Saiba como usar o Minecraft na educação

Blog Saiba como usar o Minecraft na educação

01/06/2020
Compartilhe este conteúdo

Presente na vida de 66,3% da população brasileira — conforme dados divulgados pela Pesquisa Game Brasil (PGB), em 2019 —, os jogos eletrônicos também têm ganhado espaço nas escolas. Em um primeiro momento, logo vêm à cabeça os games como forma de entretenimento, certo?! Entretanto, o que tem acontecido é a implementação dos jogos eletrônicos como ferramenta de ensino. É assim que o Minecraft na educação tem sido utilizado.

Lançado em 2009, o Minecraft é um jogo que permite a criação de qualquer tipo de estrutura no ambiente virtual, utilizando blocos cúbicos. Algo similar ao famoso Lego. Em 2011, o já popular jogo entre os jovens ganhou uma versão educativa. Nesta edição, o game é praticamente o mesmo, porém, com alterações que proporcionam aos professores ferramentas mais didáticas e aplicáveis à sala de aula.

Neste post, aprenda como utilizar o Minecraft na educação e conheça todas as possibilidades que o jogo oferece para deixar as aulas mais interativas e divertidas, de forma que aproxime os alunos das disciplinas ensinadas em sala de aula.

Minecraft na educação: conheça os benefícios

Desenvolvido pela Mojang, empresa sueca, o Minecraft e sua criadora tiveram o potencial reconhecido pela poderosa Microsoft. Em 2014, a gigante americana desembolsou nada mais nada menos que US$ 2,5 bilhões para comprá-los.

Febre mundial, o Minecraft cresce, cada dia mais, entre os jovens. Para ter uma ideia, em maio deste ano, o game chegou à marca de 176 milhões de unidades comercializadas no mundo, ultrapassando o Tetris como o jogo mais vendido da história, segundo dados divulgados pela Microsoft, empresa agora dona do título.

Jogo flexível, que permite a criação de vários cenários no mundo virtual, o Minecraft se tornou uma ferramenta com excelentes recursos educacionais. Levando a tecnologia à sala de aula, os professores podem utilizar o game para estimular nos jovens a criatividade e o aprendizado.

É possível lançar mão da familiaridade que os jovens têm com o Minecraft e as ferramentas interativas do jogo para criar uma experiência dinâmica e, ao mesmo tempo, com conteúdos relevantes de ensino.

 

5 motivos para usar o Minecraft na educação

Confira alguns motivos para utilizar o Minecraft como forma de aprendizado em sala de aula.

 

Possibilita interação

Ouvir, ler e escrever são algumas das ações presentes na sala de aula. Para os jovens, principalmente, essa rotina é algumas vezes cansativa. Por isso, têm sido estudadas alternativas para deixar o ambiente da escola mais leve e divertido a fim de alcançar resultados mais satisfatórios. Com a utilização do Minecraft na educação, os professores promovem a interação entre os alunos e a prática do conteúdo ensinado.

Dessa forma, os alunos podem vivenciar os temas discutidos durante as aulas e também participar ativamente, junto com os colegas, do desenvolvimento de soluções para as questões formuladas pelos professores.

 

Desenvolve a criatividade

Para chegar a soluções diante das questões apontadas pelos professores, os alunos precisam usar a criatividade. O Minecraft permite que sejam criados desde pequenos objetos até construções gigantescas. Vai depender, então, daquilo que for repassado pelos professores aos discentes. Toda a criação é possível no ambiente virtual do game.

Além disso, foi apontado em um estudo experimental realizado pela Universidade Estadual de Iowa, dos Estados Unidos, que jogos como o Minecraft estimulam a criatividade.

 

Coloca o trabalho em equipe em prática

Realizar grandes construções demanda tempo e a ajuda de todos. E é exatamente isso que pode e deve ser trabalhado pelos professores em sala de aula. O Minecraft possibilita que todos joguem juntos em busca de soluções. Com interação, criatividade e trabalho em equipe, os alunos aprendem, planejam e colocam em prática os ensinamentos.

 

Proporciona conhecimento em diversas áreas

Geometria, Matemática, História, Geografia… tudo isso e muito mais pode ser trabalhado pelos professores em sala de aula utilizando o Minecraft. Os blocos cúbicos do jogo permitem a criação de qualquer ambiente. Basta soltar a imaginação e colocar a mão na massa virtualmente.

Por exemplo, em uma aula sobre a Idade Média, os alunos aprendem a teoria e depois podem colocar em prática os conhecimentos no Minecraft. Como isso poderia ser feito? Criando os castelos medievais no jogo e/ou outras construções relevantes durante esse período histórico.

 

Promove aprendizado além da sala de aula

Além de aprender, criar e se divertir na sala de aula com as ferramentas do Minecraft, os alunos podem levar essa prática de utilização do game para o dia a dia em sua casa. Por terem tido uma experiência agradável com os professores e os colegas, os jovens vão ficar estimulados a criar ainda mais objetos relacionados aos temas das aulas.

 

São diversas as possibilidades de aplicação do Minecraft na educação. E, além desse jogo, existem vários outros games que podem ser utilizados em sala de aula. Quer saber mais desse assunto?  Conheça o Observatório especial que fizemos sobre Gamification e o poder dos jogos na educação.

 

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades