Um tablet em sala de aula – como criar um ambiente de aprendizagem móvel

Blog Um tablet em sala de aula – como criar um ambiente de aprendizagem móvel

23/03/2021
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Com o avanço da tecnologia e sua utilização benéfica para diversas áreas da sociedade, o seu uso em sala de aula é mais do que normal. O aproveitamento de tablets em sala de aula, juntamente com estratégias de aprendizagem em um ambiente virtual, pode proporcionar várias vantagens a professores e a estudantes.
Como veremos a seguir, essa ideia já está florescendo em algumas escolas, e os frutos são bastante visíveis. Isso porque as novas tecnologias estão ficando mais acessíveis. Ou seja, em alguns anos, deverá se tornar muito mais prático e barato utilizá-las em sala de aula.

UM CASO REAL: O USO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZADO MÓVEL EM SALA DE AULA

Ainda em 2011, a escola de Ensino Médio Feliks Szołdrski, da Polônia, implementou tablets na sua educação escolar, tornando-se a primeira escola pública polonesa a adaptar tal tecnologia ao ensino.
A estratégia era empregar aplicativos e ferramentas gratuitas com a intenção de minimizar os gastos e maximizar resultados. Os tablets, aparelhos que ocupam cada vez mais o lugar dos computadores, foram escolhidos por serem mais práticos em relação aos estudantes e por seu fácil manuseio.
Por intermédio deles, os estudantes poderiam acessar um ambiente de aprendizado privado criado pela escola, o qual conteria conteúdos educacionais on-line e ferramentas editoriais. Contudo, mesmo que a tecnologia facilite muito, tudo depende de um trabalho bem organizado.
Então, os professores foram treinados para adaptar suas estratégias de ensino a esse formato. Além de os próprios poderem usar os tablets para a sua gestão escolar.

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E RESULTADOS

Depois do treinamento dos professores, o próximo passo foi selecionar as tarefas que os estudantes realizariam na plataforma, bem como os aplicativos que seriam utilizados. Teve-se de levar em conta aspectos como a capacidade dos estudantes e o tamanho da tela dos smartphones atuais.
Um dos pontos mais vantajosos para estudantes e professores foi a possibilidade de trabalhos extraclasse, assim como o maior consumo de conhecimento por parte dos estudantes. E o melhor é que os aplicativos usados são acessados de forma gratuita, como TED, Khan Academy, Kindle Mobile Reader, Coursera, Feedly, Google Drive, Dropbox, Evernote, Skitch e Moodle Mobile.
O estímulo à troca de informações permitiu uma interação muito fluida entre os estudantes, como também a constatação de que os conteúdos retirados da internet ajudaram a sua percepção durante o aprendizado.

O USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA DURANTE A PANDEMIA

Com as escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, a saída de grande parte das escolas foi continuar o ensino via plataformas digitais. O meio que ainda era pouco usado no Brasil, sendo mais comum nas faculdades do que nas escolas, agora predomina no cenário do país.
É muito interessante pensar no impacto do uso dessas tecnologias, pois, apesar de as aulas presenciais voltarem com o tempo, possivelmente muitas escolas vão passar a trabalhar mais com a tecnologia a fim de complementar o ensino.
Atualmente, significativa parte das famílias brasileiras conta com smartphones que podem ser usados pelos jovens em tarefas e estudos escolares complementares no futuro. O uso de aplicativos pelos professores provavelmente dará uma dinamicidade muito grande ao ensino brasileiro.
Do mesmo jeito que os smartphones, a internet, apesar de ainda registrar enorme dificuldade de acesso no que concerne a uma expressiva fatia da população , está muito mais presente nas camadas mais pobres da sociedade do que no passado, o que traz um mundo de possibilidades aos estudantes.

O YOUTUBE COMO PLATAFORMA GRATUITA E PERSONALIZADA DE ENSINO

Há alguns anos, quando a internet e os smartphones ainda eram um luxo para a maioria dos brasileiros, a maior fonte de informação sobre os conteúdos ministrados em salas de aula eram os professores.
Se um estudante quisesse expandir seu conhecimento sobre um assunto, dependeria da biblioteca da escola. O que, em muitos casos, também não era possível, pela falta de estrutura ou inexistência dessas bibliotecas.
Então, era muito difícil para o estudante se aprofundar em um conteúdo de interesse. Contudo, a situação mudou, e, em sites em meio a internet, especialmente no YouTube, há uma vasta gama de conteúdos que podem ser acessados facilmente.
Se um estudante se interessa por Filosofia, por exemplo, mas tem dificuldades de entender os conceitos, pode pesquisar no YouTube e ver um professor, que pode ser desde um estudioso ocasional até mesmo um doutor no assunto falar sobre o tópico que lhe interessa.
Além disso, livros que antes o estudante estaria impossibilitado de comprar podem ser achados em formato digital pago (com valor inferior ao físico) ou de graça da internet.
Tudo isso favorece o ambiente educacional no Brasil, uma vez que o acesso à informação é extremamente fácil. Através de meios como o YouTube, um estudante da rede pública, que, muitas vezes, tem falta até mesmo de professores presenciais, pode ter uma experiência próxima a um ensino personalizado, que possivelmente só estudantes de uma camada mais alta social poderiam ter.

DESAFIOS DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Apesar de o cenário estar muito mais favorável à utilização de tecnologias no ambiente escolar, ainda há muitos desafios que dificultam sua implementação. Veja a seguir:

Falta de foco

A internet, sem dúvida, é uma aliada valiosíssima na construção do conhecimento na sala de aula. Contudo, ela é também uma fonte de desconcentração para o estudante.
Essa é uma das preocupações dos professores quanto a sua eficácia em sala de aula, ainda mais porque um professor fica responsável por dezenas de estudantes em sala, dificultando sua fiscalização.

Adaptação dos professores

Há muitos professores que estão há décadas dando aula de uma maneira, e, para mudar sua forma de ensino e aprender a usar novas tecnologias, seria, com certeza, extremamente complicado.
Os estudantes, por já nascerem no mundo digital, possuem muito mais facilidade com as novas tecnologias que os professores, e, então, a inabilidade do professor pode ser alvo de conflitos em sala de aula.

Atualização constante

As novas tecnologias de hoje estarão defasadas amanhã. Isso é um fato inegável, visto o imenso avanço tecnológico nos últimos anos. Entretanto, será que o Estado daria conta de manter as tecnologias empregadas nas escolas atualizadas?
Essa é uma pergunta válida, dado que o Estado, não poucas vezes, não consegue nem manter a infraestrutura da escola em bom estado.

Ensino Híbrido

Atualmente, o Ensino Híbrido é uma realidade no Brasil, com muitas escolas e faculdades adotando esse formato até que a situação com a Covid-19 se normalize.
Depois da situação controlada com a vacinação em massa, manter o Ensino Híbrido talvez seja a grande tendência no Brasil, em virtude da sua praticidade. No entanto, fica a questão: será que os meios digitais que estão sendo usados atualmente são realmente eficazes no ensino?
Não há uma única resposta para essa pergunta, já que cada escola está fazendo as coisas de maneira peculiar. Apesar disso, o uso de ambientes de aprendizagem on-line nas escolas, indubitavelmente, será muito mais comum daqui em diante.
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