Como o Roblox pode ser uma ferramenta para desenvolver a Educação Empreendedora

Blog Como o Roblox pode ser uma ferramenta para desenvolver a Educação Empreendedora

29/09/2021
Compartilhe este conteúdo
A pandemia da Covid-19 fez com que educadores e instituições de ensino se adaptassem às tecnologias com aulas remotas. Foi preciso encontrar maneiras de engajar os estudantes com as disciplinas lecionadas.
Ferramentas digitais se tornaram aliadas ao ensino, e os jogos virtuais também foram adicionados às metodologias já aplicadas. Dentro disso, o Roblox vem ganhando destaque, por permitir autonomia por parte dos estudantes, que podem soltar a imaginação e criar as próprias aventuras, já que a plataforma possibilita a criação de outros jogos. Essa é uma das competências que estão alinhadas com a Educação Empreendedora, transformando o jogo em uma ferramenta associada com metodologia.

O que é o Roblox?

O Roblox foi criado em 2004, sendo muito similar ao Minecraft, um jogo muito popular entre crianças e jovens; entretanto tem um viés educativo e ainda mais dinâmico.
Foi desenvolvido pelo engenheiro David Baszucki com o intuito de despertar o interesse das crianças e transmitir a elas conhecimentos básicos de Física. O jogo se popularizou a partir de 2015 e hoje ultrapassa 90 milhões de usuários ativos na plataforma. O limite do game é a criatividade.
Apesar do conceito didático de ensinar Física ao público infantil, o jogo tem outras finalidades que o tornaram popular: os usuários podem construir o próprio mundo.
O Roblox permite que a criança crie o que imaginar, dando autonomia nessa criação e desenvolvimento. Atualmente, a plataforma conta com jogos simples e rudimentares, até games mais complexos.
Outro ponto forte do Roblox é sua simplicidade, não exigindo download ou um hardware potente, podendo ser aberto diretamente no navegador. Para fazer o login, é preciso ter um perfil nas principais redes sociais.
O jogo é gratuito, porém sugere alguns itens disponíveis para comprar. Todas as comunicações são feitas através de chat e passam por moderação, garantindo a segurança dos usuários, especialmente a de crianças menores de 13 anos.

Por que utilizar Roblox na escola?

A ideia original do Roblox é ensinar conceitos básicos de Física. Esse critério já torna o jogo uma ferramenta didática complementar da disciplina, principalmente em tempos de aulas remotas. Entretanto, o Roblox vai além do ensino de Física.
A plataforma permite a criação de jogos e universos, adequando-se a qualquer matéria e objetivo proposto pelo professor.
Outro ponto a salientar: O Roblox possibilita também que a criança desenvolva o próprio universo e o jogo com as ferramentas disponíveis na plataforma. Esse incentivo desperta o interesse para que ela crie jogos cada vez mais complexos, bem como o interesse dos estudantes em aprender programação e promover a cultura digital.
Philip Williams, gerente de Serviços de Biblioteca na UWCSEA East Campus, localizada no Singapura, aderiu ao Roblox após restrições da Covid-19.
Em seu depoimento, ele conta que os estudantes começaram a explorar o motor de Física no jogo, criando simulação de reação em cadeia. Isso ampliou o uso do jogo com as oportunidades de explorar opções de modelagem e implementar scripts básicos que geram efeitos divertidos.
Ainda sobre a experiência com os estudantes, Williams diz que tenta criar uma comunidade na qual os mais experientes trabalham com os novatos, dando sugestões e explorando a plataforma. Sua participação se limita à interação construtiva e a perguntas para que os jovens pensem em problemas mais complexos e em processos criativos.

Roblox na Educação Empreendedora

Uma das principais competências abordadas na metodologia de Educação Empreendedora é incentivar o pensamento inventivo, a criatividade e a tomada de decisões nos estudantes. A plataforma Roblox oferece autonomia para que jovens e crianças criem os próprios jogos e universos como salientado.
Esse estímulo aos processos criativos e ao desenvolvimento se alinha com o empreendedorismo.
As profissões das áreas de tecnologia estão em alta e são o futuro do mercado de trabalho. Utilizando a Roblox na escola, a instituição de ensino, junto com o corpo docente, incentiva o pensamento empreendedor. Os estudantes têm a liberdade criativa para desenvolver os próprios jogos, com mentalidade inovadora e disruptiva.
Criação de clubes para a criação de jogos, eventos como Feira de Ciência e Tecnologia, ajudam no engajamento dos jovens, mesmo remotamente.
Os professores podem utilizar outras ferramentas como lousa digital a fim de explicar tutoriais do Roblox e depois dar iniciativa para que a turma crie de forma autônoma.
Um ponto de atenção é que o acesso à tecnologia e à internet não é de forma igualitária em relação a todos os estudantes. É necessário compreender o contexto da turma e trabalhar com a instituição de ensino para prover de recursos as turmas.
A Educação Empreendedora deve atuar reduzindo o cenário da desigualdade.

Benefícios do Roblox na escola empreendedora

A Educação Empreendedora atua como um fator transformador para futuros desejáveis. Ferramentas como a Roblox só beneficiam e fortalecem o ensino e aumentam o interesse do estudante pela aula. Os principais benefícios da plataforma são:
  • Plataforma majoritariamente gratuita, atuando de forma democrática para que todos os estudantes possam jogar.
  • Liberdade e autonomia para que as crianças desenvolvam os próprios jogos e universos, independentemente do nível de conhecimento em tecnologia.
  • Estímulo do interesse dos jovens em programação e desenvolvimento, isto é, áreas da tecnologia em ascensão.
  • Possibilidade dos estudantes se tornarem criadores de jogos e de ganhar dinheiro dentro da plataforma.
  • Incentivo ao pensamento empreendedor: inovar, ser criativo, ser inventivo e solucionar problemas.
  • Potencial da cultura do videogame aliada ao aprendizado, fazendo com que aprender se torne mais interessante para a criança.
  • União da educação e da diversão, aumentando o engajamento durante as aulas remotas e inovando no formato de ensino.
  • Ampliação drástica das possibilidades de aprendizado.
  • Criação de Clubes e Feiras de Tecnologia, despertando ainda mais o espírito empreendedor nos estudantes.
A Equipe de Educação Roblox oferece apoio aos professores com planos de ensino com a intenção de que possam trabalhar com suas turmas as próprias experiências em 3D e de desenvolvimento. O jogo é compatível com os sistemas Windows, macOS, Xbox One, iPhone e Android.
O Roblox tem diversas vantagens para o estudante e para a metodologia empreendedora. Agora que este artigo explicou tudo sobre o jogo Roblox, conheça outras ferramentas e tecnologias visando melhorar a vida de estudantes e professores acessando aqui.

Mês dos Professores

No mês dos professores o CER Sebrae preparou conteúdos exclusivos para que você continue inovando nas aulas e transformando vidas. Venha se inspirar! Esperamos que goste e volte sempre para conferir as atualizações.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades