajudar

15/02/2022
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Avaliar o ano anterior para desenhar metas e identificar aquilo que não funcionou e em que situação os acertos foram acima da expectativa. Essa análise é fundamental do ponto de vista pessoal e profissional, para que seja possível ter uma visão clara do percurso concluído e daquele que ainda está por vir. É sobre a retrospectiva do ano na educação que falaremos a seguir. Continue lendo!
Roteiro para analisar Plano Pedagógico de 2021
Não existe um modelo único por meio do qual possamos analisar e refletir sobre tudo aquilo que foi realizado ao longo do ano letivo de 2021. Isso depende da sua realidade, se é docente ou gestor, de como o trabalho pedagógico foi planejado e outros aspectos da realidade. Mas existem sim boas práticas que podem auxiliar você nesse importante trabalho.
Uma conversa aberta e sincera com pares e demais integrantes da comunidade escolar pode ajudar a entender o que já não tem espaço na sua escola ou na sala de aula e que tipo de estratégia deve seguir no decorrer de 2022.
Perguntas que norteiam a retrospectiva do ano na educação
Fazer uma autoavaliação e uma avaliação do Projeto Pedagógico ajuda a entender o que precisa melhorar e como está o desenvolvimento dos estudantes diante do que foi enfrentado e realizado.

1. Como foi o ano de 2021 no geral?

Daquilo que foi planejado para o ano, o que foi realmente colocado em prática e quais foram os desafios enfrentados? Foi possível garantir um ensino-aprendizagem efetivo e dinâmico aos estudantes? Algum projeto foi realizado? Se afirmativo, quais seus resultados? O que não “saiu do lugar” e quais ações se mostraram ineficazes?
Um levantamento honesto e claro sobre o que e como foi desenvolvido é essencial para entender os próximos passos. Aquilo que funcionou pode ser ainda mais otimizado, e novas metas e objetivos podem ser incluídos em 2022.
Com base nessa visão geral, parta para as próximas etapas!

2. Como foi o ensino híbrido – ou o retorno ao presencial?

A sua escola manteve o ensino híbrido em 2021 ou focou apenas no virtual? Quais foram os desafios do ensino híbrido e como eles podem ser abordados neste ano? E em termos de possibilidades? Quais delas devem ser aproveitadas?
Entender o verdadeiro potencial de um ensino híbrido é o primeiro passo a fim de que ele seja efetivo e possa ser aplicado às suas turmas. O contexto de cada estudante e instituição deve ser amplamente considerado nessa questão para que a acessibilidade e a inclusão não sejam deixadas de lado, mas é possível adaptar à realidade de cada um.

3. Quais recursos tecnológicos estavam disponíveis?

Foi possível utilizar recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem? Quais deles estavam disponíveis? Será que existem usos dessas tecnologias que ainda não foram explorados ou uma maneira de fazer com que alcancem mais pessoas?
Se nem todos os estudantes têm acesso à internet de alta velocidade, é preciso considerar esse aspecto antes de criar um projeto em que a conexão seja importante. De maneira similar, se a instituição tem condições de adquirir óculos de realidade aumentada, por exemplo, que tal planejar e explorar novas maneiras de experienciar a educação?

4. Quais metodologias foram utilizadas?

Você foi capaz de utilizar metodologias ativas em sala de aula? Como os alunos reagiram a elas? Houve evolução no ensino-aprendizagem?
Reflita sobre as dinâmicas aplicadas e como elas se desenrolaram. Pense em como a resposta dos alunos àquilo que foi implementado pode ser um norte para as tentativas e a implementações em 2022. Pesquise sobre novas formas de colocar o aluno no centro do aprendizado, transformando os docentes em facilitadores e curadores de conteúdo.

5. A comunidade escolar esteve envolvida?

Com a comunidade escolar envolvida, o engajamento dos estudantes e os resultados acadêmicos podem ser transformados. Por isso, reflita sobre como foi o envolvimento de toda a comunidade escolar nos processos pedagógicos de 2021. As famílias participaram de reuniões ou dos projetos? Temas da realidade daquela comunidade foram abordados? Como fazer para que a educação gere melhorias a todos?

6. A Educação Empreendedora foi implementada?

Houve tentativas de implementar a Educação Empreendedora no ano passado? Quais tentativas e como elas se desenvolveram? A resposta foi positiva? Quais recursos foram utilizados?
A Educação Empreendedora é o caminho para formar cidadãos aptos a encarar o novo mercado de trabalho e as dinâmicas sociais da atualidade. Por isso, pense em como criar mais iniciativas dentro desse universo.

7. Quais foram os resultados em termos de aprendizagem?

Qual é o balanço do aprendizado dos estudantes ao fim do ano letivo de 2021? Suas habilidades técnicas e socioemocionais foram aprimoradas? Eles se mostraram mais protagonistas e curadores do próprio conteúdo?
Se, mesmo com a aplicação de metodologias ativas ou o uso de recursos tecnológicos variados, por exemplo, os alunos não demonstraram grande evolução, é preciso repensar o que foi feito e tentar explorar novas estratégias. Afinal, se o objetivo é formar cidadãos mais preparados para os desafios do mundo real, eles é que devem ser a bússola que indicará para onde ir. Que tal tentar conversar com eles e entender o que não os motivou e o que poderia melhorar?
Você, preparado para 2022
Com base nas reflexões feitas valendo-se da retrospectiva do ano na educação, o profissional da educação pode propor novas abordagens e projetos a serem realizados ao longo de 2022.
Desenvolver ações que implementem a Educação Empreendedora ou avancem em termos de atividades propostas com certeza trará benefícios aos estudantes e à comunidade escolar. O desenvolvimento de cidadãos capazes de analisar, questionar, autoavaliar-se e buscar soluções para problemas transforma vidas.
E as possibilidades para dar esses passos são inúmeras. No CER Histórias divulgamos diversos casos reais de todo o Brasil para que você possa desenvolver o pensamento empreendedor em sala de aula. Acesse e comece agora a transformar a sua retrospectiva do ano de 2022 na educação.
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