Descubra o APEI 50, ferramenta gratuita de gestão escolar e inovação

A educação passa por transformações no século XXI. Impulsionadas pelas tecnologias digitais e pelas infinitas possibilidades que a internet oferece, essas mudanças dão lugar à chamada Educação 4.0 e abrangem desde os modelos de ensino e os materiais didáticos até o papel do professor e do aluno.

Muito se questiona sobre a educação do futuro: como serão as escolas, as aulas, o uso de tecnologia. A verdade é que a nova educação está em pleno desenvolvimento. Embora possamos contar com o palpite e as previsões de especialistas, ainda não é possível afirmar com segurança como serão as escolas daqui a alguns anos.

No entanto, uma coisa é certa: investir em inovação desde já é uma das formas que as instituições de ensino têm de estar à frente nesse processo de mudança. Dessa maneira,  preparam-se para o que está por vir, sobretudo, participando ativamente da construção da educação do século XXI.

Se você é gestor educacional e já procura fomentar a inovação em sua instituição, sabe que um dos desafios é olhar de forma crítica para as iniciativas disruptivas, entendendo seus progressos e se cada uma delas contribui, de fato, para a melhoria da qualidade do ensino. Um programa gratuito desenvolvido pelo Instituto Crescer pretende dar a você uma ajuda nessa tarefa. Conheça o APEI-50.

Análise da inovação para a gestão escolar

O quanto a escola está inovando? Quais novos investimentos devem ser feitos? Quais tecnologias educacionais dão resultado e quais devem ser substituídas? Como o corpo docente e os alunos usam os recursos disponíveis? Essas são algumas das perguntas que surgem entre os gestores de instituições de ensino quando decidem dar seus primeiros passos no terreno fértil da inovação. É para responder a essas e outras dúvidas que o APEI-50 foi criado.

O programa é um conjunto de indicadores com o objetivo de fornecer um diagnóstico do uso de tecnologias digitais e indicar pontos de melhoria, dando suporte para que os líderes educacionais criem planos de ação para elevar o nível de inovação e da qualidade do ensino. Para isso, o APEI-50 trabalha com três pilares estratégicos em sua metodologia:

 

  • Competência docente: mensura a capacidade do corpo docente de se atualizar e inovar no contexto educacional, implementando melhores práticas pedagógicas, com o apoio de ferramentas tecnológicas digitais.
  • Resultados educacionais: analisa a contribuição das estratégias para o desenvolvimento das oito competências elencadas pelo Conselho Europeu, em 2017, além das competências definidas pela BNCC, em 2017, e pela Unesco, em 2008.
  • Usabilidade: analisa o uso eficaz, pelo corpo docente, das tecnologias digitais em estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula e, consequentemente, a maior adesão a elas, bem como o desenvolvimento do corpo discente.

 

É dentro desses três pilares que estão os 50 indicadores desenvolvidos.

 

Saiba como participar

Diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos ou responsáveis por tecnologia educacional podem inscrever suas instituições de ensino gratuitamente. O primeiro passo é pedir aos professores que respondam a uma pesquisa on-line. A partir das respostas, é possível obter informações para subsidiar os processos de mudança no ambiente educacional.

A orientação dos criadores do programa é para que seja organizado um grupo de trabalho com a participação de profissionais de diversos níveis e áreas, que serão responsáveis pela análise dos dados e construção de planos de ação.

Ficou interessado? Leia mais sobre a metodologia do APEI-50 e cadastre-se no site do programa.

Para entender o papel dos líderes educacionais no fomento à inovação, leia este post sobre o assunto.

leia também

7 formas de criar mais engajamento na educação infantil
continuar lendo
Educação 5.0 x 4.0 – entenda as diferenças entre os conceitos
continuar lendo
Conheça 4 iniciativas de Educação Empreendedora premiadas no Brasil
continuar lendo

Quer ficar sabendo de tudo antes? Assine a
newsletter e receba novidades no seu e-mail.

x
área restrita
Usuário
senha
×