“Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda”

Blog “Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda”

12/07/2022
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“Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda”: conheça o case de ouro da professora Regiane Meira, do Paraná

Em seis meses, uma média de 500 kg de resíduos reciclados. Esse foi o resultado do projeto “Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda”, da Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, de Campo Largo (PR), que rendeu o troféu “Ouro” na 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação, na categoria “Ensino Fundamental – Anos Iniciais”.

Consciência ambiental

Capitaneados pela professora Regiane Freitas Pereira de Meira, durante um ano, 20 estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental se envolveram, ao lado da docente, no projeto que tinha o objetivo de desenvolver a consciência ambiental dos estudantes.

Os bastidores do projeto

O projeto “Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda” seguiu os moldes do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae do Paraná, que já havia sido aplicado na instituição escolar.

De acordo com a professora, a consciência ambiental estava entre as prioridades, uma vez que, na cidade em que moram, do interior, o caminhão de lixo passa apenas em alguns pontos de coleta. “Muitas famílias queimam o lixo por não terem onde descartar ou acabam jogando tudo na natureza. Conseguimos dar um passo positivo rumo à mudança, plantando uma sementinha de que é possível reciclar quase todo o lixo que produzimos diariamente em nossa casa”, revela Regiane.

Diariamente, nos dias das aulas, os estudantes levavam de casa lixos recicláveis, que passavam a ser armazenados em um espaço da própria escola e a ser vendidos, uma vez por mês, para o caminhão de reciclagem. De acordo com Regiane, o apoio veio de todos os lados. “Além dos pais, que auxiliavam os filhos, limpando e organizando os resíduos para que fossem levados à escola, contamos com outros colaboradores muito importantes para o desenvolvimento do projeto”, relata.

Segundo ela, dois mercados localizados nas proximidades da escola foram parceiros do projeto e deixaram de queimar o lixo reciclável. “Passaram gentilmente a guardar esse lixo para nós. Eu e os estudantes buscávamos os resíduos e, assim, a queima do grande volume de lixo, em especial de papelão e plástico, não aconteceu mais”.

Regiane conta que recebeu com muita satisfação o retorno positivo de uma das donas dos mercados. “Ela disse que ficou muito feliz por deixar de queimar o lixo, pois sabia que isso estava prejudicando a natureza, mas que não tinha outra opção, já que não tinha onde descartar”. Foi aí que a professora constatou que o objetivo do projeto foi atendido: “Ouvir isso dela como professora foi gratificante, porque atingi a finalidade do projeto, de estimular as pessoas a ter consciência do quanto é prejudicial para nós e para o meio ambiente queimar o lixo”, afirma.

O resultado não poderia ser melhor: quase meia tonelada de lixo reciclável que deixou de virar poluente no ar que respiramos e menos plásticos e latas nos rios. De acordo com a docente, o dinheiro arrecadado com a venda do lixo foi utilizado para comprar alimentos e mudas de verduras – uma parte plantada na horta da escola pelos próprios estudantes, e outra levada para a casa dos alunos para plantarem e cultivarem. O alimento comprado e o cultivo de hortaliças nas escolas  fizeram parte do cardápio da feira do “Dia da Família na Escola”. Segundo ela, um dia antes do evento, foi feita  a colheita das verduras e a preparação dos sanduíches naturais e outros alimentos. “As verduras cultivadas em casa foram trazidas e vendidas na feira. Todos os alunos colaboraram e se divertiram”, diz.

O lucro das vendas da feira rendeu à professora e aos estudantes um passeio e um almoço inesquecível na Estância Ouro Fino, parque ecológico em Campo Largo (PR). “Foi muito divertido e gratificante ver a alegria das crianças, uma experiência de vida que vai ficar guardada na memória com muito carinho. Contamos também com a presença de familiares que nos acompanharam no passeio e colaboraram na preparação do almoço”, conclui.

Aprendizados e conquistas que fazem o esforço valer

É fácil perceber como a Educação Empreendedora permeia diferentes partes dessa história, não é?  “Além da diversão, os alunos tiveram a oportunidade de atuar em coletividade, trabalho em equipe, empreendedorismo e, principalmente, refletir sobre consciência ambiental”, pontua Regiane.

O prêmio, claro, é um incentivador. “É um reconhecimento por todo esse trabalho, um incentivo para os estudantes, pois vimos que somos capazes de mudar nossa realidade com pequenas atitudes. Não importa o tamanho dos nossos sonhos, o que importa é a determinação, a esperança, o  companheirismo e o amor pelo que se planeja fazer”, enfatiza.

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