TCC Startup: conheça a iniciativa que transforma projetos de finais de curso em startups

Blog TCC Startup: conheça a iniciativa que transforma projetos de finais de curso em startups

01/04/2019
Compartilhe este conteúdo

Na graduação, o aluno leva em média dois anos de trabalho para o desenvolvimento de projetos de conclusão do curso, seja em formato de monografia ou de TCC. No mestrado e doutorado, a dedicação é ainda maior para a elaboração da dissertação e da tese, respectivamente. E o que acontece com todo esse conhecimento produzido nas universidades?

Em geral, é encadernado e ganha as prateleiras de bibliotecas das instituições. “Para mim, não fazia sentido que isso ocorresse, que tantas boas ideias deixassem de ser colocadas em prática”, explica o professor Geraldo Campos, em artigo publicado no site da Endeavor.

Foi pensando em aproveitar os trabalhos de conclusão de curso para fomentar a cultura empreendedora que Geraldo, professor da UniSul, criou o TCC Startup.

TCC Startup na prática

O primeiro modelo do TCC Startup foi criado em 2015 ainda como um protótipo. A proposta é fazer com que os alunos respondam à pergunta-problema dos TCCs elaborando um modelo de negócios para o desenvolvimento de um produto ou serviço. Após a segunda etapa do processo, a prototipação, os alunos que desejarem dar continuidade aos trabalhos têm à disposição o auxílio do iLab, laboratório de inovação e empreendedorismo da universidade, para experimentação, validação de mercado, estruturação prática do negócio – formação de equipe, registro de CNPJ – e a fase final, de ganho de mercado e escala da solução.

Em 2016, a iniciativa foi levada também aos cursos de mestrado e doutorado da UniSul com o objetivo de transformar teses, dissertações e pesquisas em produtos que possam ser comercializados. No caso do mestrado, foi criada uma disciplina chamada Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Negócios de Impacto, onde é aplicado o TCC Startup. “Essas pessoas se queixam de que, ao saírem da universidade, precisam comercializar a pesquisa de alguma forma e não sabem como. Eles viram no TCC Startup uma ferramenta para isso”, acrescenta Geraldo.

Um dos exemplos é o projeto de mestrado de um aluno do curso de Ciências Ambientais que desenvolveu placas acústicas usando um polímero antichamas e com acabamento estético diferenciado, para ser usado em casas de shows, evitando acidentes como o da boate Kiss, em 2013. “Os projetos se tornam muito mais que um diploma, mas projetos de vida”, diz o professor.

tcc startup

Comunidade empreendedora dentro da universidade

Desde que foi criado, o TCC Startup impulsionou cerca de 60 projetos de alunos da UniSul, contribuindo para a inserção dos alunos no mercado de trabalho e para o fortalecimento da cultura empreendedora dentro da própria universidade.

Os trabalhos são realizados simultaneamente às pesquisas acadêmicas. O que muda é a maneira como eles são conduzidos e a forma de atuação dos professores junto a esses alunos. Para isso, o corpo docente é treinado para o programa de formação continuada da instituição e recebe acompanhamento, por meio de uma espécie de programa de coaching, enquanto trabalha com os estudantes.

Além da orientação acadêmica tradicional, os participantes também têm acesso a mentorias com um ‘mentor inspirador’, que compartilha suas experiências por meio de palestras e eventos; um ‘mentor de mercado’, professor que está inserido no mercado e um ‘mentor técnico’, profissional que auxilia em questões técnicas que possam surgir ao longo da criação da startup.

Confira o vídeo do professor Geraldo Campos sobre a iniciativa premiada em 2016 no Prêmio de Educação Empreendedora. Conheça as etapas do TCC Startup e as atividades de suporte oferecidas:

Para saber mais sobre como transformar projetos de conclusão de curso em iniciativas de empreendedorismo, confira este post sobre o assunto.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades