Sua instituição de ensino é empreendedora? Descubra com o Radar de Educação Empreendedora

Blog Sua instituição de ensino é empreendedora? Descubra com o Radar de Educação Empreendedora

17/01/2023
Compartilhe este conteúdo

Você já conhece o Radar de Educação Empreendedora e o quanto ele pode agregar para instituições de ensino que têm o objetivo de ser referência em empreendedorismo?

Boas ideias, projetos, disposição e apoio da gestão escolar são alguns passos para desenvolver uma cultura empreendedora no ambiente escolar. É necessário, entretanto, percorrer um longo caminho até que a instituição faça, de fato, a diferença em um ecossistema de Educação Empreendedora.

Além de participar dessa comunidade, é preciso que ela esteja inserida como um ator relevante e capaz de estabelecer conexões e colaborar com os outros agentes desse corpo social.

Continue lendo para saber mais a respeito do Radar de Educação Empreendedora, saiba como utilizar essa ferramenta e se aprofunde nos ecossistemas de EE.

O que é um ecossistema de Educação Empreendedora?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o termo “ecossistema de Educação Empreendedora”. A palavra “ecossistema” vem da Biologia e significa um conjunto de comunidades que convivem em um mesmo local ou região, interagindo entre si e com o meio ambiente, para o equilíbrio do sistema e a autossuficiência.

A instituição de ensino, juntamente com outros atores, compõe o ecossistema e poderá favorecer a implementação da Educação Empreendedora, que pode transformar a forma de pensar, agir, aprender e ensinar. Reconhecemos a necessidade de buscar mais oportunidade, estimular atitudes empreendedoras e o protagonismo, ofertar uma formação autônoma e significativa para os jovens.

É nesse contexto que o Radar de Educação Empreendedora se apresenta como instrumento de apoio para instituições de ensino que buscam o reconhecimento de referência como instituições empreendedoras.

Como funciona o Radar de Educação Empreendedora?

O Radar de Educação Empreendedora é uma ferramenta digital gratuita, desenvolvida para instituições de ensino que têm o intuito de implementar a Educação Empreendedora e de manter uma atuação empreendedora dentro de um ecossistema de Educação Empreendedora.

Tal instrumento apresenta um conjunto de iniciativas e projetos que podem ser realizados pela entidade, com possibilidades e esforços necessários para uma educação que certamente vai transformar o território e a vida dos jovens empreendedores.

Para isso, a instituição de ensino precisa responder a um questionário. Com base nas respostas, ela recebe uma devolutiva que mensura o grau de implementação da Educação Empreendedora e um plano de ação com iniciativas e articulações que podem ser realizadas para fomentar o ecossistema em que a escola está inserida.

Não há uma exigência sobre quem é indicado a responder às perguntas, mas o ideal é que a pessoa escolhida conheça em detalhes as iniciativas da instituição escolar. Na maior parte dos casos, o questionário é preenchido pelo diretor, pelo vice-diretor ou até mesmo por um educador.

A ferramenta foi desenvolvida pelo CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora –, com base na experiência nacional do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) em diferentes regiões e realidades do Brasil.

As cinco dimensões do Radar

O CER entende que cinco dimensões são relevantes para a organização de um cenário ideal de Educação Empreendedora e, por isso, as utiliza a fim de estruturar o Radar. São elas:

Atores

Instituições de ensino, juntamente com outras pessoas e entidades envolvidas, com o propósito de buscar alavancar oportunidades e iniciativas que possam disseminar e internalizar a cultura empreendedora em uma comunidade.

Cultura

É o jeito de ser, pensar e agir de gestores, educadores, estudantes e de toda a comunidade.

Estrutura

Todos os espaços disponíveis dentro e fora da instituição de ensino são capazes de favorecer experiências e um ambiente para a geração e o desenvolvimento de iniciativas e projetos inovadores.

Recursos

São as fontes econômicas e financeiras que poderão viabilizar a realização das ações e dos projetos visando fomentar a Educação Empreendedora.

Políticas Públicas

Representa todas as possibilidades de formalização, articulação e ambiente legal e político que podem favorecer a institucionalização da Educação Empreendedora.

Como acessar o Radar?

O Radar de Educação Empreendedora é gratuito, virtual e simples de ser respondido. O usuário leva cerca de 20 minutos para responder a todas as perguntas. Como dito anteriormente, o ideal é que o profissional escolhido para representar a instituição conheça seus projetos e ações, garantindo um diagnóstico preciso.

Sugere-se que todas as instituições de ensino da Educação Básica e Infantil  utilizem a ferramenta do Radar de Educação Empreendedora. Não é necessário participar de nenhum programa de Educação Empreendedora do Sebrae ou de outra instituição, tampouco estar inscrito em algum deles.

A ferramenta pode ser usada mais de uma vez pela mesma entidade. Por exemplo: caso tenha feito a aplicação em 2020, uma instituição poderá fazê-la novamente quando desejar.

É uma boa oportunidade para fazer uma comparação, mensurar o que mudou e criar novas estratégias que reflitam o atual momento do ambiente escolar.

Além disso, essa é  a edição de um plano de ação para a instituição. Se desejar, a escola pode excluir algum item, fazer a inclusão de novas estratégias, entre outras funções.

Acesse o Radar e responda às questões neste link: https://cer.sebrae.com.br/radar/

Gostou de conhecer o Radar de Educação Empreendedora? Aproveite para mergulhar fundo nesse universo. Conheça também o Termo de Referência em Educação Empreendedora, documento produzido pelo CER com diretrizes para a aplicação do Ensino Empreendedor na Educação.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades