Volta às Aulas: o que esperar das aulas em 2021?

Blog Volta às Aulas: o que esperar das aulas em 2021?

05/03/2021
Compartilhe este conteúdo
Em 2020, por causa da pandemia provocada pela Covid-19 e toda a necessidade do distanciamento social, um ano letivo bastante atípico e desafiador, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Por causa disso, os estudantes tiveram de se adaptar ao meio digital, começar a estudar em casa e criar outras metodologias de estudo para não saírem prejudicados. 
2020 também foi o ano decisivo de implementação da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, documento que propostas diversas mudanças no sistema educacional brasileiro, trazendo características novidades para as dinâmicas pedagógicas aplicadas em sala de aula. 
Com o retorno do período letivo de 2021 após todas essas mudanças, muitos estudantes estão confusos sobre o que esperar da Volta às Aulas. Neste artigo, vamos entender o que muda nas escolas, quais os impactos que a pandemia ainda vai apresentar sobre o percurso escolar e em quais pontos os alunos precisam estar atentos em 2021. 

Volta às Aulas em 2021

Para a Volta às Aulas em 2021, vamos encontrar muitas mudanças importantes no sistema de ensino. Embora o processo de vacinação já tenha começado no Brasil, a expectativa é de que ele ainda levará vários meses para atingir um grupo da população imunizada necessário para diminuir o risco da doença no país. Por causa disso, certamente veremos alguns impactos da pandemia ao longo do ano, assim como a aplicação de prática de métodos que ajustem às aulas da BNCC. 

Retorno presencial gradual

Uma dúvida bastante comum dos alunos: a Volta às Aulas será totalmente presencial? É muito provável que isso não aconteça. Diversas escolas já anunciaram que o ano letivo de 2021 retornará com parte das atividades de maneira presencial. No entanto, em razão dos endereços de distanciamento social e higienização, será muito difícil a Volta às Aulas ser 100% presencial de uma vez. 
A esperança é que o processo ocorra de forma gradual. Com isso, é provável que haja rodízios entre os alunos para a ida à escola e que parte das atividades ainda seja aplicada on-line. 

Influência da pandemia

A Covid-19 ainda não acabou e permanecerá sendo um risco durante grande parte de 2021. Isso com toda a certeza terá influência na Volta às Aulas. Os alunos devem respeitar as normas sanitárias, utilizando máscaras, lavando as mãos com frequência e mantendo o distanciamento dos colegas, conforme os critérios da instituição de ensino. Além disso, outras aulas serão afetadas, como de Educação Física, por exemplo, em que esportes de contato provavelmente não será uma opção.

Mudanças da BNCC

Esclarecendo aos estudantes que estão um pouco perdidos sobre o que é um BNCC: basicamente é um documento normativo que propõe novas mudanças no currículo escolar , adotando uma visão que se prepara melhor o aluno para o mercado de trabalho e o mundo em que vivemos hoje. 
De maneira geral, existem alguns pontos-chaves que retomam como mudanças centrais que veremos ocorrer nas escolas nos próximos anos.
Competências socioemocionais: embora sejam uma preocupação dos professores, as competências socioemocionais entram com mais força em 2021. São metodologias que buscam trabalhar melhor a forma como nós respondemos emocionalmente a certas situações e lidamos com os desafios do dia a dia. 
Presença tecnológica: a presença tecnológica foi bastante forte em 2020 e vai continuar na Volta às Aulas. Não só por causa da pandemia, mas em razão do seu grande potencial de flexibilizar e ampliar o processo de aprendizagem. Com isso, vamos ver mais metodologias híbridas no cotidiano, ou seja, atividades que serão aplicadas on-line e que complementarão as atividades aplicadas de forma presencial.
Professor como mentor: um ponto importante que um BNCC traz é uma mudança do papel do professor. Todos sabemos que a figura ‘autoritária’ do professor como detentor de conhecimento não funciona muito bem para todo mundo. Por isso, as escolas devem mudar essa estrutura, isto é, o professor passa a atuar mais como um mentor e guia do aluno na busca por conhecimento.
Autonomia do aluno: com o professor atuando como mentor, é importante que os alunos passem a ter maior autonomia sobre o próprio processo de educação. É preciso que o estudante corra atrás, traga pautas e exercer para a sala de aula e se responsabilizar por parte do seu processo de aprendizagem. 

Enem 2021 

Por causa da pandemia, o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020, que habitualmente é realizado entre outubro e novembro, foi enviado no início de 2021. Com isso, a correção das provas também foi adiada, assim como o SISU e o início das aulas em grande parte das instituições federais do Brasil. 
Ao que tudo indica, o Enem de 2021 não vai sofrer o mesmo impacto e vai voltar a ser utilizado nas datas habituais. No entanto, ainda há muita incerteza sobre o tema, como também em relação à aplicação de vestibulares, ao processo seletivo e `à configuração do cronograma no ensino superior. Por isso, é importante que os alunos do ensino médio fiquem alertas às novidades anunciadas pelo MEC e pelo governo federal, a fim de se preparar e não perderem nenhum prazo.
O que você espera da Volta às Aulas para 2021? Descubra os impactos da pandemia sobre os estudantes da rede pública e continue lendo mais sobre o tema. 
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades