Volta às Aulas no Mundo: como tem sido a experiência de outros países

Blog Volta às Aulas no Mundo: como tem sido a experiência de outros países

04/03/2021
Compartilhe este conteúdo
Em 2020, grande parte das escolas brasileiras teve as aulas ministradas majoritariamente de forma on-line, em razão da pandemia provocada pela Covid-19. No entanto, com a Volta às Aulas em 2021, muitas instituições de ensino anunciaram que as atividades presenciais vão voltar, adotando sistemas de rodízio, Ensino Híbrido e respeitando-se o distanciamento social. 
Para muitos educadores, a Volta às Aulas presencial ainda é uma incógnita. No entanto, em outros países, o processo de retorno ao ambiente escolar já está ocorrendo e, assim, podemos aprender muito com a experiência das escolas no exterior. 
No artigo a seguir, vamos descobrir como tem sido a Volta às Aulas em outros países, quais os principais protocolos adotados e quais desafios estão sendo enfrentados durante tal processo. 

Volta às Aulas em outros países: como está o retorno ao ambiente presencial?

Em alguns países da Europa, como na Alemanha e na França, a retomada às aulas se deu logo após o final do primeiro confinamento, em maio de 2020. No entanto, a volta de maneira rápida e despreparada fez com que houvesse aumento significativo de casos, o que iniciou debates importantes sobre a necessidade de protocolos mais cuidadosos e elaborados. 
Entre julho e outubro de 2020, mais escolas voltaram à ativa, principalmente na Europa e na Ásia e, em alguns casos, temporariamente no Brasil. Embora ainda existam controvérsias sobre a eficácia dos protocolos e o risco de exposição das crianças e dos familiares à Covid-19, outros pontos importantes foram considerados para a tomada de decisão no que diz respeito ao retorno ao ambiente escolar. 
O êxodo escolar tem sido bastante alto durante a pandemia. Na França, estima-se que 4% de todos os estudantes evitaram qualquer contato com educadores durante a quarentena. Além disso, identificou-se que, por causa do fim das aulas presenciais, a incidência de violência doméstica e trabalho infantil aumentou durante a pandemia, expondo as crianças a outros riscos. 
Outro ponto de destaque é a necessidade da convivência social para a formação e para a saúde mental das crianças e dos adolescentes. Diversas pesquisas apontam aumentos consideráveis de ansiedade e depressão no decorrer da pandemia por causa do isolamento social.

Principais medidas tomadas durante a Volta às Aulas na pandemia

O uso obrigatório das máscaras é a medida mais comum, adotada por todas as instituições de ensino, seja dentro, seja fora da sala de aula. O distanciamento social também é uma obrigatoriedade na maioria dos protocolos internacionais. Em alguns casos, as marcações são feitas com bambolês ou fita adesiva no chão, para indicar aos alunos onde eles devem ficar em respeito ao distanciamento. Na China, algumas escolas adotaram o uso de um chapéu com régua, a fim de demarcar a distância exigida pelos protocolos entre alunos. 

Material Covid

Uma estratégia interessante utilizada pela Espanha, um dos países que tiveram um dos confinamentos mais intensos da Europa, trouxe como parte da lista de material escolar o “Material Covid”. Nele, a escola exige uma bolsa com um pacote de lenços descartáveis, um vidro de álcool em gel e máscara extra para os alunos. Em outras escolas, a garrafinha de água individual também é um item importante da lista.

Reeducação dos alunos

Um grande desafio que as escolas no mundo estão passando durante a Volta às Aulas na pandemia é educar os alunos para que eles respeitem as normas sanitárias necessárias. Em muitas instituições, as salas de aulas estão equipadas com álcool em gel, e os alunos são instruídos a lavar as mãos várias vezes ao dia. Na Dinamarca, por exemplo, os estudantes precisam higienizar as mãos uma vez a cada hora.
A proibição de certos hábitos comuns também se tornou necessária. O compartilhamento de lanches ou de brinquedos não é permitido. Na Noruega, os alunos não podem trazer brinquedos de casa, medida essa que evita a contaminação e, em países como a Grécia, a cantina escolar está fechada, buscando diminuir o risco de contágio.

Turmas reduzidas e métodos para evitar aglomerações

As turmas reduzidas também fazem parte de um protocolo ao qual houve bastante adesão. Em muitas escolas, houve a alteração de turnos e escalonamento de aulas, limitando a 15 alunos por sala de aula. A medida exige a aplicação do Ensino Híbrido, em que parte das atividades é feita de casa, com o auxílio da tecnologia e da internet, e parte das atividades é aplicada presencialmente. Em locais como a França, o retorno em algumas escolas foi voluntário por um período, permitindo que os pais  ainda não confortáveis com o retorno às atividades presenciais pudessem continuar a educação dos filhos a distância.
Outra estratégia usada visando evitar aglomerações na Volta às Aulas é o fim das reuniões de pais e professores dentro do ambiente escolar. Outra medida adotada com o mesmo fim é a proibição da entrada dos responsáveis legais dos alunos nas instituições de ensino. Na Austrália, a saída da sala de aula escalonada foi adotada visando evitar aglomeração na porta das escolas. 
E, então, o que achou das estratégias de Volta às Aulas utilizadas pelos países ao redor do mundo? Confira também orientações para retorno às aulas no cenário pós-pandemia e continue lendo mais sobre o tema.
Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades