Visible Learning: entenda o que é a aprendizagem visível

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Você já ouviu falar em Visible Learning? Também conhecida como “Aprendizagem Visível”, o conceito desenvolvido pelo pesquisador John Hattie se tornou um marco da educação moderna, trazendo reflexões importantíssimas sobre a eficácia dos processos educacionais e o poder de transformação que os professores possuem no desempenho dos estudantes em sala de aula.
Entenda melhor o que é o Visible Learning, como a teoria foi desenvolvida e quais são os dez princípios que envolvem esse conceito.

O que é Visible Learning?

O conceito de Visible Learning, ou Aprendizagem Visível, foi apresentado à comunidade educacional mundial em 2008, com base na pesquisa do educador australiano da Universidade de Melbourne John Hattie. A proposta do estudo de Hattie era identificar, por meio de dados que envolviam mais de 300 milhões de alunos ao redor do mundo, o que funciona melhor na educação e apresenta real eficácia no processo de aprendizagem dos estudantes.
De acordo com o estudo de Hattie, a Visible Learning envolve o processo de identificação da aprendizagem através dos olhos dos alunos. Nele os estudantes se transformam nos seus próprios professores, avaliando seu desempenho, oferecendo feedbacks, criando estratégias de aprendizagem, dentre outros.

O estudo por trás da Visible Learning

Segundo Hattie, 90% do que os professores fazem durante as aulas têm potencial de impactar a performance dos alunos. Isso porque o processo de aprendizagem não ocorre apenas nos momentos de dissertação proporcionados pelo professor. A todo instante, os estudantes estão aprendendo alguma coisa.
Por esse motivo, o pesquisador analisou diversos fatores e identificou mais de 250 elementos que influenciam no desempenho dos estudantes. A fim de estruturar melhor o estudo, Hattie desenvolveu uma metodologia para calcular o grau de efeito de cada um desses elementos.  Conseguiu separar o que mais tem o potencial de impactar no processo de aprendizagem, tanto de forma positiva quanto negativa, categorizando-os em nove domínios, que tem o grande potencial na educação como um todo:
– o estudante
– o professor
– a escola
– o ambiente familiar
– o programa curricular da escola
– a composição da sala de aula
– as estratégias de aprendizagem utilizadas com os estudantes
– as tecnologias presentes durante o processo educacional
– a metodologia de ensino utilizada pela escola

Os 10 princípios da Aprendizagem Visível

Com base nas informações obtidas pelas análises do estudo, Hattie, em parceria com outro autor, Zierer, escreveu um livro voltado a professores e a educadores.  O intuito era convidanda-los a questionar os seus métodos e a maneira como impactam os alunos, através de 10 princípios da aprendizagem visual, classificados em três categorias: o impacto que o professor tem sobre a performance dos alunos, o potencial de promover mudança e desafiar os estudantes e o foco na aprendizagem.

1 Impacto do professor

Durante os três primeiros capítulos do livro, a teoria do Visible Learning convida os professores a realizar uma autorreflexão sobre a maneira que impactam no desempenho dos estudantes e se há um sistema de autoavaliação sobre suas ações.
Em seguida, propõe que o professor visualize a análise feita e identifique de que modo ele atua como agente transformador na sala de aula, levando isso em consideração na hora de estruturar seus próximos passos. Além disso, a Visible Learning questiona a colaboração não só entre professores, mas entre o professor e o aluno, como forma de aprimorar a performance de ambos no ambiente educacional.

2 Mudança e desafio

Outros conceitos que a Visible Learning questiona envolve o potencial dos estudantes e a forma como o professor impacta em seu desenvolvimento. O educador é convidado a se transformar em um agente de mudança, buscando ver possibilidade de melhoria em todos os alunos, independentemente de sua atual performance. Além disso, o docente provoca uma reflexão importante: desafiar os alunos é fundamental para que haja evolução no desempenho, a fim de que eles possam não apenas fazer o seu melhor, mas expandir seu potencial.

3 Foco de aprendizagem

Por fim, os últimos quatro conceitos da Visible Learning envolvem avaliar as técnicas pedagógicas e identificar se elas têm foco no processo de aprendizagem dos alunos estudantes. Nesta etapa, o destaque vai para o jeito como os feedbacks são oferecidos e recebidos, assim como a estrutura de comunicação do professor com seus estudantes, avaliando se há a construção de diálogo, além dos monólogos, e se há uma relação de confiança entre educador e alunos.
Com esses elementos bem fundamentados, é possível identificar se o aluno compreende as metodologias utilizadas, assim como entende a maneira como elas impactam seu processo de aprendizagem. Em contrapartida, o professor também é capaz de proporcionar uma avaliação individual do seu método. E, em conjunto com os feedbacks dos alunos, promover mudanças e melhorias durante o percurso letivo.
De modo geral, a Visible Learning procura reconhecer o impacto real do educador na performance dos alunos. Isso tira o peso de que o desempenho depende apenas da força de vontade do estudante. Existem outros elementos que influenciam na educação e eles devem estar presentes a todo momento como guias durante os processos de avaliação da eficácia de metodologias utilizadas em sala de aula.
E, então, o que achou dos princípios da Aprendizagem Visível? Confira também o que é a Aprendizagem Significativa e de que forma é possível colocá-la em prática.
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