Como aplicar a transdisciplinaridade na escola?

Blog Como aplicar a transdisciplinaridade na escola?

18/06/2021
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A educação tem papel fundamental na preparação do sujeito para a vida em sociedade. Diante disso, podemos ver como é importante que métodos de ensino acompanhem as transformações sociais.
Um dos pontos principais do avanço educacional é a aplicação da Transdisciplinaridade. Neste artigo, vamos entender o que está por trás desse conceito e como pode ser desenvolvido por meio da Educação Empreendedora.

Entenda os conceitos básicos

Antes de explicar o conceito de “Transdisciplinaridade”, faremos uma breve revisão sobre os demais conceitos relacionados a esse tópico.

Disciplinaridade

A Disciplinaridade é o padrão seguido durante muito tempo, tendo como base uma visão cartesiana sobre o ensino. As disciplinas são ensinadas de modo isolado, aprofundando em um conhecimento específico.
O professor de cada disciplina trabalha de forma individualizada, sem a abertura de espaços para que outras matérias sejam integradas ao aprendizado. Por mais que já esteja em processo de desuso, o conceito foi fundamental para a Educação, norteando e abrindo espaços para novos modelos educacionais.

Multidisciplinaridade

A Multidisciplinaridade é o início da jornada até a Transdisciplinaridade. Os educadores começam a trabalhar algumas disciplinas simultaneamente, porém, sem a comunicação direta entre elas.
Um exemplo clássico é o estudo de eventos históricos que pertencem à mesma época; contudo, são abordados em disciplinas diferentes, como a relação da História com a Arte. Mesmo que a Arte tenha sido amplamente influenciada por um acontecimento específico dentro da História, os dois fatos não serão interligados, e o estudo será feito separadamente.
Veja que a falta de ligação entre as disciplinas pode fazer com que o estudante perca a chance de entender todo o contexto por trás dos conceitos.

Interdisciplinaridade

Atuando por meio do intercâmbio de informações, a Interdisciplinaridade propõe a integração de contextos. As disciplinas são trabalhadas de maneira diferente a dos conceitos anteriores, em que o professor de uma matéria específica trará dados importantes de outra área para que esses sejam aplicados dentro do seu campo de atuação.
Um bom exemplo é a aplicação de métodos matemáticos para evidenciar e comprovar dados demográficos explicitados dentro do conteúdo de Ciência da Natureza. Apesar da semelhança, a Interdisciplinaridade ainda difere da Transdisciplinaridade.

O que é Transdisciplinaridade?

A primeira vez que se usou publicamente o termo “Transdisciplinaridade” foi no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade, realizado em Nice, na França, em 1970. Jean Piaget, o responsável pela criação do termo, trouxe muitas reflexões sobre o assunto, iniciando uma jornada de estudos e aprofundamento da nova forma de aprendizagem.
A Transdisciplinaridade é o rompimento das barreiras criadas pela perspectiva disciplinar. O professor passa a ter uma visão contínua sobre as matérias, criando uma atmosfera de ensino muito próxima daquela que o estudante encontrará fora da sala de aula.
Diante disso, os educadores terão a liberdade para implementar o ensino por meio da união das matérias. Veja um exemplo: ensinar a interpretação dos dados de um gráfico, aliado ao trabalho de transparecer as características climáticas de determinada região do mundo e como isso pode afetar a população.
No exemplo, é possível perceber a navegação livre entre a Ciência Exata e a Ciência da Natureza, aumentando a bagagem lógica do estudante. Fica evidente que a ideia central é cada vez mais aproximar a educação da realidade.

A Transdisciplinaridade e a Educação Empreendedora

O objetivo da Educação Empreendedora é preparar os estudantes para um mundo de transformações. Fazer conexões e encontrar boas ideias utilizando disciplinas diferentes faz parte dessa preparação.
Por isso, a Transdisciplinaridade é uma prática que pode, e deve, ser incluída no aprendizado da Educação Empreendedora.
As Metodologias Ativas são um ótimo exemplo dessa aplicabilidade. Elas colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, e ele passa por um processo de experimentação. A ideia de receber “tudo pronto” do professor cai por terra.
Assim, estudantes criam a capacidade de gerar conexões entre os tipos de conhecimento, que são construídos de acordo com as necessidades e com o perfil de cada um. Você pode ler mais sobre as Metodologias Ativas e alguns exemplos de aplicação neste Observatório, que aprofunda bastante o tema e discute sua importância.

Qual a sua relação com a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entende a importância da quebra de barreiras entre as disciplinas e passou a se organizar dessa forma na educação infantil, criando campos de experiência. A BNCC considera que é preciso uma conexão completa e sem fronteiras durante os períodos de formação da identidade, e isso tem tudo a ver com a Transdisciplinaridade.
Uma ideia é ter em mente quais competências da Educação Empreendedora podem ser trabalhadas dentro da BNCC e criar atividades que estimulem os estudantes a criar soluções, sem fazer o recorte de disciplinas. Alguns exemplos:
1. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
2. Utilizar diferentes linguagens, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, a fim de se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos.
3. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria tanto na vida pessoal quanto na coletiva.

Exemplo de Transdisciplinaridade na escola

Já imaginou integrar o aprendizado transdisciplinar ao espaço público? Isso se dá em Barcelona, na Espanha. A cidade transformou as ruas em espaço de aprendizagem e fez parcerias com centros culturais, como museus, escolas de música, teatros, dentre outros, como meio de ampliar o currículo escolar.
Uma das atividades foi entrevistar pessoas mais velhas habitantes da cidade, como forma de aprender História. Muito bacana, não é mesmo? Saiba mais dessa iniciativa aqui.
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