
Conheça o Radar de Educação Empreendedora, uma ferramenta digital gratuita que apresenta um diagnóstico completo para instituições de ensino que buscam ser referência em Educação Empreendedora.
O que é preciso para inovar e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma cultura empreendedora na sua instituição ensino? Boas ideias, projetos, disposição, apoio da gestão escolar, certamente. Mas, tem algo fundamental para que a Educação Empreendedora seja realmente implantada: são os caminhos necessários para que a instituição de ensino possa atuar e dinamizar o Ecossistema de Educação Empreendedora, ou seja, além de fazer parte, é preciso estar inserida como um ator relevante capaz de estabelecer conexões e colaborar com os outros agentes do Ecossistema de Educação Empreendedora.
A inclusão do empreendedorismo como um dos eixos estruturantes dos Itinerários Formativos, apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fez com que gestores educacionais de todo o Brasil buscassem estratégias de inserção da Educação Empreendedora na grade curricular de suas Instituições de Ensino para proporcionar, aos seus estudantes, o desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado, no século XXI, de forma ativa e interdisciplinar.
O termo “ecossistema” vem da Biologia e significa um conjunto de comunidades que convivem em um mesmo local ou região, interagindo entre si e com o meio ambiente, para o equilíbrio do sistema e a autossuficiência. Assim, agentes interdependentes, se conectam para sobreviver e evoluir. Inspirado nesta abordagem, o Ecossistema de Educação Empreendedora se apresenta de forma interligada por cinco dimensões: Atores, Políticas Públicas, Estrutura, Recursos e Cultura com o propósito de fomentar iniciativas que possam ser implementadas para gerar experiências para educadores, estudantes e toda a comunidade.
A instituição de ensino, juntamente com outros atores, compõe o ecossistema, e poderá favorecer a implementação da educação empreendedora que pode transformar a forma de pensar, agir, aprender e ensinar. Reconhecemos a necessidade de buscar mais oportunidade, estimular atitudes empreendedoras e o protagonismo, ofertar uma formação autônoma e significativa para os jovens. É neste contexto, que o Radar de Educação Empreendedora se apresenta como instrumento de apoio para instituições de ensino que buscam o reconhecimento de referência como instituições empreendedoras.
O Radar de Educação Empreendedora é um diagnóstico on-line desenvolvido para instituições de ensino que buscam implementar a Educação Empreendedora e uma atuação empreendedora com toda a comunidade. O Radar apresenta um conjunto de iniciativas e projetos que podem ser realizados pela instituição de ensino, com possibilidades e esforços necessários para uma educação que pode transformar o território e a vida dos jovens empreendedores.
Para isso, o gestor educacional ou representante da instituição de ensino precisa acessar e responder ao questionário do Radar, então recebe uma devolutiva que apresentar a mensuração do grau de implementação da Educação Empreendedora e orientações que poderão direcionar as estratégias e a atuação da instituição de ensino.
A ferramenta foi desenvolvida pelo CER – Centro Sebrae de Referencia em Educação Empreendedora, com base na experiência nacional do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) em diferentes regiões e realidades do Brasil.
As cinco dimensões do Ecossistema de Educação Empreendedora, são consideradas como estruturantes do Radar.
Para cada uma das dimensões, a instituição de ensino recebe um conjunto de orientações, somadas a uma classificação geral do grau de implementação da Educação Empreendedora que poderá ser baixo, médio e alto.
É uma ferramenta digital, totalmente gratuita e rápida simples de ser respondida. É preciso conhecer os projetos e ações da instituição de ensino que serão evidenciados durante o diagnóstico.
O acesso ao Radar pode ser realizado por um representante da instituição de ensino, que poderá ser o diretor, coordenador, especialista, ou um educador. Todas as instituições de ensino da Educação Básica e Infantil podem utilizar da ferramenta do Radar de Educação Empreendedora. Não precisa participar ou estar inscrito em nenhum programa de Educação Empreendedora do Sebrae ou de outra instituição.
Basta acessar e responder ao Radar: https://cer.sebrae.com.br/radar/
Para isso, será preciso reservar um tempo e conhecer a instituição de ensino.
Gostou de conhecer o Radar de Educação Empreendedora? Aproveite para mergulhar a fundo nesse universo, conheça também o Termo de Referência em Educação Empreendedora (colocar link), documento produzido pelo CER com diretrizes para a aplicação do Ensino Empreendedor na Educação.