A pandemia do novo coronavírus – COVID-19 – impôs o isolamento social e fez com que instituições escolares do mundo todo adotassem o ensino remoto. A tecnologia entra neste momento como aliada, principalmente dos professores que precisam continuar sua jornada de ensino. No entanto, com a quantidade de possibilidades e plataformas, as dúvidas sobre qual a melhor ferramenta para aulas on-line só crescem.Diante disso, os professores frequentemente se veem diante de dois cenários: ou acabam utilizando as mesmas ferramentas indicadas por seus colegas ou se sentem perdidos em meio à quantidade de ofertas.
Os professores que estão migrando para as aulas on-line, além de encontrar diante de si uma infinidade de opções, precisam ter em mente que uma só ferramenta pode não ser suficiente. É necessário haver uma mesclagem de plataformas: algumas são melhores para o planejamento de aulas, ao passo que outras oferecem mais recursos para a integração dos alunos e a aplicação de provas.
O objetivo deste post é ajudar os professores a continuar executando toda a etapa de ensino, munindo-se de ferramentas on-line. Boa leitura!
Melhor ferramenta para aulas on-line: quais são indicadas para cada momento da aula
1. Planejamento de aulas
O Plano de Aulas é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia de acordo com o objetivo esperado. O planejamento tem de ser criteriosamente adequado para cada turma, podendo haver flexibilidade, caso sejam necessárias alterações.
Uma ferramenta on-line e gratuita que certamente ajuda nesse processo é o Planboard, isto é, calendário interativo criado especialmente para professores. Por meio dele, é possível planejar as aulas com facilidade e organizar melhor as ideias. É viável também estabelecer quais temas serão abordados durante o bimestre ou o curso e administrar visualmente os projetos realizados em cada turma. O Planboard está disponível para download no smartphone.
O Google Drive também é uma opção gratuita e on-line para o Plano de Aulas. Ele permite a criação e o armazenamento em nuvem de pastas, documentos de texto, planilhas, slides, dentre outros. Além disso, todos os arquivos podem ser compartilhados com a turma, caso o professor queira. Existe também a versão em aplicativo, disponível para iOS e Android.
2. Organização da agenda e anotações
Durante reuniões com seus colegas de profissão ou com pais dos alunos, as anotações são sempre válidas, certo? E, para otimizar ainda mais toda a sua organização, o aplicativo Evernote pode facilitar muito! Com ele é possível fazer anotações digitais e até criar cadernos para cada tema específico. Há a versão para desktop e também o aplicativo para smartphone; ambos criam uma integração bem interessante no dia a dia.
3. Definição da ferramenta para aulas on-line: videochamadas ou videoaulas?
Sobre o ensino remoto é interessante definir uma plataforma por meio da qual serão realizadas as aulas e se elas serão ao vivo ou gravadas e disponibilizadas aos estudantes.
Caso queira ainda mais interatividade e tecnologia, você pode optar pelo GoConqr. A ferramenta gratuita oferece diversos recursos em relação à formulação de conteúdos atraentes para os alunos. Crie mapas mentais, quizzes, flashcards e slides e prepare sua aula e, além disso, tenha acesso à biblioteca com milhões de recursos de aprendizagem.
No GoConqr você pode também criar grupos de estudos com o intuito de dividir informações relevantes. Outro aspecto interessante é que cursos e aulas podem ser montados facilmente, sendo possível avaliar as habilidades dos alunos com base em relatórios de desempenho.
Se seu foco é a gravação de aulas, não se preocupe. Com o próprio celular, é possível administrar essa tarefa e produzir videoaulas. Crie um roteiro com seu conteúdo, tenha um tripé para estabilização, aproveite a iluminação natural, foque no enquadramento e use o fone do celular como microfone. Os conteúdos podem ser disponibilizados com facilidade pelo YouTube, por exemplo, e divulgados por toda a turma. Sua videoaula pode até impactar estudantes de outras instituições, já pensou?
4. Promoção da integração
Além de falar da melhor ferramenta para aulas on-line, é importante se atentar às ferramentas de comunicação. O Google Classroom é focado no gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos; ele também pode ser usado para a criação de fóruns.
Nos fóruns são promovidos diversos debates sobre os conteúdos das disciplinas, oportunidade em que os alunos têm a possibilidade de compartilhar as suas dúvidas e também auxiliar no questionamento dos colegas. Cria-se, dessa maneira, uma rede coletiva de saber.
Além disso, grupos no Facebook, no WhatsApp ou no Telegram podem ser o canal para lembretes pontuais. Por exemplo: para avisar a turma de que há uma atualização de atividade no sistema.
Caso queira um momento de descontração com a turma, promova jogos on-line, como o Gartic, ou passe para a turma filmes ou animações educativas. A integração é muito importante no que se refere a criar a sensação de equipe e a aproximar professores e estudantes.
5. Gerenciamento do relacionamento com os pais dos alunos
A ferramenta Edmodo é uma rede social semelhante ao Facebook, porém tem foco na educação. É dirigida não apenas a professores, mas também a alunos, pais, coordenadores e diretores de escolas.
Os docentes podem compartilhar material digital, organizar fóruns, estabelecer calendários de atividades e ainda dar notas e acompanhar a participação dos alunos nas atividades.
6. Promoção de aulas de reforço
Assim como as aulas de reforço ocorrem de maneira presencial, em horários específicos e definidos pela instituição, o professor pode se colocar disponível em um dia e horário da semana a fim de solucionar dúvidas dos estudantes. E como fazer isso? Você pode criar uma sala com o Google Meet Hangouts e transformá-lo em uma ferramenta para aulas on-line, encaminhando para o e-mail dos estudantes o link da sala ou enviá-lo no grupo do WhatsApp.
Caso os estudantes e o professor utilizem um calendário on-line, você pode marcar as aulas no Google Calendar e enviar um convite para todos; com a própria integração, é gerado o link da sala.
Fique on-line durante o tempo estipulado; assim, aqueles alunos que estiverem com dificuldades acessarão a sala virtual. É uma ferramenta para aulas on-line por meio da qual você pode até compartilha a sua tela para apresentar slides com facilidade.
6. Disponibilização de ferramenta para aulas on-line: aplicação e correção de provas e atividades
Como mencionamos anteriormente, o Google Drive possibilita a criação de pastas e documentos de texto (Google Docs). Então, vamos dar o exemplo de um exercício de Matemática. Há três possibilidades:
1. Gere um arquivo de texto ou um tipo de planilha.
2. Sugira atividades a seus alunos para ajudá-los a revisar pontos difíceis.
3. Estabeleça documentos a serem realizados para que o aluno salve uma cópia, atualize com as respostas e envie para a pasta da turma, por exemplo. O professor ainda pode filtrar a fim de que o acesso do documento fique restrito a ele para correção e comentários na atividade.
Outra opção é o Google Classroom. Com ele, também é possível criar atividades e até programar para postar os arquivos.
E, para a aplicação e a correção de provas? Temos diversas ferramentas disponíveis, como o site Mestre Gr, que automatiza a correção de provas de forma intuitiva e ainda permite integração com o Google Classroom.
Caso queira testar outra plataforma, o Prova Fácil faz a correção automática de provas com questões objetivas e apresenta estatísticas e relatórios de desempenho dos alunos.
Existem diversas ferramentas para aulas on-line, e, quando se trata de aplicação e correção de provas, há muitas opções. Veja só estas outras também: Remark e Fábrica de Provas.
Como vimos, há uma infinidade de plataformas para cada etapa do trabalho do professor. O ideal é fazer testes com a turma, sempre com a intenção de compor um conjunto de ferramentas que seja interessante para alunos e docentes. Agora que você já leu todo o artigo, avalie qual ferramenta para aulas on-line pode se encaixar melhor na sua rotina de ensino.