Como criar personas para seus cursos on-line

Blog Como criar personas para seus cursos on-line

18/06/2020
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As estratégias de Marketing são comumente capazes de trazer grandes resultados para empresas. E, além do mercado de trabalho, essas mesmas estratégias podem ser usadas em instituições de ensino. Um primeiro passo para colocá-las em prática é descobrir como criar personas; assim, o conteúdo das aulas será mais aproveitado e direcionado ao seu público-alvo, no caso, os alunos.

Quando falamos de persona no segmento educacional, o objetivo é criar uma ou mais personas, encontrando características comuns entre os potenciais alunos. Persona é a representação semifictícia do seu aluno ideal com base em características reais.

E qual a importância de criá-las? Seguir essa estratégia  auxiliará você na projeção de uma aula mais relevante, aumentando o engajamento com a turma. Como muitas aulas on-line são gravadas e reproduzidas para diferentes turmas em  momentos distintos, isso ajuda a ter uma ideia do perfil médio dos alunos, seus interesses, dúvidas, dores e expectativas sobre as aulas.

Continue a leitura deste post e descubra como criar personas para seus cursos e aulas on-line.

O que são personas?

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando: o que são personas? Bom, na estratégia de criação de conteúdo do Marketing, a criação de personas é extremamente necessária, uma vez que certifica que o conteúdo está apontado para o público correto e, dessa forma, direciona melhor os assuntos que serão desenvolvidos.

A persona é um personagem fictício baseado em pesquisas. Na lógica, representa um cliente/aluno ideal. Elas são criadas para representar os diferentes tipos de clientes em um alvo demográfico que pode ser atraído pelos serviços/cursos oferecidos. Sendo assim, as personas são uma ferramenta de segmentação de mercado que vão ajudá-lo a planejar melhor como atrair seu público.

Uma comunicação direcionada é mais eficaz do que generalizar seus alunos. Assim, conhecer as personas da sua instituição ou curso livre é uma das principais chaves para o sucesso das campanhas de Marketing. Além disso, uma persona bem-pensada e bem-definida pode contribuir bastante com a captação de alunos dos cursos oferecidos por você ou até ajudá-lo na criação de videoaulas.

Por isso, durante essa captação, é essencial investir em estratégias que vão conquistar seu público antes mesmo de ele adquirir ou começar um curso. Mas como criar personas?

Como criar personas?

Como criar personas: Importância

Ao criar personas, você conhece a fundo seu potencial aluno para compreender qual conteúdo é mais importante para ele, dependendo da sua jornada. Não adianta começar a produção de conteúdo, estratégias de mídia paga ou segmentação de e-mails se você não sabe quem é a pessoa e como espera atingi-la.

Uma maneira simples de criar um perfil de persona é por meio da pesquisa direta. O professor ou o funcionário da instituição pode conversar com a persona diretamente a partir de um questionário de perguntas. É possível começar com os contatos da base de e-mails da própria instituição.

Mas, caso você não tenha leads ou alunos em potencial para esse contato direto, inicie por uma pesquisa de mercado. Há a opção de contratar um instituto de pesquisa, e uma forma mais barata e acessível é criar um formulário on-line. Daí basta disponibilizar um brinde a quem responder, como um e-book com informações relevantes, e divulgá-lo ao máximo.

Como criar personas: Passo a passo

Como criar personas com base na elaboração de um questionário? Quais informações são importantes coletar? Essas são só algumas das dúvidas ao desenvolver a criação de personas.

O questionário para a pesquisa de personas varia de acordo com o modelo de ensino ou de instituição, bem como os serviços e os cursos oferecidos. Mas, de modo geral, procure fazer perguntas que permitam, mais tarde, construir um perfil bem completo do aluno ideal.

Comece coletando dados como:

  • sexo
  • idade
  • renda
  • localização
  • estado civil, etc.

E, claro, é muito importante extrair mais informações, além dos dados demográficos, como:

  • a relação do aluno com seu curso ou instituição.
  • o comportamento de consumo, quais conteúdos educacionais ele tem engajado mais?
  • dados pessoais como interesses, ambições, medos, dores, hobbies, família, etc.

Como criar personas: 19 perguntas principais

Outro fator importante é descobrir como o estudo proposto pelo curso on-line soluciona a dor/problema da sua audiência. Além disso, há algumas perguntas que podem nortear o seu questionário. Leve em consideração que tais perguntas podem variar de acordo com a sua estratégia. As questões, a seguir, são mais indicadas, caso já tenha um banco com contatos dos estudantes.

  1. Qual a sua idade?
  2. Qual o seu nível de escolaridade?
  3. Qual a sua ocupação? (trabalha? estuda?)
  4. Qual a sua renda média mensal?
  5. Qual o seu estado civil?
  6. Tem filhos?
  7. Onde você mora?
  8. Com quem você mora?
  9. Você mora em área urbana ou rural?
  10. Quais são os seus principais objetivos, desejos, ambições, medos e desafios?
  11. Por quais assuntos você mais se interessa?
  12. Quais são as suas principais fontes de informação?
  13. O que você faz no tempo livre?
  14. Quem  influencia você nas suas decisões de compra? Ou quais meios de comunicação você acessa antes de decidir comprar um curso?
  15. O que o influenciou a escolher o nosso curso ou a nossa instituição?
  16. Qual problema o levou a nos procurar?
  17. Quais benefícios os nossos cursos, aulas e serviços oferecem pra você?
  18. Como você ficou sabendo da nossa instituição?
  19. Com que frequência você utiliza/utilizou os nossos cursos?

Como criar personas: Grupos Focais

Além do questionário, com o objetivo de obter informações reais para criar suas personas, os Grupos Focais se apresentam como outra alternativa.

O Grupo Focal é uma estratégia utilizada para realizar uma pesquisa qualitativa. Inicialmente, forma-se um grupo entre 6 e 12 alunos, escolhidos de forma aleatória. Normalmente, quando o objetivo é construir personas de captação, a recomendação é que se opte por alunos do primeiro período.

Primeiramente, formule perguntas abertas aos alunos, com a finalidade de validar as especificidades da persona, como suas dores, possíveis objeções e quais os benefícios mais importantes.

Feito isso, os alunos são convidados para um encontro, que até pode ser on-line, em que se realizará todas as questões planejadas. Nesse momento, todas as respostas e os debates serão gravados. Pode ser interessante ter um profissional com experiência nessa prática, objetivando acompanhar todo o processo.

Assim que tiver as informações levantadas, é importante processá-las a fim de construir realmente a sua persona.

Exemplo 1: Persona hipotética para cursos on-line

Chamaremos nossa persona de Marcela. Marcela é uma jovem de 26 anos, que deseja aprender um novo idioma no tempo livre. Ela tem interesse por intercâmbio, gosta de viajar e conhecer novas culturas. O principal motivo pelo qual ela busca um curso de idiomas é se destacar no mercado de trabalho e conseguir uma oportunidade fora do país. Essa persona é fascinada por metodologias ágeis de aprendizagem.

Principais informações:

  • Marcela tem 26 anos, mora em São Paulo/SP e trabalha na área de Marketing de uma startup.
  • Seu principal objetivo é aprender um novo idioma para buscar uma oportunidade fora do país.
  • Ela já tentou aprender sozinha, mas não conseguiu. Ela tem dificuldade de lidar com metodologias tradicionais e quer adquirir conhecimento  rápido, de preferência com conversação.
  • Como é jovem e está há pouco tempo trabalhando, possui um budget limitado para investir em uma escola cara, preferindo pagar por um curso on-line bem dinâmico.

Estratégias de atração:

  • Algumas dicas sobre como aprender um idioma novo com métodos simples, incorporados no dia a dia.
  • Um e-book explicando a metodologia e o diferencial do curso.
  • Aulas gratuitas disponibilizadas por meio de Landing Pages poderão auxiliar no momento de decisão mais rápido, oportunidade em que a persona poderá  testar na prática o modelo do curso e decidir se é o que está buscando.

Exemplo 2: Persona hipotética para ensino superior

Vamos chamar essa persona de Bruno. O Bruno está no cursinho se preparando para o vestibular. Ele ainda não decidiu sobre o curso ideal para seguir carreira e, dentro de tantas opções de universidades, continua a pesquisar a melhor opção. Bruno também se preocupa em analisar a concorrência local e regional.

Principais informações:

  • Bruno mora em Brasília/DF, tem 19 anos e está no cursinho.
  • Ele busca uma instituição de ensino superior.
  • Está com dificuldade para entender suas habilidades e validar sua orientação vocacional.
  • Ele pode investir mensalmente R$1.500,00 em uma faculdade.
  • Seus cursos de interesse são na área de Comunicação, já que seus pais são proprietários de uma agência de publicidade.

Estratégias de atração:

  • Alguns conteúdos e testes sobre orientação vocacional, direcionando esse cliente para as áreas ideais de acordo com seus interesses.
  • Materiais Ricos com infográficos relacionadas ao mercado de trabalho específicos sobre o curso desejado.

Existem diversos benefícios quando você descobre como criar personas. Um deles é a segmentação dos seus potenciais alunos, a obtenção de informações valiosas para prospecção. Um diferencial é aumentar as possibilidades de falar a coisa certa, na hora certa e para o aluno certo.

Além disso, as personas permitem que você construa um bom planejamento estratégico de Marketing. Isso resultará em mais assertividade, melhorando a sua relação com os estudantes.

Agora que você já sabe como criar personas para seu curso on-line, que tal dar uma olhada também nestas dicas para escolher as melhores plataformas visando hospedar o seu conteúdo educativo? Esperamos que goste!

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