BNCC: como criar currículos escolares adequados aos desafios do século XXI

Blog BNCC: como criar currículos escolares adequados aos desafios do século XXI

03/07/2018
Compartilhe este conteúdo

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), anunciada pelo governo brasileiro em 2015 e prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), propõe que professores e educadores elaborem o projeto pedagógico e o currículo escolar a partir de ‘objetivos de aprendizagem’, tanto para a educação infantil quanto para os ensinos fundamental e médio. A proposta, ainda em análise, foi elaborada pelo MEC com a participação de 116 especialistas de 35 universidades e a contribuição de professores, estudantes e dirigentes educacionais por meio de consulta pública online.

Dentre as mudanças para o ensino médio, por exemplo, a proposta prevê que 1.800 horas sejam baseadas na Base Nacional. As 1.200 restantes serão oferecidas de acordo com os itinerários formativos propostos por cada instituição. Dessa forma, será possível escolher entre uma formação mais aprofundada em área ou a ramificação entre outras áreas de conhecimento.

Entrevista com Guiomar de Mello sobre o BNCC

Para a educadora Guiomar Namo de Mello, um dos maiores desafios que surgem com a BNCC é o desenvolvimento de currículos que, de fato, preparem os alunos para o novo mercado de trabalho. “O desafio é grande e o Brasil tem pouca tradição em criação de currículo. Temos grandes curriculistas, mas são exceções em um país com 2,5 milhões de professores , 200 mil escolas e 50 milhões de alunos. Teríamos que ter essa expertise de planejamento e gestão curricular espalhada pelas escolas do Brasil”, explica.

Segundo Guiomar, a solução começa com o estudo aprofundado da BNCC. Além disso, vale uma análise crítica da atuação em sala de aula sob a ótica da Base Nacional e investimento na formação dos educadores. “É preciso que o professor tenha uma postura mais empreendedora. Se os educadores não são empreendedores, como vão formar alunos com esse perfil?”, questiona.

Em entrevista ao CER, Guiomar falou sobre a formação dos estudantes para os novos desafios do mercado de trabalho. Veja:

 

Clique aqui para baixar a BNCC na íntegra.

Compartilhe este conteúdo

Assine a Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades