Como criar um roteiro para aulas online

Assim como o planejamento-guia da aula presencial, a aula on-line depende de um bom Roteiro para se destacar das demais e apresentar o conteúdo de forma prática, divertida e instigante. Afinal, em uma aula on-line, além do conteúdo, é preciso pensar em como será apresentado o vídeo, o áudio, os efeitos sonoros e as imagens,  bem como os outros recursos dos quais você pode lançar mão.

Por isso, criar um bom Roteiro para Aulas On-Line faz a diferença na hora de transmitir seu conhecimento aos alunos. O Roteiro nada mais é do que realizar uma descrição minuciosa dos fatos e do que será dito. No cinema, por exemplo, o Roteiro é fundamental para desenvolver um filme do início até o final, desenvolvendo os personagens e transmitindo a ideia proposta. Suas aulas on-line podem e devem ter esse mesmo nível de narrativa e Storytelling. Mas, claro, tudo de forma bem simples e com o intuito de prender a atenção dos alunos.

Continue a leitura deste post e descubra como produzir um Roteiro para Aulas On-Line.

Roteiro para Aulas On-Line: por onde começar?

Cursos e aulas on-line são o tipo de conteúdo que costuma cativar o aluno e, por isso, aulas em vídeo tendem a fazer mais sucesso. Antes de mais nada, para criar um bom Roteiro, é interessante ter um Plano de Aula bem-definido.

O Plano de Aula é a essência de tudo e o responsável por transmitir o conhecimento dos professores aos alunos. É comum que o docente já saiba todo o conteúdo que deva ser passado naquela aula; no entanto, ao longo da exposição, fica mais difícil transmitir todo o material sem preparo. O Plano de Aula ajuda a identificar como e quando falar cada tópico da disciplina ou do curso.

É importante ter em mente que todo conteúdo que você criar precisa atender o propósito central do seu aluno de forma clara e objetiva. Por isso, o jeito mais simples de trabalhar o conteúdo é criar tópicos e subtópicos. Os tópicos serão os temas principais, e os subtópicos, os conteúdos que compõem o aprendizado até fechar o ciclo de conhecimento. Ao fim de cada subtópico, pode ser interessante fazer um resumo; assim todas as informações vão se conectar melhor no cérebro do ouvinte.

Criando o Roteiro para Aulas On-Line

Considerando que o ponto principal para um roteiro é a objetividade, é importante que você conheça bem o seu público-alvo. A chance de segmentação é bem alta se você não tiver claro quem pretende atingir.

Faça a abertura e o fechamento do conteúdo. Nos minutos iniciais é que você vai cativar a sua audiência; então, seja objetivo com a sua mensagem, vá direto ao ponto sem rodeios. Você deve cativar a confiança do aluno em seu trabalho para que ele preste  atenção ao que será apresentado. Faça introduções curtas, pois, quanto maior o tempo perdido, mais desatenção poderá surgir. Recomenda-se que o fechamento da videoaula seja mais padronizado, amarrando a ideia do conteúdo.

Tempo da aula

“Menos é mais”; essa máxima se aplica à produção de um Roteiro para Aulas On-Line. Quanto menor o tempo de duração de cada tópico, melhor. Isso vai facilitar o trabalho no momento da edição (caso você grave as aulas) ou durante o processo de aprendizagem do aluno. Se for o caso, procure dividir cada tópico em um número maior de subtópicos, buscando ter clareza de todos os temas que precisam ser transmitidos.

Crie um Roteiro com frases objetivas e, além disso, ao produzir o guia, leve em conta quanto tempo de duração sua aula terá, principalmente para passar de forma objetiva todo o conteúdo e dentro do limite estabelecido. Algumas plataformas de EAD, como a EadBox, permitem que seja feito um sumário direcionando o aluno para o conteúdo específico que ele queira consumir ou rever.

Em casos de webinars e transmissões on-line, inclua no Roteiro também os momentos de pausa, como a exibição de um slide ou de um vídeo diferente ou ainda os momentos de interação com os alunos e resposta às dúvidas.

Como diagramar o Roteiro para Aulas On-Line?

Um apresentador de telejornal lê um Roteiro diariamente durante o programa. Normalmente, usa-se o teleprompter, a fim de auxiliar o jornalista na apresentação da notícia. Um Roteiro bem-formatado pode fazer a diferença para as suas aulas. Uma forma simples de criá-lo, tendo como base o próprio jornalismo televisivo, é adaptá-lo em duas colunas.

Na coluna 1, você descreve as imagens dos slides ou os momentos de interação, enquanto simultaneamente na coluna 2, você narra a aula. Descreva o texto em caixa-alta (letras maiúsculas), de preferência, para facilitar a leitura e a dinâmica.

Veja o exemplo:

Coluna 1 Coluna 2
Slide 1: “O que é Branding?” OLÁ, ALUNOS. EU SOU O PROFESSOR BRUNO. NA AULA DE HOJE, VOCÊS VÃO ENTENDER O QUE É BRANDING E COMO TRABALHAR A GESTÃO DA SUA MARCA. BRANDING É O CONJUNTO DE AÇÕES ALINHADAS AO POSICIONAMENTO, AO PROPÓSITO E AOS VALORES DA MARCA. O OBJETIVO DO BRANDING É DESPERTAR SENSAÇÕES E CRIAR CONEXÕES CONSCIENTES E INCONSCIENTES…
Exibição de vídeo interativo.

Aprox. 4 minutos

EXIBIÇÃO DE VÍDEO INTERATIVO

Caso queira, existem aplicativos de teleprompter para smartphones ou para tablets que podem ser adaptados às aulas on-line. Assim, você fica mais seguro durante a apresentação. Há diversas opções, como: Prompster, Parrot Teleprompter, Selvi ou OnCue.

Qual linguagem devo usar em um Roteiro para Aulas On-Line?

Escrever o Roteiro para Aulas On-Line usando a comunicação direta é o mais recomendado. A comunicação direta se dá quando os receptores estão cara a cara. É a maneira de comunicar mais utilizada atualmente, sendo uma boa forma de entender a mensagem, gerando respostas que atendam às expectativas de quem a recebe. Esse tipo de comunicação favorece a interação entre alunos e professores.

Contando uma boa história

Um bom Roteiro para Aulas conta uma boa história. E por que em relação a uma aula on-line seria diferente? A falta de história é o problema número um em vídeos de marcas e empresas, e normalmente pode ser um problema também em aulas on-line ou videoaulas.

Concentre-se em criar um script com uma narrativa que desperte o interesse e satisfaça a necessidade do aluno de saber o que acontece a seguir.

Storytelling e Roteiros para Aulas On-Line

Já ouviu falar de Storytelling? É um termo em inglês. “Story” significa história, e “telling”, contar. Basicamente, Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores com a intenção de transmitir uma mensagem de forma memorável.

E a boa notícia é que, sim, o professor pode adaptar as técnicas de Storytelling na educação, em um Roteiro para Aulas On-Line!

Os  alunos, como não poderia deixar de ser, vivem em uma era de excesso de informação, sendo diariamente bombardeados por estímulos que brigam pela sua atenção dentro e fora de sala. Por isso, contar uma história interessante é uma das maneiras mais eficazes de chamar a atenção deles. Como fazer isso? Inclua no Roteiro grandes personalidades no contexto de sua aula, crie personagens, monte paródias, insira vídeos durante a exposição do conteúdo e permita as rodas de conversa também.

Técnicas de Oratória e Roteiros

Algumas dicas sobre Oratória reforçam a importância de não confiar na memória, e sim em um Roteiro. Por isso, ele deve ser adaptado para ter começo, meio e fim. Lembre-se de que manter a naturalidade é a melhor regra para uma boa comunicação.

Prepare-se para falar, demonstre bom humor, faça uso de recursos audiovisuais e expresse emoção, o que  é considerado um diferencial quando aliado às técnicas de Storytelling.

Observe, pratique e escute. A escuta é fundamental para saber onde está acertando e o que você pode melhorar, peça feedbacks sobre os Roteiros. Ao finalizá-lo, é interessante ler em voz alta; assim, você pode identificar possíveis ajustes no texto da apresentação e conferir se a sua aula está clara e objetiva.

Gostou das dicas sobre Roteiro para Aulas On-Line? Aprenda também como direcionar o conteúdo das suas aulas para o público certo ao criar personas!

 

leia também

Juventude e Conexões: como os jovens brasileiros entendem o que é empreendedorismo?
continuar lendo
5 jogos educativos para usar em suas aulas
continuar lendo
Como escolher a melhor ferramenta para aulas online
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×